Entenda o plantão médico online e saiba como utilizar na sua clínica

Entenda o plantão médico online e saiba como utilizar na sua clínica

O plantão médico online tem sido cada vez mais relevante para o cenário médico e clínico, principalmente depois dos eventos ocorridos durante a pandemia de COVID-19, em que o distanciamento social tornou-se natural e o isolamento também foi ficando cada vez mais comum.

Neste material, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o plantão médico online. Saiba como funciona esse tipo de atendimento, sua importância para o ambiente da saúde e os pontos positivos para que você implemente na sua clínica médica.

O que é e como funciona o plantão médico online

O plantão médico online é uma espécie de atendimento ambulatorial, só que, obviamente, que ocorre no meio digital. Dessa forma, ao invés do paciente chegar na unidade de saúde para ser atendido de forma emergencial, ele faz a mesma coisa, porém de casa ou qualquer outro lugar, utilizando uma sistema online.

Esse plantão digital também é instantâneo, assim como ocorre no atendimento presencial. Sendo assim, o paciente acessa o site ou o sistema que permite a consulta à distância, preenche um cadastro, paga e logo é atendido através da teleconsulta.

O plantão médico online funciona através de uma videochamada entre o profissional da saúde e o paciente. Assim, dependendo dos sintomas do paciente, o médico pode pedir alguns exames, tirar dúvidas, indicar tratamentos e prescrever medicações.

Telemedicina

Plantão médico online e a telemedicina

De certa forma, o plantão médico digital se enquadra no que é conhecido como telemedicina. A telemedicina, ferramenta que está disponível em sistemas de gestão de clínicas, como é o caso do Clínica nas Nuvens, faz exatamente isso, gera uma integração à distância entre o médico e seu paciente. 

A diferença é que a telemedicina é mais ampla, ou seja, não se dá exclusivamente em momentos emergenciais, em que o paciente precisa ser atendido imediatamente, como ocorre nos plantões, sejam presenciais ou digitais. 

Quando o plantão médico online é recomendado

O plantão médico online é um serviço importantíssimo, principalmente nos casos em que a pessoa não tem condição de se deslocar para o ambulatório, hospital ou clínica. 

Nesse ponto, pode ser um diferencial na sua clínica médica, visto que, quanto mais opções a clínica oferecer para os pacientes, mais destaque ela terá frente a concorrência e maior será seu valor de marca.

Dito isso, é válido trazer alguns aspectos em que esse atendimento médico online, que é voltado para emergências, se faz mais recomendado. Essa questão é muito pertinente, pois nem toda doença é tão urgente e nem tudo pode ser resolvido no plantão online.

Veja agora três problemas comuns enfrentados pelos pacientes, que podem ser minimizados pelo atendimento à distância, com o devido tratamento do médico online.  

1. Dúvidas sobre o estado de saúde

Muitos podem considerar que tirar dúvidas não seja algo que deva ocorrer em um plantão online. Porém, em alguns casos, a pessoa está com um problema considerável e precisa de orientação rapidamente. 

Um exemplo disso é quando o paciente precisa entender melhor como utilizar determinado medicamento, por exemplo, ou quando uma mãe necessita de informações sobre o cuidado com seu bebê. Esses são casos sérios e que devem ser abordados com imediatismo.

2. Quando o paciente sente dores na garganta

O paciente com dor de garganta não deve levar isso de forma desleixada. Uma infecção na garganta pode gerar vários problemas subsequentes, além de deixar a pessoa com dificuldade de comer e até de tomar água. 

Por isso, o diagnóstico para entender a dor de garganta e o tratamento para diminuir os sintomas deve acontecer o mais rápido possível. Obviamente, essa análise e indicação de medicamentos pode ser feita à distância.

3. Gripe

A gripe é uma doença que se assemelha um pouco, em alguns sintomas, com a COVID-19. Exatamente por isso, é importante procurar um profissional quando a gripe atinge a pessoa e, principalmente, quando começa a comprometer outros órgãos, como o pulmão e a garganta.

Nesses casos, o plantão médico online é fundamental. O médico irá avaliar o caso do paciente, entender qual sua real situação clínica, pedir exames, se for o caso, e prescrever os medicamentos mais indicados para o tratamento.

plantão médico online

Duas vantagens em contar com o plantão médico online

Vamos trazer, na sequência, duas vantagens que o paciente tem em utilizar o serviço de plantão médico digital. Acompanhe e entenda como tudo isso pode ser interessante no seu ambiente profissional.

A prescrição de medicamentos de forma online

A prescrição de medicamentos de forma digital é uma realidade que ganhou força a partir da pandemia. Hoje, atendendo à distância com o plantão médico online, o médico consegue prescrever remédios por WhatsApp ou e-mail, utilizando assinatura e certificado digital. 

Prontuário eletrônico

Uso do prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico guarda na nuvem todas as informações do paciente, podendo ser compartilhado com outros profissionais facilmente. Nesse contexto, a integração entre o plantão médico online e o prontuário eletrônico é perfeita, já que o médico atende a pessoa com a possibilidade de acessar seus dados em segundo.

Como um sistema de gestão pode ajudar a clínica a ter seu plantão médico online

Como já foi mencionado, a telemedicina, disponível em alguns sistemas para gestão de clínicas, como o Clínica nas Nuvens, traz inúmeros recursos que têm tudo a ver com o plantão médico online.

Através da funcionalidade de telemedicina, sua clínica consegue trabalhar com o serviço de atendimento à distância. Assim, independente de onde o paciente ou o médico estiverem, a consulta irá acontecer.

Solicite uma demonstração e nossa ferramenta de telemedicina. Com certeza será muito útil para você transformar o dia a dia na sua clínica médica e melhorar a fidelização de pacientes.

sistema de gestão clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se