Todo profissional deseja oferecer o melhor serviço possível aos seus clientes, no entanto, nem sempre esse desejo corresponde à realidade. Há erros comuns no atendimento em clínicas e consultórios que podem ser evitados.
Muitos deles se dão devido a uma má gestão, a qual acaba prejudicando o andamento da clínica e afetando direta ou indiretamente o atendimento prestado aos pacientes.
Diante desse problema, criamos um pequeno guia apontando os principais erros do atendimento em clínicas e consultórios a fim de auxiliar profissionais de saúde que gerenciam espaços.
Problemas com atendimento telefônico
O atendimento telefônico insatisfatório é um problema de diferentes setores do mercado, não só em serviços privados de saúde.
A sobrecarga de profissionais da recepção com outras funções pode influenciar diretamente na sua capacidade de atender pacientes pelo telefone. É preciso então organizar essa função a fim de evitar que a linha fique ocupada tempo demais, que ninguém atenda ou que o próprio atendimento em si seja realizado em meio a um caos.
É preciso criar um padrão de atendimento contendo:
- informações objetivas;
- cordialidade;
- rapidez.
Agenda desorganizada
Outro ponto crucial para um bom atendimento em clínicas e consultórios é a capacidade de organização da agenda dos profissionais. Aqui, é uma falta grave agendar horários que o(a) médico(a) já tenha compromisso, bem como desmarcar consultas importantes devido a erros na marcação.
Para resolver, toda clínica que deseja oferecer o melhor deve adotar o agendamento médico online, no qual fica visível para todos os horários vagos e ocupados.
Longa espera de pacientes
Um problema ligado à desorganização da agenda é o tempo de espera longo de pacientes na recepção. A partir de 20 minutos já podemos considerar um período bastante prejudicial para o cliente e a reputação do local.
Dificuldade de comunicação
Pacientes precisam ter mais de um meio de comunicação com a clínica, visto que muitas vezes há problemas graves de saúde envolvidos com seus quadros clínicos, assim como uso de medicamentos.
Dos comunicados mais simples aos mais urgentes, a comunicação é uma grande aliada do ótimo atendimento. Hoje, bons consultórios usam o WhatsApp Business para fazer contato com pacientes, bem como redes sociais e site institucional.
Perda de informações de pacientes
Se tem uma falha que pega super mal e ainda atrapalha a rotina da clínica e pacientes, sem dúvida, essa falha é a perda de exames, documentos e informações.
Para não enfrentar esse tipo de problema, além de priorizar a organização, é preciso automatizar e buscar ao máximo o auxílio da tecnologia. Um sistema em nuvem, por exemplo, é a grande aliada desse objetivo.
Além de cada um desses problemas de gestão, há ainda um que afeta a relação médico-paciente. Esse problema é a falta de humanização na abordagem ao paciente.
Tomando todas essas medidas e garantindo um atendimento humanizado, seu consultório ou clínica vai oferecer um ótimo atendimento.
Navegue em nosso blog para encontrar outras soluções para os problemas de atendimento na sua clínica!