O que fazer quando o paciente falta a terapia 

O que fazer quando o paciente falta a terapia 

O profissional estuda, se especializa e se prepara constantemente para prestar um bom atendimento, mas há sempre uma questão que permeia o setor: o que fazer quando o paciente falta a terapia agendada? 

A falta dos pacientes em sessões de terapia é um desafio comum, mas compreender as razões por trás disso, estabelecer políticas claras e adotar medidas preventivas pode fazer a diferença. Continue a leitura e saiba mais! 

Prontuário psicológico

Por que os pacientes faltam às terapias e como evitar? 

Os motivos pelos quais o paciente não compareceu à consulta podem ser muitos, desde o surgimento de imprevistos até o esquecimento do horário agendado. Em muitos casos, a consulta é deixada em segundo plano, por conta dos demais compromissos que aquele paciente possui.  

A seguir, confira as principais causas disso e saiba como evitar esse tipo de problema.   

1. Compromissos e imprevistos 

Nesta primeira situação, o paciente quer ir à terapia, mas esquece que já tem um compromisso no mesmo dia e horário ao marcá-la, pois não confere a própria agenda. Dessa forma, a sessão é deixada de lado, pois ele coloca o outro compromisso como prioridade. 

Como evitar: enviar um lembrete ao paciente alguns dias antes da consulta agendada para confirmar o horário é uma boa maneira de lembrá-lo o dia marcado, ou então, desmarcar a consulta.  

Também é interessante contar com uma agenda online. Assim, caso ocorra algum imprevisto, você vai saber o que fazer quando o paciente falta a terapia e ficarem novos horários disponíveis. 

2. Esquecimento 

Diferentemente dos casos em que o paciente não compareceu à sessão por conta de outro compromisso, o não comparecimento por esquecimento ocorre quando o paciente realmente não se lembrou de que havia uma consulta agendada para determinado dia. 

Como evitar – o ideal, assim como no caso anterior, é contar com uma ferramenta tecnológica eficiente que auxilie nessa tarefa, enviando mensagens automáticas aos pacientes com avisos sobre os agendamentos realizados. Dessa forma, é possível reduzir, e muito, a chance de ele esquecer a terapia e não comparecer ao consultório.  

Chatbot para WhatsApp

3. Comportamento de fuga 

Nos casos anteriores é importante investigar se há uma desvalorização do processo terapêutico por parte do paciente, mas também deve-se levar em conta que o paciente existe um comportamento de evitação. 

Por outro lado, a resposta de evitação surge em resposta a um estímulo negativo, e é essencial identificar esse estímulo quando o paciente falta a terapia para auxiliá-lo a se comprometer efetivamente com o processo terapêutico. 

Como evitar – mantenha uma comunicação aberta, fornecendo feedback regular sobre o progresso do paciente, reforçando a importância da consistência nas sessões. Você pode também fazer uma pesquisa de satisfação a respeito as sessões para entender o caso. 

4. Longo tempo de espera 

Clínicas de terapia desorganizadas correm risco de perder pacientes por impaciência ou compromissos inadiáveis. Da mesma forma, a demora para responder o paciente pelos canais de comunicação também é um problema. Por exemplo, se o paciente chamou no WhatsApp falando sobre um agendamento, mas levou horas para ser respondido, a chance de ele perder o interesse é grande. 

Como evitar – assim como qualquer serviço de saúde, é fundamental utilizar um bom software para clínicas, que possibilite o controle rígido da agenda médica e dos prazos sob os quais seus profissionais trabalham, além de auxiliar no retorno ágil aos pacientes quando entram em contato.  

Com uma gestão organizada, é muito mais fácil manter um fluxo eficiente de pacientes, prevenir longos atrasos e garantir que sempre voltem à clínica, evitando a falta na terapia. 

Contar também com um bom chatbot para WhatsApp integrado ao software médico pode ajudar a manter uma comunicação ativa e ágil com o paciente. Também automatiza o processo de lembretes de sessões.  

O paciente deve pagar pela sessão que faltou? 

Assim como saber quanto o psicólogo deve cobrar pela sessão na clínica, a política de pagamento em caso de ausência é uma consideração importante. Afinal, psicólogo pode cobrar falta?  

Abordar essa questão com clareza pode ajudar a manter a responsabilidade e o respeito pelos compromissos. Isso pode ser feito identificando padrões de faltas e desenvolvendo estratégias personalizadas para pacientes com histórico recorrente, por exemplo: 

Política de cancelamento 

Estabeleça uma política de cancelamento clara que informe os pacientes sobre o prazo mínimo para cancelar sem custos adicionais. 

Flexibilidade em circunstâncias especiais 

Reconheça situações excepcionais e esteja disposto a ser flexível, levando em conta emergências e problemas inesperados. 

Comunicação transparente 

Antes de impor cobranças, é essencial comunicar claramente a política de pagamento em caso de ausência para evitar mal-entendidos. 

Sistema para clínica

Conte com a tecnologia para reduzir a falta dos pacientes 

Como você viu ao longo deste texto, se o paciente não compareceu à terapia, talvez haja falha em algum processo. Felizmente, hoje, a tecnologia é uma aliada, entregando soluções eficientes para a resolução desse problema.  

Com um software para clínicas de psicologia, por exemplo, é possível organizar melhor a agenda do psicólogo, evitar demora nos atendimentos, enviar mensagens automatizadas aos pacientes, utilizar dados analíticos fornecidos pelo sistema e muitos mais. Conheça mais sobre os benefícios que um sistema médico oferece.  

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se