Afinal, médico pode fazer propaganda?

Afinal, médico pode fazer propaganda?

A propaganda é um assunto que merece atenção na área médica, pois existem regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina. Nesse cenário, de que forma o médico pode fazer propaganda dos serviços, sem desrespeitar as normas? Qual é o limite que não deve ser ultrapassado?

Para abordar esse assunto com informações relevantes sobre a publicidade médica, desenvolvemos este conteúdo. Esperamos responder às possíveis dúvidas que você tenha sobre o tema. Continue a leitura e confira!  

O que o CFM diz sobre propaganda na Medicina? 

Em 2011, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução 1.974/11, atuando como um manual de publicidade médica. O objetivo foi impedir o sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico no uso de publicidade. 

Dessa forma, a Resolução do CRM sobre propaganda na área médica apresenta proibições voltadas a médicos e serviços médicos. Confira alguns desses impedimentos: 

  • médico não pode fazer propaganda utilizando termos como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido”, entre outros;
  • sugerir que o serviço ou o profissional é o único capaz de oferecer o tratamento para o problema de saúde;
  • assegurar a garantia de resultados ao paciente ou às familiares;
  • apresentar nome, imagem ou voz de celebridade leiga em Medicina, afirmando ou sugerindo que ela utiliza os serviços do médico, do estabelecimento de saúde ou recomendando o uso;
  • sugerir diagnósticos ou tratamentos genéricos, sem realizar consulta clínica individualizada e com base em parâmetros da ética médica e profissional;
  • usar linguagem direta ou indireta, relacionando a realização de consulta ou tratamento à melhora do desempenho físico, intelectual, emocional, sexual ou à beleza de uma pessoa;
  • apresentar representações visuais das alterações do corpo humano, causadas por doenças ou lesões, de forma abusiva, enganosa ou assustadora; 
  • usar peças de propaganda com qualquer argumento que sugira garantia de resultados e percepção de êxito pessoal do paciente atrelados ao uso dos serviços de determinado médico ou unidade de saúde.

Essas são algumas das proibições listadas na resolução. Para conferir a lista completa e entender mais sobre como o médico pode fazer propaganda, basta acessar o documento, com todas as orientações para uma conduta médica ideal. 

planejamento estratégico na clínica

O que deve estar obrigatoriamente na publicidade médica?

O médico pode fazer propaganda desde que siga as normas vigentes. Entre elas, está a inclusão de informações específicas nas peças publicitárias produzidas. Dessa forma, os materiais devem, obrigatoriamente, conter: 

  • nome completo do profissional;
  • registro do médico junto ao CRM, contemplando a numeração e o estado relativo;
  • nome da(s) especialidade(s) a(s) qual(is) o profissional é habilitado a executar (no máximo duas);
  • o número de Registro de Qualificação de Especialista (RQE), se for o caso. 

Para clínicas médicas particulares, as regras seguem o mesmo padrão, exigindo nome completo do médico no cargo de diretor técnico e registro do profissional junto ao CRM, com a numeração e o estado relativo.

Além disso, é necessário incluir nome do cargo para o qual o médico está oficialmente investido e número de registro de qualificação de especialista (RQE), se for o caso. 

atrair, captar e fidelizar pacientes

Como desenvolver um bom marketing médico?

Além de seguir as normas impostas pelo Conselho Regional de Medicina, que orientam como o médico pode fazer propaganda, quais outros passos seguir para desenvolver um bom marketing médico? Não há uma resposta pronta para isso, mas existem estratégias básicas que podem ser adotadas. 

O primeiro passo é sempre saber o público-alvo, identificando gênero, idade, região, hábitos de consumo, classe social, entre outros aspectos pertinentes ao profissional e à clínica.

Após isso, fica mais fácil traçar estratégias e entender de que forma abordar esse público, entregando conteúdos de qualidade, que possam agregar algo além de ofertas de venda. Esses conteúdos podem ser divulgados em redes sociais, TV, rádio, outdoor médico e outros canais pertinentes de comunicação.

Para entender onde colocar o nome do médico ou a marca da clínica e saber qual linguagem utilizar para isso, é essencial contar com empresas especializadas em publicidade da clínica médica, que possam entregar todo o suporte necessário para atingir os resultados esperados. 

Além disso, é importante implementar ferramentas que facilitem a comunicação com os pacientes em vários aspectos. O RD Station, por exemplo, é um software de automação de marketing que possibilita criar campanhas e estratégias inteligentes para atrair e fidelizar clientes. 

Fazendo a integração do RD Station com o Clínica nas Nuvens, por exemplo, torna-se ainda mais fácil criar estratégias, pois é possível reunir os melhores recursos de automação em um único lugar, facilitando o envio de e-mails a quem realmente importa. 

Conheça as ferramentas de marketing médico do Clínica nas Nuvens

Quando falamos em ferramentas de marketing, o Clínica nas Nuvens é um software que oferece todo o auxílio para médicos que desejam melhorar a imagem no mercado por meio de estratégias inteligentes. Portanto, agora que você sabe que médico pode fazer propaganda, vale a pena investir nessa ferramenta.

Além da integração com o RD Station, o sistema também oferece muitos recursos, como envio de mensagens automatizadas, integração com Pipedrive, integração com chatbot, listas customizadas e muito mais. Acesse o site e conheça todos os benefícios que o software oferece para o marketing de médicos e clínicas.  

Sistema para clínica
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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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