Benefícios do endomarketing para gestão da clínica

Benefícios do endomarketing para gestão da clínica

Compreender os benefícios do endomarketing e conceitos como imagem de marca e identidade empresarial, são requisitos básicos para ter sucesso em qualquer área. Assim também acontece na área médica, em que pacientes estão sempre em contato com vários profissionais da saúde.

Nesse setor, uma estratégia de marketing já consolidada no mercado é ainda mais indispensável: os benefícios do endomarketing. Se você nunca ouviu falar em endomarketing, veja o quanto ele pode ser fundamental para a gestão de clínicas e para cativar seus profissionais e pacientes.

O que é endomarketing

Muitos gestores têm essa dúvida: o que é endomarketing? Bem, endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para o ambiente interno da empresa. A ideia consiste em fazer com que os profissionais da clínica ou consultório tenham mais conforto, tranquilidade e bem-estar para trabalhar. 

Além disso, é preciso que os colaboradores sintam-se motivados com as funções desempenhadas e tenham prazer em exercer seus compromissos na clínica médica. Ou seja, endomarketing é conquistar o funcionário, para que, em seguida, seja possível conquistar o paciente.

Dessa forma, cria-se uma atmosfera positiva e harmoniosa para atração dos pacientes. Em outras palavras, com boas ações de endomarketing, os colaboradores ajudam a difundir a identidade da clínica para o público e humanizar o atendimento. 

Atualmente, comunicação interna e endomarketing, trata-se de uma estratégia fundamental para a construção da identidade de empresas de todos os portes. Funcionários satisfeitos e que conhecem o funcionamento e as ideias da clínica, têm mais chances de oferecer serviços completos e de qualidade aos atendidos.

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Como aplicar o endomarketing na gestão de clínicas e consultórios

Existem algumas técnicas interessantes para aplicar e desfrutar dos benefícios do endomarketing, da melhor maneira possível, dentro da sua clínica médica ou consultório. 

Por isso, fique tranquilo, pois vamos trazer agora algumas dicas bastante úteis para que você entenda melhor como aplicar o endomarketing. Além disso, como consequência, você terá uma noção melhor de quais os reais benefícios do endomarketing para ter sucesso na gestão de sua clínica ou consultório.

Motive a sua equipe constantemente 

Um dos pré-requisitos básicos para o sucesso do endomarketing ou marketing interno é garantir que a equipe esteja motivada durante toda a jornada de trabalho. Ou seja, é importante que os profissionais mantenham um clima agradável, mesmo diante dos possíveis problemas que venham a acontecer.  

Existem algumas formas básicas de estimular a equipe. Uma delas é cumprimentar e enaltecer o bom trabalho realizado diante de cada tarefa que tenha sido bem desempenhada.

Outra questão é conversar pessoalmente com cada profissional, compreender seus anseios e dificuldades e buscar construir um local de trabalho saudável e mais produtivo.

De modo geral, para entender os benefícios do endomarketing, é imprescindível compreender que a equipe precisa se sentir importante dentro da clínica. Por isso, estimule e coloque em prática planos de carreira, bônus por produtividade, festas de aniversário, brindes de fim de ano, entre outras boas ações.  

Marque reuniões para unir a equipe

Outra forma muito útil de capacitar os profissionais é convocá-los para reuniões semanais, a fim de discutir assuntos de trabalho dentro da clínica e apresentar dados sobre produtividade e finanças. 

Faça com que seus colaboradores estejam sempre muito bem informados sobre a gestão da clínica e estimule a participação deles. Isso fará com que eles se sintam valorizados e entendam como são importantes para o desenvolvimento do negócio.

As reuniões servem para ajustar algumas coisas, aparar arestas, manter as pessoas bem informadas, estabelecer novas rotinas e compreender a situação da clínica como um todo. Porém, também servem para unir o grupo e enaltecer o trabalho da equipe, motivando as pessoas para que cumpram suas funções com tranquilidade.

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Faça com que os profissionais entendam os valores da clínica

Garanta que os seus colaboradores tenham consciência de qual é a identidade da empresa, a imagem que você pretende passar e os objetivos que a clínica ou consultório almejam alcançar. É fundamental que os profissionais tenham essas respostas na ponta da língua.

Assim, eles poderão repassar esses ideais e valores aos clientes de maneira consciente, iniciando um ciclo sustentável de satisfação. Ou seja, uma pessoa que é bem atendida na sua clínica, irá comentar com outras pessoas. 

Dessa forma, como consequência, outras pessoas também serão bem atendidas e irão repassar para novas pessoas o bom atendimento e os valores que a clínica carrega.  

Implemente treinamentos constantes na clínica

Outra questão importante é manter a equipe bem treinada. Os treinamentos são muito bem vistos pelos profissionais, pois eles se sentem valorizados pela clínica e acabam se esforçando mais para que o crescimento seja constante.

Além disso, o treinamento é fundamental para que a clínica esteja sempre competindo no mercado em alta rotação. Uma equipe com treinamento em dia é uma equipe que rende mais e que produz melhores resultados.

Melhore o marketing com um bom software para gestão de clínicas

Agora que você já tem mais conhecimento sobre o que é endomarketing e como o endomarketing pode contribuir para a comunicação interna na sua clínica médica, é hora de investir em um bom software para gestão de clínicas e implementar ações para transformar seu espaço de trabalho.

Além de muitos recursos para otimizar o tempo dos profissionais e melhorar a experiência do seu paciente, o Clínica nas Nuvens oferece ferramentas de marketing médico, que proporcionam lembretes de aniversário, interação por chatbot, e-mails personalizados e muito mais.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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