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Chatbot como estratégia de marketing para sua clínica

Chatbot como estratégia de marketing para sua clínica

Quando falamos sobre clínicas da saúde, sabemos que há uma série de questões a serem resolvidas no gerenciamento do negócio. E muitas das vezes, o tempo fica curto para tudo o que precisa ser feito, o que pode resultar na perda de pacientes. Seja pelo fato de que o telefone está sempre ocupado ou seja pela má organização devido ao tanto de demandas.

Tendo isso em mente, talvez seja uma boa hora de utilizar um chatbot como estratégia de marketing, que além de automatizar as tarefas repetitivas, também estará a todo tempo disponível para o contato do paciente.

Veja como utilizar um chatbot como estratégia de marketing na sua clínica!

O que é um chatbot?

Chatbot é um programa de inteligência artificial (IA) que pode simular uma conversa com um usuário por meio de aplicativos de mensagens, sites e redes sociais. De forma que tudo fique natural.

Os chatbot otimizam as interações entre pessoas e serviços, melhorando a experiência do cliente. Ao mesmo tempo, oferecem às clínicas novas oportunidades de melhorar o processo de engajamento do cliente e a eficiência operacional, reduzindo o custo e o tempo gasto no atendimento ao cliente.

Isso permite que você libere sua equipe para tarefas mais importantes, melhorando sua produtividade e também aumentando a satisfação dos funcionários.

Benefícios do chatbot para clínicas

Automação de tarefas

Os chatbots ajudam no setor de saúde, automatizando todas as tarefas repetitivas. Dessa forma, quando um chatbot executa tarefas simples e monótonas, os profissionais de saúde têm autonomia para concentrar sua atenção em tarefas complexas e cuidar delas de maneira mais eficaz.

Conectividade

A ferramenta possibilita que a clínica esteja sempre preparada para atender e tirar dúvidas do paciente, sem precisar fazer com que os mesmos fiquem aguardando por respostas e informações. Isso aumenta a credibilidade dela para com seus clientes e agiliza todo o processo de agendamento. Sem contar que é possível atender por meio de diferentes canais, como: WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram e site.

Relacionamento

O chatbot promove uma experiência agradável, objetiva e eficaz para o cliente. Melhorando a forma como o mesmo é atendido e tem seus problemas resolvidos, resultando em uma jornada mais facilitada e fidelizando a relação dele com a clínica.

Atendimento 24/7

Pela rotina corrida, muitas pessoas costumam utilizar seus horários livres para entrar em contato. Segundo um levantamento feito pela Cloudia, 64% das solicitações de agendamento de consultas e procedimentos ocorrem fora do horário comercial. O chatbot fica disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana, dessa forma, sua clínica estará sempre disponível para atender o paciente.

Chatbot como estratégia de marketing

Como visto, ter um chatbot melhora seu atendimento com os clientes, além de organizar e realizar tarefas repetitivas. Suas funcionalidades não param apenas nisso, também é possível aplicar a ferramenta em suas estratégias de marketing digital.

Nutrição de Leads

Uma vez que alguém envia mensagens de boa vontade para o seu chatbot, você pode continuar enviando mensagens úteis e informativas. Usando-o como um meio para nutrir os leads, tendo um contato mais direto.

Pós-vendas

Use o chatbot como estratégia de marketing fazendo um acompanhamento pós-consulta, se prontifique para tirar dúvidas ou queixas. É importante pedir o feedback dos pacientes, tanto na utilização do chatbot quanto no procedimento realizado, fazendo uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento de sua clínica.

No pós-vendas também é possível enviar mensagens em datas comemorativas e até vantagens exclusivas.

Automação do atendimento nas redes sociais

Ter um atendimento rápido nas redes sociais é de extrema importância. Mas, convenhamos, nem sempre é possível responder na hora. O chatbot também pode tirar as dúvidas dos pacientes automaticamente por meio das redes sociais.

Através da utilização do chatbot como estratégia de marketing, ficará mais fácil enxergar os pontos que precisam de aprimoramento e o que está dando certo na clínica. Resultando em uma melhor avaliação e experiência por parte dos pacientes. 

Chatbot + software de gestão

Agora que você conhece sobre chatbot como estratégia de marketing, é possível potencializar ainda mais a ferramenta fazendo a integração com um software de gestão.

Utilizando um software de gestão médica, o gerenciamento da clínica fica mais fácil. A ferramenta oferece vários recursos que ajudam a otimizar seu tempo, reduzir custos e melhorar os resultados.

É possível atrelar-se a um CRM, que ajudará no gerenciamento de leads, na classificação do perfil do paciente e outras ferramentas que dão apoio ao marketing da clínica. Há funcionalidades para o controle financeiro, com fluxo de caixa, dashboard e relatórios.

Uma gestão clínica bem trabalhada otimiza e dá mais segurança para a rotina do negócio. Seus funcionários têm mais tempo para dedicar a outras atividades, a produtividade da equipe aumenta, e seus pacientes têm maior satisfação com o atendimento.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.