Atendimento humanizado na saúde: como aplicar na era digital

Atendimento humanizado na saúde: como aplicar na era digital

Quando foi a última vez que você se sentiu verdadeiramente acolhido em um atendimento? Não apenas bem atendido, mas ouvido, compreendido e tratado como uma pessoa? Esse é fundamento básico do atendimento humanizado na saúde. 

A gestão em saúde está cada vez mais digital e a tecnologia está presente desde o agendamento até o prontuário eletrônico. É aí que muitas dúvidas surgem: a automação pode substituir o toque humano? Como oferecer um atendimento verdadeiramente empático sem perder a eficiência operacional? 

Nesse conteúdo, veja como você pode implantar um atendimento humanizado na clínica, integrando-o com as tecnologias digitais, a fim de proporcionar um atendimento dinâmico, prático e moderno, ao mesmo tempo em que é sensível, compreensivo e generoso. Acompanhe!      

O que é atendimento humanizado na saúde 

O atendimento humanizado na saúde é a valorização do paciente como indivíduo. O conceito pode parecer subjetivo, mas, na prática, ele se traduz em atitudes bem concretas. Trata-se de escutar o paciente com atenção, valorizar suas preocupações, personalizar a comunicação e garantir um ambiente acolhedor. 

Apesar da sua importância como ações empáticas e altruístas, a humanização do atendimento médico é também uma estratégia de negócio que acompanha a evolução do comportamento do consumidor. 

O Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente afirma que mais de 66% dos consumidores dizem que uma interação ruim com uma empresa pode arruinar seu dia. Imagina com o atendimento médico, em que o momento pode ser de ainda mais fragilidade. Você acredita que um paciente voltaria? 

A humanização é tão importante que o SUS desenvolveu uma política própria chamada HumanizaSUS. Como diretriz ele determina que: 

“A humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Valorizar os sujeitos é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde.” 

Essa premissa não se distancia muito quando levada para o atendimento privado. Com preparo e recursos apropriados, as clínicas podem oferecer uma experiência mais humana e como consequência gerar melhores resultados. 

A tecnologia pode substituir o atendimento humanizado? 

A tecnologia, por si só, não pode substituir o atendimento humanizado, mas pode ser uma grande facilitadora para aprimorá-lo. O contato humano envolve empatia, escuta ativa e personalização, aspectos que a tecnologia pode facilitar, mas não substituir completamente.  

O segredo está em utilizar as ferramentas digitais para otimizar processos e liberar tempo para que médicos possam prestar uma consulta humanizada e centrada no paciente. 

Práticas para ter um atendimento humanizado na era digital

Existe um mito de que a tecnologia afasta o contato humano, mas a realidade é o oposto: quando usada corretamente, ela pode aproximar pacientes e profissionais de saúde, proporcionando um atendimento mais eficiente, ágil e personalizado. 

Você pode ter um atendimento humanizado mesmo em ambientes em que a tecnologia digital é bastante utilizada.  A experiência positiva do paciente vai depender de como sua clínica conduz essa interação entre o tecnológico e o humano. Veja como!   

Fichas de anamnese

Personalize o atendimento 

No começo do texto alertamos que a humanização leva em consideração o paciente como indivíduo. E isso está diretamente conectado com a personalização do atendimento. 

Utilize um sistema que registre o histórico do paciente e que permita que a equipe tenha acesso a informações relevantes. Dessa forma é possível ter um contato mais próximo. 

Humanize o atendimento digital 

Não é porque o atendimento está acontecendo de forma remota, por telemedicina, WhatsApp ou e-mail, que a comunicação precisa ser de difícil compreensão, formal demais, pouco clara e impessoal.    

Pelo contrário, é nesse momento que sua clínica precisa se esforçar ainda mais para humanização do atendimento, ter sensibilidade e empatia ao escrever uma mensagem, uma resposta no Instagram ou Facebook, e nas mais diversas plataformas digitais.   

Além disso, o próprio ato de oferecer canais de comunicação online, como um chatbot para WhatsApp, por exemplo, demonstra o compromisso de sua clínica com o bem-estar das pessoas, pois proporciona, ao paciente, a oportunidades de esclarecer dúvidas, agendar consultas, entre outras, de maneira rápida e mais fácil. 

Evite burocracias desnecessárias 

Existe sempre uma preocupação com o quanto essa humanização da medicina centrada no paciente pode demandar tempo e atrapalhar o fluxo de atendimento, mas é aí que a tecnologia se faz ainda mais necessária. 

Automatize processos para que os profissionais tenham mais tempo para dedicar ao paciente. Por exemplo, sabia que hoje existe o Prontuário Eletrônico com Inteligência Artificial

O médico pode dedicar tempo total ao paciente enquanto o prontuário grava e transcreve somente os pontos principais da consulta e dessa forma até ajuda no diagnóstico. É menos tempo para tela e mais tempo para o paciente, sem perder a eficiência. 

chatbot para WhatsApp para clínicas

Implante a automatização com um toque mais humano  

Quando pensamos em automatização, já imaginamos robôs ou programas de computador sem nenhum tipo de sensibilidade e “carisma” para interagir com as pessoas. Porém, isso vem mudando bastante.   

Cada vez mais, os softwares e até mesmo máquinas cibernéticas tem absorvido habilidades e capacidades humanas para ajudar pessoas nas mais diversas áreas e especialidades.  

No ambiente das clínicas, por exemplo, é possível personalizar mensagens automáticas e lembretes de maneira a criar uma experiência única para cada paciente.  

Essas mensagens automatizadas, como as programadas em um chatbot para WhatsApp, respostas por e-mail ou notificações por SMS, podem ser adaptadas para refletir as preferências individuais, informações específicas do histórico médico ou até mesmo referências a interações anteriores. 

Cuide da segurança e confidencialidade digital  

O atendimento humanizado é aquele que se preocupa com as pessoas em todos os graus e níveis possíveis. Sendo assim, a preservação da confidencialidade e segurança dos dados do paciente, também pode se enquadrar como “atendimento humanizado”, pois representa um pilar fundamental na prestação de cuidados de saúde na era digital.   

E essa preocupação com a integridade e privacidade das informações, será vista com muito bons olhos pelos pacientes, pois eles irão perceber que a sua clínica está empenhada em entregar não apenas ótimos serviços online, mas medidas de segurança que irão resguardar o histórico médico, as conversas, os registros e demais documentos.    

Nesse cenário, o paciente terá ainda confiança, pois ele poderá ficar tranquilo tendo a certeza de suas informações estão protegidas contra acessos não autorizados. 

Atendimento humanizado via telemedicina   

A telemedicina representa uma evolução significativa no campo da saúde, sendo uma ótima alternativa para consultas e atendimentos à distância, afinal ela proporciona acessibilidade e conforto para médicos e pacientes.   

Mas mesmo estando à distância, é preciso colocar o paciente no centro da experiência médica, construindo um espaço virtual onde os pacientes se sintam ouvidos, compreendidos e apoiados em suas necessidades de saúde.  

Isso vai além da simples transmissão de informações médicas, envolve ter sensibilidade diante das expressões não-verbais dos pacientes e capacidade de interpretar as preocupações da pessoa.   

Dessa forma, a telemedicina supera barreiras geográficas e incorpora os elementos essenciais do atendimento humanizado e ainda promove uma experiência de cuidado muito eficiente. 

Conte com um software para gestão da clínica 

Por incrível que pareça, um software de gestão completo para a clínica pode ser o que falta para melhorar a humanização do atendimento na saúde. Com funcionalidades como agendamento online, prontuário eletrônico, controle financeiro e Business Intelligence, ele otimiza as rotinas da clínica, para mais qualidade e dedicação ao paciente. 

O Clínica nas Nuvens oferece todas essas funcionalidades em um único sistema. Solicite uma demonstração gratuita e descubra como a tecnologia pode transformar sua clínica e aprimorar o cuidado com seus pacientes. 

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Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
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