Análise SWOT para clínica médica pode ser um grande passo para que sua clínica consiga enxergar todo o cenário profissional do qual faz parte. E mais do que isso, com essa estratégia aplicada, todo o ambiente será mais organizado, as vendas tendem a crescer e grandes resultados começarão a surgir.
Neste artigo vamos trazer um conteúdo focado na análise SWOT para clínica médica, com o intuito de ajudar os gestores de clínicas a entenderem melhor essa técnica e, consequentemente, poderem aplicar no seu negócio. Acompanhe o texto e fique por dentro!
Saiba o que é análise SWOT
A análise SWOT para clínica médica é, antes de mais nada, uma sigla em que significa: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Traduzida para o português se transforma em: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
Assim, a análise SWOT é um modelo de planejamento estratégico que ganhou muita representatividade nas empresas, assim como a definição de missão, visão e valores.
Entretanto, nesse caso, o objetivo principal da análise SWOT para clínica médica é averiguar os cenários do negócio (tanto internos quanto externos), compreender o mercado da clínica, projetar o caminho certo e estabelecer uma trajetória vitoriosa.
Mas o que são essas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças?
Você já sabe que a análise SWOT para clínica médica é uma técnica ou modelo de planejamento que analisa o mercado em que a clínica está inserida. Também já sabe que a sigla SWOT, em português, representa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Porém, o que isso realmente significa?
O que são as forças e fraquezas?
Antes de mais nada, é preciso entender que, quando se trata das forças e fraquezas na análise SWOT, essas definições correspondem a análise do ambiente interno da clínica médica.
Nesse sentido, as forças correspondem aos pontos positivos da clínica médica, como seus serviços ou produtos, sua localização, os profissionais, etc. Essas forças ou pontos positivos são encontrados durante o estudo do cenário interno da clínica.
No caso das fraquezas, o estudo construído através da análise SWOT invoca os pontos negativos ou mal desenvolvidos no ambiente da empresa. Por isso, é importante que você seja honesto consigo mesmo e aponte os pontos fracos na sua clínica, exatamente para que, no futuro, se tornem pontos fortes.
O que são as oportunidades e ameaças?
Oportunidades e ameaças são fatores externos que afetam sua clínica, ou seja, questões que, num primeiro momento, estão fora do seu controle. Alguns exemplos de ameaças podem ser: seus concorrentes, falta de profissionais qualificados, técnicas novas que possam prejudicar o negócio, etc.
Em relação às oportunidades, o próprio nome já diz, são possibilidades de você evoluir como empresa, a partir do momento em que percebe mudanças positivas no cenário. Como exemplos, é possível citar questões econômicas, mais pessoas procurando algum serviços que sua clínica dispõe, etc.
Construa uma análise SWOT para sua clínica
Agora vamos trazer algumas dicas de como você pode criar a sua análise SWOT na clínica. Siga os passos que estão na sequência e aplique estas estratégias para melhorar o dia a dia no seu ambiente de trabalho.
1. Estabeleça um objetivo
É preciso que você tenha um objetivo em mente, bem definido. Um exemplo: você deseja conquistar mais “x” números de pacientes em “x” tempo na sua clínica médica. Com isso em mente, o primeiro passo já foi dado.
2. Trabalhe com pesquisas
Análise SWOT é pesquisa. É preciso ir atrás de informações sobre os concorrentes, o mercado, o nível de satisfação dos pacientes, etc. Com as pesquisas, seja através de interações em redes sociais, enquetes, consultores, etc, é possível analisar a própria empresa, o público-alvo, o mercado e a concorrência.
3. Envolva a equipe nos debates
Quando chega na hora de realmente elaborar a análise SWOT, você precisa colocar toda a equipe, principalmente o setor de marketing e produtos, para “pôr no papel” tudo o que foi pesquisado e analisado.
Esse brainstorming com a equipe, fará surgir a análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT). Nesse ponto é preciso ser totalmente honesto e direto. Só assim a empresa conseguirá ter uma visão ampla de tudo o que gira em torno dela.
4. A tomada de decisão
Depois de criar a análise SWOT, é o momento de organizar tudo e planejar quais serão as ações da clínica a partir do que foi coletado. Este é o momento de planejar como amplificar as forças, eliminar as fraquezas, aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.
O Clínica nas Nuvens pode ajudar no crescimento da sua clínica
A matriz SWOT ou análise SWOT também pode ajudar você, que atua como gestor e/ou médico, a perceber que uma das carências no seu negócio é a falta de um software para gestão de clínicas.
O investimento em um sistema de gestão como o Clínica nas Nuvens vai ajudar muito na administração da sua clínica, otimizando o tempo da equipe, agilizando os processos e rotinas, automatizando tarefas e tornando tudo mais simples e prático.
Utilizando o software você conta com funcionalidades como o prontuário eletrônico, a agenda médica online, telemedicina, cartão de benefícios, integração contábil, faturamento TISS, controle financeiro, sistema de cobranças e muitos outros recursos.
Com certeza, utilizando o software para gestão, muitas forças e boas oportunidades que você já encontra na clínica, serão amplificadas. Além disso, algumas fraquezas podem ser minimizadas ou extintas.
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Agora que você já sabe o que é análise SWOT para clínica médica, como fazer e a importância de investir em um software de gestão de clínicas para transformar seu ambiente de trabalho, é hora de seguir acompanhando nossas postagens.
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