4 dicas para que o seu paciente não falte à consulta

4 dicas para que o seu paciente não falte à consulta

Uma situação muito comum na rotina de médicos é a de faltas de pacientes em consultas agendadas. Isso atrapalha o bom funcionamento do consultório, impedindo que o médico realize toda a capacidade diária de atendimentos e faz com que outros pacientes não tenham suas consultas marcadas mais facilmente. Ou seja, de nada adianta manter uma agenda organizada se você não tiver formas de garantir que o paciente não falte às consultas.

No post de hoje, vamos mostrar alguns motivos que levam a faltas de pacientes em consultas e te ensinar como diminuir a ocorrência desses casos com atitudes simples e eficientes. Acompanhe!

Por que os pacientes faltam?

Os fatores que levam os pacientes a faltarem a uma consulta médica podem ser diversos, mas a maior parte deles passa pelo esquecimento. Com a rotina corrida, é fácil que qualquer pessoa esqueça um compromisso agendado com antecedência.

Por isso, atuar ativamente na comunicação para evitar a falta de pacientes em consultas. Mas, como tornar a comunicação com o paciente mais simples, sem a necessidade de parar o trabalho na recepção do consultório ou clínica? Há formas bem fáceis de serem implementadas. Confira algumas delas:

Telefone

O contato telefônico é o mais comum — provavelmente foi por ele que seu paciente chegou até você —, mas também tem suas falhas. As ligações custam caro e tomam tempo de pelo menos um atendente, que precisa ficar dedicado às ligações durante o dia ou parte dele. Além disso, é possível que o paciente não atenda a ligação. Por isso, é importante ter outros métodos de comunicação, além do telefone.

agenda médica online

SMS

Uma grande vantagem do SMS em relação às chamadas telefônicas é que o paciente verá sua mensagem quando tiver tempo, o que aumenta as chances de que ele responda. Além disso, existe também a possibilidade de agendamento ou automatização do envio de SMS e o custo das mensagens é menor do que o de uma ligação.

Hoje, com a possibilidade de automatizar o envio de mensagens de texto, se torna muito mais fácil para a secretária manter contato com os pacientes e lembrá-los sobre as consultas agendadas, tomando menos tempo da profissional e melhorando o relacionamento com os pacientes.

WhatsApp

Hoje, com o grande número de celulares e as facilidades de acesso às conexões móveis, o WhatsApp praticamente substituiu as mensagens de texto convencionais. Por isso, o aplicativo também é uma boa forma de comunicação com os pacientes.

Aqui, cabem algumas ressalvas: se seu público são pacientes mais velhos, usar o WhatsApp pode não ser uma boa ideia, pois muitos idosos têm dificuldades para lidar com a tecnologia.

Além disso, os pacientes podem acabar se comunicando por essas mensagens em outras emergências, além de assuntos relacionados a agendamentos, o que pode se tornar um incômodo principalmente se o médico não se dispuser a isso.

O ideal, nesse caso, seria usar um número geral do consultório para esse contato.

Da mesma forma que o SMS, o envio de mensagens por WhatsApp também pode ser automatizado, proporcionando mais praticidade para o dia a dia de uma clínica ou consultório.

agenda médica online

E-mail

A maior parte dos seus pacientes certamente tem um endereço eletrônico e esse é um canal que você deve considerar, principalmente porque é difícil que alguém troque de e-mail com frequência. Os contatos também podem ser automatizados, garantindo que ninguém precise fazer o envio manual dos e-mails, o que os deixa ainda mais práticos.

Por outro lado, nem todo mundo abre o e-mail diariamente, então, nesse caso, é necessário mandar a confirmação algumas semanas antes.

Use o E-mail para enviar notícias sobre a área da saúde, conteúdos interessantes que façam com que seus pacientes queiram conferir. O E-mail é uma grande ferramenta de marketing médico, quando bem trabalhada. É preciso ter cuidado para não cair na caixa de Spam e não ser inconveniente, tirando isso, trabalhe com envios de E-mails bem definidos e segmentados, que os resultados virão.

Conclusão

Independente de qual forma de comunicação com os pacientes você usa hoje, para evitar a falta de pacientes em consultas é importante não se limitar a apenas um meio. Utilize mais de uma ferramenta e observe qual delas alcançam melhor resultado para cada público.

Melhorando a comunicação com os seus pacientes e garantindo que eles estão se lembrando das consultas marcadas com antecedência, a quantidade de faltas em consultas com certeza irá diminuir.

Para te ajudar a tornar o atendimento mais automatizado e eficiente, de forma integrada às ferramentas que você já utiliza na sua clínica, existe o Clínica nas Nuvens, um software para clínicas e consultórios. Com ele, é possível criar uma relação mais próxima dos pacientes e reduzir a faltas em consultas.

O Clínica nas Nuvens conta com uma série de funcionalidades para ajudar você a elevar sua clínica, como: agenda médica online, prontuário eletrônico, controle financeiro, telemedicina, armazenamentos dos dados dos clientes e profissionais na nuvem, integração total com os setores da sua clínica, e muitas outras funções.

Sistema para clínica

Você precisa experimentar para entender todo o potencial do Clínica nas Nuvens e sentir a transformação na gestão do seu estabelecimento. Quer saber mais? Solicite uma demonstração gratuita.

Se você tem alguma outra prática para garantir que o paciente não falte à consulta, compartilhe com a gente nos comentários! Siga-nos nas redes sociais!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se