Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Conheça 7 áreas de atuação no mercado para um psicólogo

Conheça 7 áreas de atuação no mercado para um psicólogo

A psicologia é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos. Em 2016, na Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o curso foi o segundo mais concorrido, atrás apenas de medicina em Ribeirão Preto, porém superando o curso de medicina em São Paulo.

Toda essa procura não é para menos: o curso tem uma vasta gama de atuação e a nova onda de conscientização da saúde mental, cada vez mais explorada pela mídia, ONGs e órgãos públicos, traz visibilidade ao assunto.

Dentro desse universo existem várias possibilidades de atuação que o profissional pode escolher durante sua jornada. Olha só!

Psicologia Clínica

O psicólogo clínico vai auxiliar pacientes durante seu processo de compreensão de estado mental de fundo psicológico. O atendimento pode ser tanto individualmente quanto em casais, grupos, crianças, famílias, etc. Pode também atuar no hospital, na preparação de pacientes na entrada, estadia e saída do local e também no treinamento da equipe hospitalar.

Psicologia Ambiental

Relativamente nova, a Psicologia Ambiental estuda o comportamento, a influência e a interação tanto da raça humana quanto de animais com o ambiente físico, seja ele natural ou construído pelo homem. Está fortemente ligada a áreas como sociologia, antropologia humana e urbana, geografia, arquitetura e outras.

Psicologia Educacional

Dentro do universo da educação, ela ajuda pais, alunos e professores a solucionar problemas de aprendizagem e otimizar processos dentro e fora de sala. Auxilia na elaboração de programas educacionais, garantindo o bem-estar e a boa aplicabilidade aos envolvidos. Pode ainda auxiliar no desenvolvimento individual do estudante, atuando inclusive como orientador.

Psicologia Criminal

Dentro da Psicologia Jurídica, esse ramo analisa, empírica e racionalmente, o comportamento criminoso através de estudos de personalidade, estrutura mental, entre outras, relacionado psicopatologias com o direito penal.

Pesquisa de Comportamento do Consumidor

O profissional pode atuar nas áreas de marketing e comunicação em empresas, agências, startups, universidades e outros; realizando o processo de pesquisa e análise de comportamento de determinado público-alvo, a fim de entender um problema ou fenômeno e traçar perfis de comportamento.

Neuropsicologia

A Neuropsicologia atua no diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças e lesões do cérebro e qualquer agravante que afete o sistema cerebral e possa causar alterações nas áreas de comportamento e cognição do ser humano, afetando sua personalidade, memória e cotidiano.

Psicometria e Psicologia Matemática

Usando métodos quantitativos e a Psicometria, esse ramo tem vínculo com as ciências exatas, especialmente a matemática aplicada. Os psicólogos nesta área atuam na pesquisa de experimentos e análise de dados psicológicos. Alguns desenvolvem novos métodos para realizar essas análises e outros criam estratégias de investigação a fim de mensurar e comprovar, experimentalmente, um fenômeno que se queira estudar.

Está começando agora sua carreira como Psicólogo? Confira nosso post: 4 dicas para psicólogos em início de carreira!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *