Os benefícios da transformação digital para clínicas vão muito além de incluir máquinas no espaço físico. Na verdade, se trata de uma mudança que começa com tecnologia, mas é preciso que toda a empresa compreenda a essência e os objetivos.
Quando bem implementadas, as soluções digitais proporcionam agilidade e melhoria nos processos. O trabalho analógico teve seu valor, mas atualmente gerir e escalar um negócio na área da saúde fica inviável em um modelo ultrapassado.
Na transformação digital para clínicas, do ponto de vista do paciente, as melhorias alcançam desde o agendamento até a consulta propriamente dita. Já do ponto de vista dos profissionais, abrange áreas de RH, logística, compras, comercial e sobretudo, de atendimento.
É possível ampliar a transformação para todos os departamentos e customizar as soluções de acordo com o perfil da clínica. Já existem plataformas desenvolvidas especialmente para essa finalidade, agrupando todas as funcionalidades que a área da saúde demanda.
10 benefícios da transformação digital para clínicas
Os resultados são percebidos cada vez mais rapidamente. Isso porque, a produtividade aumenta de maneira relevante e através de softwares cada vez mais completos, os serviços prestados ganham qualidade percebida e ampliam sua capacidade.
Os 10 principais benefícios notados na transformação digital para clínicas são:
- Diminuição drástica de erros nas informações;
- Organização do fluxo de atendimento (múltiplas agendas);
- Precisão dos dados registrados;
- Manuseio de dados mais seguro;
- Ampliação do nível de satisfação dos pacientes;
- Processos internos mais ágeis e assertivos;
- Redução de custos operacionais;
- Maior produtividade dos colaboradores;
- Controle de estoque assertivo e eficiente;
- Automações inteligentes e integrações.
E esses são apenas os principais, pois dependendo da estrutura do local, muitas outras melhorias são alcançadas ainda no curto prazo.
3 desafios da transformação digital para clínicas
Assim como toda mudança, existem desafios a serem superados. Contudo, com planejamento adequado é possível conduzir o processo de maneira eficaz. Abaixo, listamos os 3 principais desafios de quem investe na transformação digital para clínicas:
Cultura organizacional
O primeiro aspecto a ser observado é a cultura da empresa, pois os colaboradores podem demonstrar certa resistência às novidades. Entretanto, isso pode ser contornado se a gestão for clara ao apresentar os benefícios que a transformação digital oferece.
A maioria das pessoas se sente ameaçada por algumas tecnologias, acreditando que serão substituídas pelas máquinas. Mas isso pode ser superado quando as equipes têm acesso às informações que comprovam que a ideia é facilitar o trabalho de todos – e não os excluir.
Segurança das informações
A sensibilidade das informações de uma clínica – ou qualquer outra instituição de saúde – é alta. Desse modo, é necessário que os dados estejam protegidos adequadamente.
No entanto, desde a implementação da LGPD em 2020 a área da saúde tem instruções claras sobre como deve proceder com as informações confidenciais com as quais lida.
Sendo assim, com a chegada de um software apropriado, a clínica passa a ter as informações contidas em documentos de forma estruturada, dentro do que pede a lei. Portanto, a proteção de dados e da privacidade fica assegurada.
Mapeamento de gargalos
A virtualização de processos trará grandes resultados para as clínicas. Mas, para que ela aconteça é preciso antes fazer um mapeamento das atividades executadas, identificando e eliminando gargalos.
A transformação digital pode ser feita em todas as áreas, trazendo vários benefícios. Contudo, em um primeiro momento é preciso compreender o contexto de cada um dos setores e identificar quais são as áreas que precisam de melhorias robustas para que o atendimento flua como deve. Dessa forma, priorize as áreas que você visualizar como as mais importantes.
É necessário levar em consideração todo o processo, desde o impacto na produção dos colaboradores, às melhorias possíveis no atendimento ao cliente.
A importância da transformação digital na área da saúde
Para muitos gestores da área da saúde, a transformação digital pode parecer uma tendência da moda. No entanto, muitos estudos recentes apontam que essa visão não poderia estar mais equivocada.
A modernização de processos na área da saúde é um movimento que já vinha acontecendo, mas se intensificou na época da pandemia. Nessa ótica, a telemedicina foi um dos serviços que ganhou escala e vem sendo aprimorado cada vez mais.
Isso porque, o comportamento das pessoas em relação a forma como são atendidas também mudou. Com isso, muitos pacientes até preferem o atendimento online e se adaptaram rapidamente aos procedimentos digitais.
Segundo um estudo da Deloitte, instituições robustas de saúde direcionam cada vez mais seus investimentos para a computação em nuvem, IA – Inteligência Artificial e 5G nas telecomunicações.
Isso demonstra que uma ampla estruturação digital está sendo construída em torno de canais de saúde. Assim, fica nítido que esse é um caminho a ser seguido por empresas do nicho.
Transformação digital para clínicas na prática
O Clínica nas Nuvens oferece soluções em software para o gerenciamento de clínicas médicas e odontológicas. Em seu portfólio consta a ArqSign, uma plataforma para assinaturas eletrônicas e digitais oferecida pela Arquivar.
Essa ferramenta potencializa de forma relevante os resultados dos clientes, pois oferece agilidade e segurança no trânsito de documentos. Por ser uma solução integrada à plataforma do Clínica nas Nuvens, a implementação é rápida.
Contando com a plataforma ArqSign, os clientes do Clínica nas Nuvens têm acesso à plataforma de assinaturas eletrônicas e digitais, cuja tecnologia é considerada a mais segura da atualidade.
A composição de soluções descentralizadas é uma ação que atende a demanda de clínicas médicas que buscam o melhor atendimento do seu público.
Para saber mais sobre os benefícios da transformação digital para sua clínica, através de uma plataforma integrada e um sistema de assinatura digital, acesse nosso site.