Vantagens da integração entre o prontuário eletrônico e a telemedicina 

Vantagens da integração entre o prontuário eletrônico e a telemedicina 

A integração entre prontuário eletrônico e telemedicina tem se mostrado essencial para que o trabalho em clínicas, consultórios e demais áreas, seja feito com muito mais segurança, agilidade, praticidade e assertividade.

Acompanhe nosso conteúdo e compreenda o que é e as vantagens do prontuário eletrônico e telemedicina. Compreenda também como a integração entre essas funcionalidades é essencial para melhorar o ambiente de trabalho na sua clínica. 

Prontuário eletrônico

O que é prontuário eletrônico do paciente

O prontuário eletrônico é uma ferramenta digital que engloba as mais diversas informações sobre o histórico do paciente. Com ele, o médico insere os dados clínicos do seu paciente, como exames feitos, medicamentos, morbidades, histórico de doenças, etc.

Como tudo fica salvo na nuvem, através da internet, é muito mais prático e seguro compartilhar informações com os profissionais que recebem acesso para isso, obviamente. 

Além disso, no prontuário médico eletrônico, como todos os dados ficam em um só lugar, centralizados, o responsável pelo paciente consegue, de forma mais ágil e dinâmica, tomar as decisões sobre qual o melhor tratamento ou procedimento para seu paciente. 

Vantagens do prontuário eletrônico para sua clínica

Com o prontuário do paciente, no caso, o prontuário eletrônico do paciente, o atendimento da clínica melhora e a produtividade de todos os funcionários é amplificada, pois ninguém mais precisará ficar procurando os prontuários de papel, arquivados em pastas e guardados nos móveis, ocupando tempo e espaço.

Além disso, a organização e a padronização se tornam constantes, pois é natural que, com o advento de um sistema digital, os processos sejam mais ágeis e ocorra uma otimização no trabalho como um todo.

O paciente passa a ser atendido mais rapidamente e com mais qualidade, os profissionais passam a trabalhar de forma mais tranquila, pois tarefas que antes demandavam horas, podem ser feitas em minutos.

Vantagens do prontuário eletrônico

01- Personalização e modelos:

Utilizando o prontuário eletrônico, você tem modelos prontos como os modelos de atestados, anamnese e modelos de laudos. A configuração de modelos padrões deixa tudo mais fácil, pois basta inserir os dados, mas você também pode personalizá-los e deixá-los de acordo com a necessidade de cada paciente.

02 – Histórico do paciente centralizado e integrado

O histórico do paciente fica armazenado na nuvem e as informações como fotos e documentos, por exemplo: receitas médicas, procedimentos, fotos do tratamento, atestados e outros dados, ficam todos centralizados e podem ser integrados com outras áreas ou setores da clínica, como a telemedicina. 

03 – Redução de papel e mais espaço na sua clínica

Alguns prontuários são guardados por até 20 anos. Imagine uma clínica tendo de armazenar essa quantidade toda de papel por tanto tempo. E mais, no caso de precisar encontrar informações de um antigo paciente, imagine o tempo que será necessário para encontrar.

Além disso, os papéis vão se deteriorando, podem ser perdidos, amassados, molhados, queimados, furtados, etc. De fato, são inúmeros problemas que podem ocorrer quando se trata de arquivos físicos.

Com o prontuário eletrônico, você tem tudo guardado em um só lugar, com total segurança e com a facilidade de poder buscar as informações dos pacientes em segundos. 

Telemedicina

O que é telemedicina

A telemedicina é a utilização da tecnologia, na área das telecomunicações, com a finalidade de que os médicos, especialistas e outros profissionais da saúde, possam disponibilizar seu conhecimento e perícia para ajudar pacientes, fazer consultas, atendimentos, avaliar exames e colaborar no tratamento de doenças.

Tanto o médico quanto o paciente, não precisam se deslocar para que a consulta aconteça, pois basta que ambos tenham os equipamentos adequados para que a telemedicina aconteça.

Aqui no Brasil, a telemedicina se destacou durante a pandemia de Covid-19. Não apenas em termos de práticas e avanço da tecnologia, mas também avanços no campo das legislações.

A Resolução n° 2134/2022, do Conselho Federal de Medicina (CFM), entrou em vigor no dia 5 de maio de 2022. Esta resolução regulamenta a telemedicina no nosso país, determinando como deve ser realizada. 

Vantagens da telemedicina 

Na sua clínica, você pode ter alguns profissionais contratados, mas que não precisam necessariamente ter uma sala, pois podem atender de qualquer lugar. Isso gera redução de custos, como luz, equipamentos, limpeza, dentre outras coisas. 

Além disso, com a telemedicina, também é possível enviar imagens, gráficos e outros dados para que seja elaborado um laudo por um médico especialista. Ou seja, o médico pode solicitar exames e contar com a parceria de outros profissionais da área. 

Veja mais vantagens que você pode contar com a telemedicina na sua clínica médica, especialmente se ela estiver vinculada a um software médico como o Clínica nas Nuvens:

  • Possibilidade de realizar uma consulta online;
  • Mais rapidez para a interpretação de exames;
  • Totalmente integrado com o prontuário eletrônico;
  • Contato mais próximos com outros especialistas;
  • É possível realizar o telediagnóstico.
Software para clínicas

Integração entre prontuário eletrônico e a telemedicina

A integração entre a telemedicina e o prontuário eletrônico é um ponto de conexão de extrema relevância para que os processos. Uma das vantagens é a relação entre o médico e o paciente, que ocorre com muito mais eficiência, rapidez e controle.

As clínicas que têm a disponibilidade de atuarem de forma remota, utilizando a telemedicina como instrumento de conexão entre o paciente e o médico, poderão utilizar também o prontuário eletrônico integrado, fazendo com que o médico possa atender o paciente de forma mais rápida.

Além disso, existem softwares para clínicas médicas, como o clínica nas nuvens, que possuem estas duas funcionalidades e a possibilidade de integrá-las, inclusive, com outras áreas da clínica. 

É a evolução das consultas e uma demonstração de como a tecnologia na área da saúde pode ajudar muitas pessoas, principalmente, neste caso, pessoas que não podem se deslocar e precisam de atendimento. Conheça mais sobre o Clínica nas Nuvens e recursos como a telemedicina e o prontuário eletrônico.

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se