Pediatria: como conscientizar os pais sobre a importância do acompanhamento médico

Pediatria: como conscientizar os pais sobre a importância do acompanhamento médico

Ver o filho crescer saudável e feliz é o sonho de todo pai e mãe. Para isso, muita dedicação e muito trabalho, além de um acompanhamento médico, são essenciais em todas as fases da infância.

Na contramão dessa situação, muitas vezes, os pais acabam procurando o pediatra somente quando a criança está com algum sintoma. Essa é uma prática bastante errônea e, dessa maneira, um trabalho de conscientização junto aos pais e responsáveis desde o nascimentos dos pequenos é fundamental.

Pediatras são peças-chave nesse processo. Esses profissionais juntamente com suas equipes – através de iniciativas – farão o contato com os pais e desenvolverão as ações planejadas.

Sistema para clínica

Planejamento e faixa etária

É claro que o planejamento das ações a serem desenvolvidas está diretamente ligado à faixa etária das crianças. Com os menores, obviamente, as iniciativas serão diretamente focadas nos pais.

Comece a trabalhar com eles focando no desenvolvimento da criança e na importância de saber se tudo está indo bem.

Fazer visitas periódicas, pelo menos uma vez ao mês, ajuda a acompanhar a criança nas fases iniciais da vida, onde os estímulos se tornam fundamentais.

Também nessa fase podem ser descobertas algumas doenças que, quando tratadas precocemente podem ser controladas ou até eliminadas. Isso sem falar da importância da vacinação.

Ter o calendário vacinal completo evita que a criança esteja sujeita a doenças muito prejudiciais, como o sarampo, a poliomielite e tuberculose. Muitas dessas doenças já haviam sido erradicadas, mas com a falta de vacinação, estão voltando e aí está a importância de vacinar.

Já com aqueles um pouco maiores, pode-se pensar em algo diretamente ligado a eles em função do seu poder decisório, que tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos.

Contatos frequentes

Pais e mães têm rotinas muito corridas. São compromissos de casa, do trabalho e do dia a dia dos próprios filhos. Assim, é fácil, por exemplo, esquecer o retorno regular ao pediatra.

Sua equipe pode trabalhar em contatos frequentes, afim de lembrá-los da importância do retorno. Criar um alerta para lembrá-los do compromisso poucos dias antes vai facilitar a vida deles e a sua – evitando faltas.

Também é possível fazer alertas sazonais, como na entrada do inverno ou chegada do verão, com pequenos lembretes de como os pais devem cuidar das crianças nessas estações.

Além de lembrá-los que você está ali para ajudar, ainda vai repassar informações importantes para o cuidado da criança.

Parceria com instituições

Outra iniciativa importante e que faz a diferença é estabelecer parcerias com grupos de pais, entre outras instituições, para a realização de palestras e orientações sobre a importância do acompanhamento pediátrico em todas as fases da infância.

Isso inclui também parceria com os profissionais obstetras, que vão acompanhar a mãe durante a gestação e na hora de ter o bebê. Uma indicação segura vindo de um profissional que os pais já confiam tem muito peso na decisão deles.

Manter a informação aos pais e responsáveis, educando-os sobre o valor da orientação médica para a criança, é a melhor maneira de engajá-los e torná-los aliados, além, é claro, de fidelizar um público para sua clínica ou consultório.

agenda médica online

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se