Você sabia da existência do marketing para clínicas? As áreas ligadas à saúde precisam se adaptar cada vez mais aos novos tempos. Isso inclui compreender a importância da construção de valor para a marca e saber como divulgar serviços de maneira profissional.
Neste conteúdo, vamos trazer informações importantes para você compreender melhor o que é marketing para clínicas, conhecer as principais ferramentas que fazem a diferença na hora de conquistar mais pacientes e como utilizar tudo isso na sua clínica.
O que é marketing para clínicas
Marketing para clínicas é uma série de estratégias que visam melhorar a imagem da marca perante o público. Mais que apenas saber divulgar bem os produtos ou os serviços é se firmar com um nome sólido no mercado.
Quando bem executado, o marketing ajuda muito a elevar o nome da clínica no cenário da saúde, atrair mais pacientes e gerar maior fidelização em relação às pessoas que já são “clientes”.
No mundo empresarial, independentemente do nicho de mercado, as empresas buscam no marketing uma maneira de aumentar a produtividade, melhorar as experiências com o público-alvo e a performance dos profissionais, além de divulgar o negócio com eficácia.
No marketing para clínicas médicas, não é diferente. A questão é que, no âmbito da saúde, é preciso lembrar que o público-alvo é formado por pessoas procurando ajuda por estarem doentes ou estarem sentindo desconfortos, dores, angústias, algum mal-estar.
Nesse ponto, é importante pensar no marketing para clínicas como uma maneira de trazer mais conforto para o público-alvo, proporcionando um ambiente que construa a melhor relação possível entre as pessoas.
Qual é a importância do marketing para clínicas?
Nenhuma empresa cresce sem utilizar estratégias de marketing no dia a dia. Isso é um fato! A fisioterapeuta, por exemplo, precisa de um bom trabalho de marketing para clínica de fisioterapia. Do contrário, o negócio não prospera.
Independentemente da área da saúde, as clínicas precisam ter essa preocupação, pois o marketing faz toda a diferença quando aplicado da maneira correta, mudando o rumo de uma empresa.
Tendo em vista que o ambiente é muito concorrido, contar com uma boa equipe e ferramentas adequadas para ganhar maior visibilidade, ter maior alcance e comunicar-se de forma mais persuasiva com público-alvo é essencial para expandir o mercado.
Desde a comunicação para atrair o paciente, passando pelo atendimento, pela consulta até a pós-consulta, tudo deve ser pensado para gerar a melhor experiência ao paciente.
Principais ferramentas do marketing para clínicas
São muitas ferramentas no marketing para clínicas que podem ajudar sua clínica a ganhar destaque e ter melhores resultados. Vamos falar de algumas essenciais e não podem ficar de fora da sua estratégia.
Tenha um bom site
Ter um site é elementar nos dias de hoje. Qualquer clínica que queira ter representatividade, precisa ter um site com design bem feito, levando em conta a experiência do usuário, as regras de SEO (para ser encontrado com facilidade no Google) e os conteúdos que atraiam o público-alvo.
Crie um blog
No marketing digital para clínicas, o blog é essencial. Ele pode ser criado no site, o que é o mais indicado. O mais importante é que o conteúdo desenvolvido seja relevante para o público.
Textos que “conversem” com o interlocutor de forma leve e entreguem informações relevantes, pertinentes para as pessoas, têm muito mais chance de serem lidos e considerados importantes para melhorar o ranqueamento no Google.
Capriche nas redes sociais
Antes de mais nada, você precisa criar as redes sociais para sua clínica. Instagram, Facebook e LinkedIn são algumas entre as que mais se destacam e devem ser utilizadas.
Criadas as contas de forma profissional, é necessário pensar nas postagens. Para isso, o ideal é ter ajuda de quem entende do assunto. Tanto para posts orgânicos quanto para anúncios e posts pagos, é preciso saber fazer para não correr o risco de afastar o público em vez de atraí-los.
Nesse sentido, é ideal que as postagens tenham uma identidade, sejam pensadas para manter o público continuamente atualizado e interessado nos assuntos. Assim, a parte visual, de design mesmo, também deve ser bem definida.
Tenha um software de gestão para integrar os setores
Outra questão que deve ser levada em consideração é em relação à gestão da sua clínica, independentemente se você tem uma clínica médica ou odontológica, ou se sua preocupação é ter um bom marketing para clínica de estética.
Contar com um software para “organizar a casa”, otimizar o tempo da equipe, simplificar as tarefas e gerar melhores resultados e mais lucratividade no fim do mês é uma atitude inteligente e que merece sua atenção.
O software certo para melhorar a performance na sua clínica
Sua clínica precisa de um software médico de gestão que conecte todos os setores e simplifique o dia a dia no seu ambiente profissional. O Clínica nas Nuvens tem muitas funcionalidades para ajudar nesse sentido e melhorar a performance da sua marca no mercado.
Uma delas é justamente o Marketing Médico, que conta com uma série de ferramentas específicas para sua clínica se destacar da concorrência, crescer como marca e atingir os objetivos.
Além disso, o Clínica nas Nuvens é integrado com as ferramentas de automação, como RD Station e CRM Pipedrive, para você enviar e-mails e mensagens automáticas para seus pacientes, por exemplo, facilitando o trabalho da sua equipe.