A inteligência artificial na medicina, está mudando o segmento de formas inimagináveis. Com algoritmos avançados, máquinas agora conseguem aprender com dados, realizar diagnósticos precisos e auxiliar médicos em tarefas de rotina. A verdade é que a inteligência artificial não é o futuro da medicina, ela já faz parte do presente!
No texto de hoje te mostramos como a IA está impactando diferentes áreas da saúde, desde diagnósticos e tratamentos personalizados até como facilitadora de tarefas repetitivas. Acompanhe!
Como a inteligência artificial é aplicada na medicina?
A IA na medicina funciona analisando grandes quantidades de dados como pesquisas, disciplinas e histórico de doenças, para encontrar padrões e ajudar médicos a tomar decisões mais rápidas e assertivas.
A tecnologia é como um “cérebro digital” que aprende com os dados que recebe, e a partir daí oferece sugestões de diagnósticos, tratamentos com base em informações, realiza atividades de rotina, entre outras.
No final das contas, tanto médicos quanto pacientes podem sentir os benefícios de como a tecnologia pode ajudar na área da saúde. E por isso, é extremamente importante saber como a inteligência artificial na medicina funciona.
Diagnósticos mais precisos com IA
Um dos maiores avanços da IA na saúde está na área de diagnósticos. Como vimos, a IA tem a capacidade de processar grandes quantidades de dados médicos com rapidez e precisão, o que deixa os exames mais efetivos e ajudam médicos a terem mais confiança no diagnóstico.
Exames de imagem
A IA revolucionou o diagnóstico por imagem, em áreas como radiologia, tomografia e ressonância magnética. Por meio de algoritmos, sistemas de IA conseguem analisar imagens médicas e identificar padrões que podem passar despercebidos aos olhos humanos. Como no caso em que a IA elevou a 20% a detecção de câncer de mama.
Esses sistemas demonstram ser capazes de identificar até mesmo as mais sutis alterações nas imagens, ajudando os médicos a diagnosticar tumores em estágios iniciais, onde a detecção precoce é essencial para o sucesso do tratamento.
Detecção precoce de doenças
Mas não é só em diagnóstico por imagem que acontecem as detecções precoces. A inteligência artificial na saúde é capaz de reconhecer sinais que podem ser indicativos de doenças muito antes de os sintomas aparecerem, o que é muito benéfico para casos de doenças crônicas, como diabetes e problemas cardíacos.
Tratamentos personalizados
Além de diagnosticar, a IA também está desempenhando um papel importante na criação de tratamentos sob medida para cada paciente, entrando na era da medicina de precisão que usa dados genéticos e outros fatores específicos do paciente para criar tratamentos personalizados.
A IA é fundamental nesse processo, pois consegue analisar rapidamente o DNA de um paciente, cruzar esses dados com informações de bancos de dados médicos e sugerir os melhores tratamentos para aquele perfil genético. Ou seja, dois pacientes com a mesma doença podem receber tratamentos diferentes, adaptados às suas necessidades únicas.
Outra aplicação valiosa da IA é na previsão de como diferentes pacientes irão responder a determinados medicamentos. Com base em históricos médicos e dados genéticos, a IA pode prever quais medicamentos têm maior probabilidade de funcionar ou quais podem causar efeitos adversos.
Apoio na rotina médica
A IA não está presente apenas nas máquinas que realizam exames complexos, mas também no cotidiano de clínicas e consultórios, oferecendo suporte direto tanto a médicos quanto a pacientes. Alguns exemplos são:
- Chatbot: São sistemas automatizados que utilizam IA para interagir com usuários, que estão cada vez mais presentes no atendimento médico. Eles podem ser usados para agendamento de consultas e até responder perguntas básicas dos pacientes.
- Prontuários eletrônicos com IA: Imagine poder utilizar um prontuário por voz, em que a inteligência artificial, de forma precisa, detecta, grava e transcreve tudo que for dito de relevante para o atendimento ao paciente. Esta pode ser uma realidade dentro da sua clínica.
IA e a prevenção de doenças
A prevenção é outro campo em que a IA está mostrando seu poder transformador. Com a capacidade de monitorar dados em tempo real e analisar grandes volumes de informações, a IA ajuda tanto a prever quanto a prevenir doenças.
Os “dispositivos vestíveis”, como relógios inteligentes e monitores de saúde, estão cada vez mais comuns. Esses gadgets utilizam IA para monitorar a saúde dos pacientes em tempo real, analisando batimentos cardíacos, níveis de glicose no sangue, pressão arterial e outros sinais vitais.
IA e cirurgias robóticas
Com o apoio de robôs e IA, os cirurgiões conseguem realizar operações complexas com um nível de precisão muito maior. Juntos, são capazes de refinar movimentos e ter a mobilidade necessária em cirurgias, no ponto e momento exatos para o sucesso do procedimento.
E com a análise de grandes quantidades de dados, a IA pode por exemplo, alertar sobre possíveis complicações em tempo real. Em cirurgias onde cada segundo importa, a IA pode mudar completamente o cenário.
Inteligência artificial na sua clínica
São muitas as aplicações da Inteligência Artificial na medicina, mas boa parte delas ainda estão distantes ou até mesmo não fazem sentido para clínicas e consultórios. Porém, existem outras desenvolvidas especialmente para essa rotina.
Ferramentas que tornam o atendimento mais eficiente e os processos na clínica mais simples não são mais uma realidade distante. O futuro da IA na sua clínica está muito mais próximo do que parece.
O Clínica nas Nuvens está lançando a IA no prontuário, que grava a consulta, transcreve o áudio e já transforma essas informações em dados estruturados no prontuário do paciente em menos de 2 minutos.
Depois da consulta, a IA no prontuário já dá sugestões de diagnóstico, pedidos de exames e prescrição de medicamentos, é só o médico conferir e salvar. Quer ver como este recurso pode funcionar na sua clínica? Solicite uma demonstração e veja na prática.