“Ter o Clínica nas Nuvens para diversos cursos em uma unidade, e em diversas unidades, para a gente, é um ponto forte que facilita todo esse processo de gestão.”
— Prof. Dr. Rodrigo de Jesus, Gerente de Saúde da UNIFTC
A história da UNIFTC com o Clínica nas Nuvens é um case de virada estratégica e de visão educacional de longo prazo.
A instituição é uma das maiores redes privadas de Ensino Superior do Nordeste, com presença em 13 cidades e mais de 100 cursos em diversas áreas. Porém, UNIFTC enfrentava um desafio comum: como integrar, padronizar e modernizar a gestão das clínicas-escola de diferentes áreas da saúde espalhadas por diversas unidades?
A resposta veio com mais do que um sistema. Veio com estratégia, parceria e tecnologia.
Sobre a UNIFTC
Com mais de 25 anos de trajetória, a UNIFTC é reconhecida como uma instituição inovadora e comprometida com a transformação social por meio da educação. Foi pioneira na interiorização do ensino superior na Bahia e hoje lidera um modelo acadêmico baseado na interdisciplinaridade, inovação e foco no futuro.
A parceria com o Clínica nas Nuvens fortalece esse propósito e garante que a tecnologia caminhe lado a lado com a formação de excelência da instituição. Veja como!
O Desafio da descentralização
Antes da virada digital, cada clínica da UNIFTC funcionava com seu próprio fluxo, o que dificultava a integração entre os cursos e criava gargalos logísticos, especialmente no armazenamento e acesso aos registros dos pacientes.
“Por um tempo ficamos com uma operação manual e prontuários físicos. Então a gente tinha uma necessidade de ter também um espaço físico para armazenamento desses documentos, e hoje isso não é mais necessário.” conta Rodrigo
O modelo operacional precisava acompanhar o crescimento da instituição e a complexidade dos atendimentos multidisciplinares.

A virada: um sistema único, integrado e customizável
A instituição de ensino já contava com o Clínica nas Nuvens mas ainda não fazia uso do sistema. A retomada começou com foco total do Clínica nas Nuvens, por meio da executiva responsável, Thais Guadagnin em entender o contexto das clínicas e oferecer suporte próximo e constante.
A utilização começou apenas com 1 unidade ativa e 50 licenças. A primeira clínica foi a de Odontologia. Aos poucos, o sucesso foi se espalhando de forma orgânica.
Hoje, a UNIFTC conta com:
- 20 unidades ativas no sistema;
- 150 licenças utilizadas, com integração entre as áreas de odontologia, nutrição, enfermagem, fisioterapia, psicologia e medicina;
- Clínicas operando em turnos manhã, tarde e noite com fluidez e supervisão em tempo real;
- Prontuários digitalizados e compartilhados entre cursos, viabilizando o modelo interprofissional da instituição;
- Adequação completa à LGPD com segurança e agilidade no acesso às informações dos pacientes.
O impacto direto na rotina dos professores e alunos
“Cada curso tem seus professores que estão nas clínicas escola e são responsáveis por um número diverso de alunos no processo de supervisão direta. Então um grande diferencial foi que o Clínica nas Nuvens permitiu que os alunos, sob a supervisão dos professores, conseguissem dar conta de prontuários com a validação necessária.” explica Rodrigo
A adesão dos professores e alunos também foi um ponto de atenção no processo de implantação. Como em toda mudança tecnológica, houve dúvidas iniciais. Mas a simplicidade do sistema ajudou na adaptação.
“Quando a gente implanta um processo novo, é comum causar instabilidade nos alunos e professores. Aí quando eles percebem que é um sistema simples de usar, isso vai quebrando resistências.”
Hoje, clínicas mais maduras na implantação, como a de Odontologia, mostram como o sistema se integrou de forma natural à rotina.
“O curso de Odontologia de Salvador, que é um dos que operam há mais tempo, tem uma estrutura grande, com 4 clínicas e 58 cadeiras funcionando manhã, tarde e noite. E quando você faz uma visita, vê os alunos naturalmente registrando suas evoluções, utilizando o sistema sem grandes dificuldades.”
O sucesso da UNIFTC é o sucesso dos alunos
A adoção em larga escala do Clínica nas Nuvens não se resume a um ganho administrativo. Ela fortalece o compromisso institucional com a formação de profissionais mais preparados para o mundo real da saúde, onde o digital é parte indissociável do cuidado.
A história da UNIFTC com o Clínica nas Nuvens mostra como tecnologia, visão pedagógica e escuta ativa constroem soluções de impacto real. O Clínica nas Nuvens atua no operacional enquanto a instituição segue realizando sua maior missão: formar profissionais de excelência com atuação humanizada, integrada e tecnológica.