Assim como exames de rotina são realizados para detectar problemas e garantir que uma pessoa está saudável, os indicadores de desempenho de clínicas são indispensáveis para monitorar a saúde da clínica. Eles ajudam a identificar problemas operacionais antes que aconteçam e permitem ações corretivas e antecipadas.
É fundamental monitorar e avaliar constantemente o desempenho da clínica para garantir a sua sustentabilidade e crescimento. Os indicadores de desempenho permitem uma visão clara e objetiva sobre diferentes aspectos operacionais e financeiros.
Você sabe como criar e analisar estes indicadores para utilizar na melhor forma possível para a sua clínica? Fique neste texto e descubra tudo o que é necessário. Boa leitura!
A importância dos indicadores de desempenho para clínicas
Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), são métricas que ajudam a medir o sucesso de uma clínica em atingir seus objetivos estratégicos. Eles são essenciais para indicar áreas de melhoria, tomar decisões e aumentar a eficiência operacional.
A clínica que monitora os indicadores, consegue detectar pontos fracos e desenvolver estratégias para corrigi-los. Quanto mais familiarizada a gestão está com a geração, análise e criação de planos de ação com base nos indicadores, maior é a chance de qualidade e sucesso.
Principais indicadores de desempenho para clínicas
Separamos os principais indicadores de desempenho para clínicas, continue lendo e confira.
Indicadores de atendimento
Quando falamos em clínica, o atendimento é sempre um dos pontos mais importantes para analisar. Nos indicadores de atendimento de clínicas, as métricas vão monitorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados aos pacientes e a performance dos profissionais de saúde.
Através dos resultados, é possível ter conhecimento sobre diversos aspectos do processo de atendimento. Alguns dos principais são sobre a satisfação do paciente, número de agendamentos por profissional ou especialidade e taxa de no-show de pacientes.
Alguns exemplos de indicadores de atendimento para clínicas são:
- Tempo médio de espera;
- Taxa de no-show (quando o paciente falta a consulta);
- Número de agendamentos;
- Agendamentos por situação.
Indicadores financeiro
Os resultados mais importantes e talvez os que geram mais preocupação entre os indicadores de desempenho de clínicas são os financeiros. Os indicadores financeiros para clínicas servem para acompanhar a lucratividade, a eficiência dos custos e a sustentabilidade financeira da clínica.
É possível através dos indicadores, entender quais procedimentos e especialidades geram mais retorno financeiro para a clínica. Com os dados, o gestor pode criar ações que impeçam a clínica de fechar o mês no vermelho ou projetar o crescimento, fortalecendo esforços nos procedimentos e especialidades que mais vendem.
Como exemplo temos:
- Procedimentos ou especialidades que mais trazem receia;
- Resumo da receita e despesas do período;
- Gráfico das movimentações dos últimos 12 meses.
Analisar os indicadores financeiros são essenciais para investir tempo e dinheiro nos procedimentos e especialidades certos, mantendo a sustentabilidade do negócio e dar passos seguros para a clínica crescer de forma organizada.
Indicadores de vendas
Para clínicas, tratar serviços como vendas pode ser complicado, mas é essencial. Os indicadores de vendas para clínicas são um conjunto de métricas que mede os resultados das estratégias de vendas e marketing.
Se uma clínica deseja atrair novos pacientes é preciso elaborar estratégias, e para isso, precisa de dados em mãos para investir os esforços nas estratégias certas.
Alguns dos indicadores de vendas para clínicas que você pode acompanhar são:
- O ticket médio dos orçamentos;
- Quantos orçamentos estão abertos, perdidos e cancelados;
- E o valor faturado por cada vendedor, profissional de saúde e paciente;
- Motivos pelos fechamentos.
Com essas informações em mãos, o gestor da clínica consegue potencializar os resultados de vendas da clínica, ajudando a equipe a identificar quais os procedimentos e especialidades que mais vendem, movimentando os esforços do time.
Indicadores de planos de tratamento
É bem comum que um médico apresente o que é necessário para a recuperação do paciente através de planos de tratamento. E a gestão deve acompanhar os indicadores de planos de tratamento para disponibilizar tudo o que é necessário e ainda projetar resultados futuros.
Os números ajudam a entender como os tratamentos estão sendo seguidos pelos pacientes e áreas onde podem ser necessárias melhorias.
Fique atento a:
- Valores dos planos tratamentos que estão em aberto;
- Planos de tratamentos em andamento, cancelados e finalizados;
- Número de procedimentos por situação;
- Valor que a clínica receberá dos procedimentos autorizados;
- Ticket médios dos procedimentos vendidos;
- Planos faturados por especialidade, procedimento ou profissional.
Indicadores de estoque
Para o bom funcionamento da clínica é importante acompanhar se todos os materiais necessários, sejam eles de escritório ou hospitalares, estão em estoque e como está sua situação de armazenamento.
Os indicadores ajudam a entender o fluxo de materiais, identificar problemas de falta ou excesso de estoque, e otimizar a gestão de recursos para evitar desperdícios e garantir a disponibilidade de itens essenciais.
Os indicadores vão demonstrar:
- Estoque atual;
- Produtos com mais e menos saída;
- E valor por quantidade.
Como implementar indicadores para clínicas
Conhecendo as principais categorias de indicadores de desempenho para área de saúde, é hora de determinar quais são os mais importantes para a sua clínica acompanhar. Basta seguir alguns passos importantes.
Para isso é interessante que sua clínica tenha um planejamento estratégico. A partir dele, sua clínica vai ter objetivos claros e mensuráveis para cada indicador de desempenho. Então vai ser necessário coletar e armazenar os dados referentes ao indicador.
Um exemplo bem simples é: se você deseja saber a taxa de no-show para criar ações que evitem as faltas, precisa separar os dados de agendamento dos que compareceram e os que faltaram.
É indicado para ter mais precisão com estes dados, utilizar softwares para clínicas. A automatização dos processos, faz com que os erros humanos sejam reduzidos na hora dos registros e garantem a consistência dos dados coletados.
Ao coletar os dados chegou a parte mais importante, analisar os indicadores de desempenho da clínica regularmente (diariamente, semanalmente, mensalmente). Compare os resultados com os objetivos estabelecidos e identifique tendências e desvios.
Com isso vai ser possível desenvolver planos de ação para melhorar os indicadores que estão abaixo das metas e até mesmo gratificar os envolvidos nos resultados positivos para estimular a equipe a alcançar novos resultados.
Principais erros ao estabelecer indicadores
Todo o processo só vai fazer sentido se forem estabelecidos indicadores de desempenho para clínica eficazes. Tentando obter melhores resultados, muitas clínicas cometem erros comuns e que podem ser evitados. Tais como:
- Selecionar métricas que não estão alinhadas com os objetivos estratégicos da clínica;
- Não definir direito o significado de cada indicador, dificultando a compreensão;
- Escolher indicadores que são difíceis ou impossíveis de medir com precisão;
- Priorizar indicadores quantitativos sem considerar os qualitativos;
- Ter um número excessivo de indicadores, o que pode levar à sobrecarga de informações e dificuldade em focar no que é importante;
- Focar apenas no curto prazo.
Evitar esses erros comuns facilita a tomada de decisões informadas, melhora a eficiência operacional e ainda contribui para um atendimento de qualidade aos pacientes.
Como a tecnologia apoia na geração de indicadores de desempenho para clínicas
Automatizar a coleta e análise de dados, garante maior precisão e economia de tempo. Softwares para clínicas como o Clínica nas Nuvens são capazes de gerar relatórios detalhados e em tempo real.
Etapas como o agendamento, atendimento e outras atividades da clínica podem ter o registro automático de dados, facilitando o monitoramento de indicadores como atendimentos por convênio e particular e taxa de no-show.
Além disso, dashboards interativos gerados dentro do sistema, ajuda a visualizar melhor os resultados e a prever tendências e padrões que não seriam facilmente perceptíveis através de métodos tradicionais.
Se quer saber melhor como funciona um software de gestão para indicadores de desempenho para clínicas, conheça o Clínica nas Nuvens. Peça uma demonstração gratuita!