Como ter mais sucesso no consultório médico

Como ter mais sucesso no consultório médico

Para ter mais sucesso no consultório médico, você precisa entender que, muito diferente do que se pensa, trabalhar como secretária ou assistente de médico é uma atividade que exige muita atenção, muita preparação e também muito jogo de cintura, afinal, o dia a dia de um profissional da saúde em um consultório é bastante corrido.

A grande maioria das pessoas não imagina a quantidade de detalhes que passam diariamente pela secretária em um consultório médico. São horários, valores, orçamentos, convênios que exigem muita atenção para pequenas e colossais informações.

Mas, em meio a esse “caos”, é possível sim trilhar uma carreira de sucesso ao auxiliar um profissional da saúde. Neste conteúdo, separamos 5 dicas infalíveis para você ter mais sucesso em um consultório médico. Confira!

1. Cumpra prazos e horários

Uma boa secretária chega no horário e já começa o trabalho antecipando as tarefas mais urgentes do dia, para não ser surpreendida com a chegada de pacientes. Isso também serve para o médico, é claro. Respeitar os horários estabelecidos (mesmo que dê trabalho) é essencial se você quer ser bem visto profissionalmente.

Se você precisa entregar relatórios no início do mês, por exemplo, organize sua agenda a partir do dia 20 para iniciar a produção desses documentos. Assim, você não compromete o restante das tarefas e evita atrasos no caso de ter de realizar outras atividades que surgiram de forma imprevista.

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Cumprir os prazos determinados é essencial para que a sua clínica ou consultório cresça mais e de forma saudável. Em qualquer ambiente profissional, os pacientes ou clientes, levam muito em consideração se os profissionais chegam na hora marcada, se a consulta começa realmente no tempo certo.

Fazer o paciente esperar demais por atendimento pode ser um grande problema.

Isso pode ser o diferencial entre fidelizar um paciente ou vê-lo encaminhar-se para a concorrência. Tenha isso como um mantra:  você jamais deve negligenciar o poder de ser pontual.

2. Jogo de cintura

Como falamos anteriormente, o dia a dia do médico, além de ser corrido, possui muitos imprevistos. Saber lidar com esses momentos de maneira tranquila e, muitas vezes, bem-humorada, alivia o estresse e aumenta a confiança do médico em relação ao seu trabalho.

Os pacientes gostam de ambientes corretos, dinâmicos, profissionais, mas também querem sentir conforto, bem-estar e bom humor. Todo mundo gosta disso! Para sua clínica ter mais sucesso, você precisa contratar pessoas que abram um belo sorriso quando o paciente chega e quando ele sai, que saibam dar um bom dia amistoso e que sejam gentis.

Como médico, a atitude deve ser a mesma. As pessoas já estão carregadas de problemas e só estão na sua clínica porque adquiriram um problema a mais na vida delas. Então, tente manter o clima tranquilo, tente fazer o cliente rir, se soltar e relaxar.

3. Problemas + soluções

Esta dica serve tanto para quem trabalha na clínica como funcionário como para os médicos gestores, que conhecem o dia a dia do ambiente e percebem como cada um se comporta.

Uma reclamação constante dos empregadores é de que os colaboradores apontam problemas, mas raramente apresentam soluções. Os profissionais que fazem o oposto disso, ou seja, enxergam os problemas e trazem soluções para eles, se destacam no cenário empresarial.

Para sua clínica ter mais sucesso, isso não pode ser diferente. Incentive seu pessoal a se posicionar, de maneira responsável e bem educada, sobre o que considera errado, defasado, inadequado, etc., no seu ambiente de trabalho.

Esse tipo de atitude pode transformar de forma positiva sua clínica e tanto quem trabalha quanto os pacientes serão beneficiados.

Então: se você verificar a existência de um problema, apresente-o acompanhado de uma ou mais soluções.

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4. Peça perdão e não permissão

Esta dica tem uma conexão direta com o que foi comentado no tópico anterior. Porém, se antes a ideia era observar e sugerir, aqui a ideia é agir.

Em alguns momentos é mais importante solucionar logo do que ficar anotando e esperando que alguém de cargo superior chegue para você, mostre o problema e indique a possível solução. Muitas coisas são emergenciais e precisam ser feitas na hora.

Isso é o que se chama “ter iniciativa”. Ao verificar uma situação assim e que possa ser solucionada, tome a frente. Se, por ventura, depois, acontecer um outro problema decorrente da sua ação, bem, acontece, a questão é que tentou resolver, foi proativo, estava zelando pelo bem da clínica.

5. Preze por uma postura profissional

É fato que passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho do que em casa e, assim, acabamos construindo um relacionamento próximo com as pessoas que trabalhamos. No entanto, quando o assunto é trabalho, é preciso considerar a linha tênue entre intimidade e profissionalismo.

Jamais deixe de ter educação, ser prestativo, tolerante, mas não deixe os outros abusarem disso. Obviamente, também não use disso para se aproveitar das pessoas.

Trilhar uma carreira de sucesso não é algo que se consegue do dia para noite, mas, com dedicação e trabalho de qualidade, é possível se destacar no ambiente profissional sim!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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