CID-11 tem nova data para ser implementada no Brasil

CID-11 tem nova data para ser implementada no Brasil

O Brasil avança na padronização das informações de saúde com a implementação da 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID 11), prevista para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2027.

A tradução oficial para o português foi concluída em 2024 pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), tornando-se disponível na plataforma oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A CID-11 contém aproximadamente 17 mil códigos únicos que, combinados, podem descrever até 1,6 milhão de situações clínicas. Essa atualização visa padronizar a codificação de doenças e agravos à saúde, para facilitar a comunicação entre profissionais de saúde, pesquisadores e gestores, além de permitir a identificação de tendências e estatísticas em âmbito local e global.

A importância da padronização da CID 11

Em texto publicado pelo Ministério da Saúde, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destacou a importância dessa atualização: “A CID-11 fornece uma linguagem comum que permitirá aos profissionais de saúde compartilhar informações padronizadas em todo o mundo, facilitando a análise das doenças”.

A tradução foi coordenada pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, que desde 2023 atua como Centro Colaborador para a Família de Classificações Internacionais da OMS no Brasil (BR-FIC).

O processo contou com a participação de médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, odontologistas e outros profissionais de saúde, além de colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Capacitação e suporte para a transição

Para apoiar a transição, está disponível o curso online “Manual de Capacitação da CID-11“, desenvolvido pelo departamento de Evidência e Inteligência para Ação na Saúde da Opas. Este curso visa capacitar os profissionais de saúde sobre as inovações da CID-11, para ajudar em uma adoção eficaz e uniforme da nova classificação em todo o país.

Além disso, existem softwares de gestão mais completos, como o Clínica nas Nuvens que já contam com uma base de dados tanto da CID-10 quanto da CID-11 dentro do Prontuário Eletrônico, para orientação dos profissionais de saúde.

Buscar a adaptação o quanto antes vai ajudar profissionais e gestores a realizar a transição de forma mais tranquila. Acompanhe informações em confiáveis aqui na Revista Nuvem, no blog e redes sociais.

Acesse também agora mesmo a versão em português da CID 11.

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se