Como o Espaço Interdisciplinar Cadin diminuiu o fluxo de comissionamento de 3 dias para 3 horas

Como o Espaço Interdisciplinar Cadin diminuiu o fluxo de comissionamento de 3 dias para 3 horas

Só quem gerencia uma clínica ou um centro de atendimento interdisciplinar sabe o quanto é desafiador. Com diferentes profissionais, agendas cheias e dezenas de atendimentos por mês, organizar informações, controlar evoluções e fazer o comissionamento com precisão se torna um processo complexo e muitas vezes demorado. 

Esse era a rotina no Centro de Atenção ao Desenvolvimento Infantil (CADIN), que prosperou sendo referência em intervenções terapêuticas baseadas em evidências científicas e centradas na família.  

O espaço reúne uma equipe interdisciplinar formada por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que apoiam o desenvolvimento de crianças e suas famílias. 

Fundado por Verena Ballalai, terapeuta ocupacional, e Carmen Villa Flor, fisioterapeuta, o CADIN nasceu em uma pequena sala comercial e, em menos de três anos, expandiu para uma estrutura acolhedora e completa, acompanhando o crescimento da demanda e a maturidade da gestão. 

Mas a expansão trouxe um problema comum para o espaço interdisciplinar: o processo de comissionamento consumia tempo demais e gerava erros frequentes. 

Processos manuais, retrabalho e noites em claro

No início, tudo era feito sem um sistema de gestão. Alan Coelho, responsável pelo Contas a Pagar e Receber, relembra esse período: 

“O centro interdisciplinar surgiu, a partir do sonho e força de vontade das duas socias que idealizaram esse projeto, mas que num primeiro momento começou sem o know how administrativo. Nesse período a gente utilizava muitas guias e todo o processo era feito de forma manual: frequência, faturamento inclusive os comissionamentos.” 

E era exatamente assim: anotações no papel, cálculos na mão e dependência total das informações dos atendimentos. Com a chegada de Alan e sua esposa, o Excel passou a entrar em cena, mas não resolveu a raiz do problema: 

“Eu passei a utilizar o Excel e a digitalizar minimamente os cálculos. Mas ainda assim a gente dependia muito de as terapeutas anotarem quantos atendimentos cada uma fez ao longo do mês.” 

O processo era tão trabalhoso que Alan chegava a virar noites fazendo contas: 

“Eu gastava em torno de 3 dias para fazer os cálculos manuais ainda com risco de erros. Então, por opção minha, passava madrugada adentro fazendo os cálculos” 

Uma realidade conhecida por clínicas que atendem múltiplas especialidades e lidam com grande volume de profissionais. 

A adoção do Clínica nas Nuvens e a construção de uma nova cultura administrativa 

Com o crescimento da equipe, que hoje conta com 35 profissionais da saúde e 5 do administrativo, ficou claro que o Centro de Atenção ao Desenvolvimento Infantil precisava de gestão mais sólida. 

A entrada do marido de uma das sócias no time acelerou a mudança: 

“Aos poucos o centro ganhou robustez e se tornou mais maduro. Foi quando, o Alexandre, marido de uma das sócias passou a fazer a gestão e fez algumas mudanças. Entre elas, mostrar a importância de ter um sistema dentro da clínica para otimizar os processos, organizar e centralizar todas as informações.” conta Alan 

Após testar outras soluções do mercado, a opção foi o Clínica nas Nuvens. 

“Tivemos encontros com mais dois sistemas, mas o Clínica nas Nuvens era o que abraçava mais nossas necessidades e tinha o melhor custo-benefício.” 

O impacto: de 3 dias para 3 horas para fechar o comissionamento 

Após organizar o uso interno e a boa adesão dos colaboradores, o resultado foi imediato e impressionante. 

“Com o Clínica nas Nuvens o tempo caiu para duas/três horas é muito rápido. E o faturamento de comissões, para mim, é a coisa mais perfeita que existe dentro do sistema.” 

Hoje, todo o processo é automático, confiável e centralizado, um salto gigantesco para uma gestão que antes dependia de anotações manuais, contagens de dias e cálculos repetitivos. 

Por que o CADIN recomenda o Clínica nas Nuvens 

“Indicaria o Clínica nas Nuvens porque utilizar o sistema é ganho de produtividade, otimização do tempo, melhoria no trabalho e confiança. Você tem relatórios confiáveis, o sistema é confiável com módulos que agregam bastante.” completa Alan 

Quer conquistar a mesma eficiência do CADIN? 

O Clínica nas Nuvens ajuda clínicas multiespecialidades e interdisciplinares a organizarem seus processos, reduzirem erros e ganharem tempo todos os meses, assim como aconteceu com o CADIN. 

Agende uma demonstração gratuita e entenda como o sistema pode transformar sua rotina administrativa. 

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Por favor, preencha este campo
Por favor, preencha este campo
Por favor, digite seu telefone
Compartilhar Inscreva-se