Todos sabem que há muita leitura envolvida com a carreira de medicina, principalmente sobre teorias e práticas relacionadas às especialidades clínicas.
Porém, há uma outra temática importante para esses profissionais que, embora seja menos popular do que anatomia ou fisiologia, faz toda a diferença na sua atuação em instituições de saúde e consultórios. Estamos falando da Administração Clínica.
Neste post falaremos sobre esse conceito, apontando para os benefícios desse conhecimento para a carreira de médicos, bem como indicaremos 5 livros que todo médico deveria ler sobre assuntos relacionados à administração na saúde.
O que é Administração Clínica?
Falar sobre Administração Clínica é falar sobre temas ligados à gestão de consultórios e estabelecimentos de saúde. Entretanto, como se trata de um assunto complexo, é preciso buscar referências variadas para dominar esse conhecimento e colocá-lo em prática na vida profissional.
Dentre as principais questões relacionados ao assunto, podemos destacar relacionamento com clientes, gestão financeira, gestão de pessoas, satisfação no atendimento, novas tecnologias e etc.
Portanto, veja abaixo as 5 referências de livros para médicos e um pouco do olhar de cada um dos autores sobre seus respectivos temas!
1. Série Gestão em Saúde – Editora FGV
Aqui não temos apenas um livro, mas uma série de livros da Editora FGV voltados especificamente para questões relacionadas à gestão em saúde. Formada por 10 títulos diferentes, essa série aborda assuntos como:
- Gestão de custos em saúde
- Gestão de pessoas em saúde
- Sistemas de informações gerenciais em organizações de saúde
- Logística em organizações de saúde
A série trata do tema do gerenciamento na área da saúde sob a perspectiva do impacto positivo do avanço tecnológico na área e das novas demandas gerenciais criadas por essa modernização.
2. Inovação na gestão da saúde: soluções disruptivas para reduzir custos e aumentar qualidade – Clayton M. Christensen
Considerado um guru da inovação, Christensen aplica no contexto da saúde soluções disruptivas para resolver questões comuns à rotina desses estabelecimentos, sendo um excelente material para médicos que pretendem se atualizar acerca das tecnologias ligadas à administração em saúde.
A proposta do autor é criar um sistema capaz de reduzir custos e melhorar a assistência, beneficiando estabelecimentos e pacientes, de forma a aumentar a rentabilidade de clínicas e, ao mesmo tempo, a qualidade dos atendimentos.
3. A saúde dos planos de saúde – Dráuzio Varella e Maurício Ceschin
Os autores, o médico Dráuzio Varella e o ex-diretor presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS) Maurício Ceschin analisam neste livro os planos de saúde médico-hospitalares e trazem propostas de novos modelos para a gestão.
Como parte da rotina de médicos que atuam em consultórios e clínicas envolve essa dinâmica de beneficiários e planos de saúde, é um livro interessante para médicos que querem conhecer uma visão crítica sobre o tema e os novos caminhos propostos.
4. Gestão de clínicas médicas – Marinho Jorge Scarpi
O livro de Marinho Jorge Scarpi, oftalmologista e especialista em Gestão de Saúde, oferece aos médicos conhecimentos práticos sobre assuntos variados da rotina de profissionais que atuam gerenciando estabelecimentos de saúde.
Ele fala sobre sistemas de liderança, planejamento estratégico, armazenamento e utilização das informações, satisfação dos clientes e responsabilidade social.
5. Patch Adams: O Amor é Contagioso
O nome do psiquiatra Patch Adams se popularizou no mundo após lançarem um filme baseado neste último livro citado acima. Trata-se de um clássico que, apesar de ter sido lançado há décadas, fala de questões que sempre vão acompanhar a rotina dos médicos: o relacionamento com pacientes.
Dando um sentido ainda maior ao papel do médico na vida das pessoas (e vice-versa), a obra inspira profissionais a inserirem na sua prática clínica o atendimento humanizado e completa aqui as indicações de livros para médicos que podem melhorar a gestão de consultórios e clínicas, trazendo mais eficiência e qualidade na relação entre médicos e pacientes.