A importância do arquivamento online de imagens em tratamentos dermatológicos

A importância do arquivamento online de imagens em tratamentos dermatológicos

Já falamos aqui no blog sobre como a evolução tecnológica tem mudado significativamente processos em diversas áreas. Na saúde, por exemplo, a comunicação e o compartilhamento de informações são alguns pontos que já estão gerando grandes transformações.

A relação médico-paciente também sofreu alterações neste novo modelo. As ferramentas de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Skype, entre outras, trouxeram uma nova perspectiva, novas possibilidades de interação e, mesmo à distância, é possível manter a proximidade, através de ferramentas digitais como o advento da telemedicina, sem perder a confiança e a qualidade.

Dessa mesma maneira, os diagnósticos também estão passando por mudanças. Essa facilidade na comunicação, mencionada anteriormente, resultou em análises mais precisas, através de pesquisas, de compartilhamento de opiniões (mantendo, é claro, o sigilo e a ética) e da documentação de informações.

Os documentos, dados, relatórios, informações da área médica, de um modo geral, estão, a cada dia, tornando-se sequências binárias arquivadas em servidores mundo a fora, ou seja, deixam de ser papel para se tornarem arquivos digitais.

Neste texto vamos trazer a importância desse arquivamento digital para imagens em dermatologia, uma especialidade médica que depende muito de fotografias nítidas e de espaço para guardar as sequência de imagens oriundas dos tratamentos dos pacientes.

Continue lendo e fique por dentro!

Sistema para clínica

A importância do arquivamento online de imagens

É recente, se pararmos para pensar na história humana na terra, a possibilidade de guardar uma infinidade de dados, textos, livros, filmes, sons e imagens dentro dos computadores, em formatos distintos, mas com uma coisa em comum: serem todos digitais!

Ser digital significa ser uma sequência de zeros e uns, organizados de tal maneira que a máquina (computador) possa processá-los, os softwares possam ler e o conteúdo possa brilhar na tela dos monitores, como se fosse uma fotografia física, impressa ou um texto físico, que antes só podia ser lido nos jornais, panfletos, livros, etc.

Foi só a partir da segunda metade do século XX e, mais recentemente, entre os anos 90 e 2000, que tivemos o boom dos arquivos sendo, não apenas armazenados nas máquinas, mas compartilhados através da internet.

E é ainda mais recente a transformação desses arquivos, fotos, áudios, vídeos, imagens e textos, em arquivos salvos no que ficou conhecido como “nuvem”, ou seja, em grandes servidores espalhados pelo mundo, feitos exclusivamente para guardar informações pessoais e profissionais.

Essa possibilidade de armazenar dados na nuvem trouxe muitas vantagens. Antes, quando os arquivos eram armazenados em mídias físicas, como os antigos disquetes, CDs, HDs, e hoje os pen drives, por serem hardwares, ou seja, produtos feitos a partir de peças mecânicas, esses aparelhos acabavam, e ainda acabam, sofrendo com uma série de problemas. Eles podem cair e quebrar, estragam se forem molhados, queimam com alternâncias na energia, sofrem os efeitos do tempo, envelhecem e se degradam, podem ser roubados, furtados, deixados em algum lugar e perdidos. Mas isso não ocorre se você guardar os dados na nuvem.

Quando armazenamos na nuvem, mesmo que nosso computador, laptop, celular ou tablet se estraguem, sejam perdidos ou roubados, basta acessarmos as informações, claro, previamente armazenadas, usando nosso login e senha, de qualquer outro dispositivo, e teremos tudo lá, intacto e pronto para ser usado.

O arquivamento na nuvem é mais seguro, amplia nossa liberdade de poder acessar nossos dados em qualquer dispositivo e de qualquer lugar do mundo e possibilita a transferência e o compartilhamento praticamente em tempo real. Fica tudo mais prático, dinâmico e confortável!

software médico

O arquivamento online de imagens na dermatologia

Falando especificamente da área da saúde e, mais precisamente da dermatologia, as imagens são uma questão chave para o trabalho desses profissionais. Nessa área principalmente, as imagens falam mais do que mil palavras.

A dermatologia necessita de imagens em alta definição para trabalhar, tratar os paciente, comparar o antes e depois, compartilhar com outros profissionais e analisar os detalhes de cada caso. É elementar que as inúmeras fotos utilizadas diariamente sejam armazenadas em um lugar seguro, fácil de ser encontrado, prático para busca e que não ocupe espaço físico.

Além do que já foi citado, as imagens, já desde o início, e considerando a evolução do tratamento, também possibilitam entender como o paciente reage à medicação, o que é imprescindível para o trabalho do profissional e o cuidado que ele precisa ter com o que receita ou aplica no paciente.

Muitas vezes, apenas o relato, por exemplo, via telefone, não supre as necessidades de detalhes que os dermatologistas precisam para atestar qualquer diagnóstico. É exatamente aí que a documentação de imagens entra: no acompanhamento da trajetória do paciente.

Psoríase, acne, micose e herpes são alguns exemplos de doenças que dependem muito da documentação em imagens, permitindo um acompanhamento mais detalhado e organizado da evolução do tratamento.

Por isso, a importância de contar com um sistema profissional e totalmente online, para armazenar e compartilhar as imagens do seu ramo profissional. Entenda melhor sobre isso na sequência!

A importância de um sistema online para a clínica de dermatologia

Para quem atua há mais tempo e lida, por exemplo, com a papelada habitual de prontuário, é comum manusear imagens impressas em pastas que parece nunca ter fim. Assim, muito além do cuidado com a organização correta, é preciso dispor, por exemplo, de uma estrutura que acomode essas informações em formato físico.

Em uma clínica que trabalha com três profissionais dermatologistas, pressupondo que cada um atenda em torno de sete pacientes por dia, consegue-se visualizar uma quantidade relativamente grande de informações a serem arquivadas.

Com um sistema online que integre e centralize as informações do consultório e que permita, ainda, a documentação de imagens por paciente, essa tarefa se torna substancialmente mais fácil.

Por isso, estamos sempre reforçando a importância do Clínica nas Nuvens. Com nosso software de gestão de clínicas, você tem a sua disposição uma galeria completa e totalmente personalizável de imagens e documentos, para o armazenamento de qualquer informação relacionada ao seu paciente. Além, é claro, de outras inúmeras funcionalidades, que oferecem mais facilidade no controle da gestão do seu ambiente profissional. E o melhor, tudo 100% online.

evite fraudes na clínica

Transforme seu consultório ou clínica dermatológica em um local sofisticado e moderno. Conheça o Clínica nas Nuvens e peça uma demonstração gratuita! Você não vai se arrepender.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se