Saúde financeira da clínica: como controlar os orçamentos?

Saúde financeira da clínica: como controlar os orçamentos?

Independente da área e do ramo do negócio, preocupar-se com a saúde financeira empresarial é vital para qualquer negócio prosperar e ter sucesso no mercado.  

No campo da saúde, das clínicas e dos consultórios médicos, isso não é diferente. Por isso, é tão importante cuidar da saúde financeira empresarial. Neste texto, você verá alguns pontos importantes para as finanças na sua clínica estarem sempre “no azul”.

O dia a dia corrido na clínica e a saúde financeira da empresa

O dia a dia de uma secretária médica costuma ser bastante agitado. A rotina se divide entre marcar consultas, recepcionar pacientes, organizar o consultório, auxiliar o médico, monitorar o estoque de materiais e, muitas vezes, controlar o setor financeiro.

Entre todas as tarefas, a última listada aqui, que envolve a saúde financeira das empresas, merece uma atenção especial. Isso porque, assim como todo empresário, médicos dependem de um consultório e uma clínica rentável para manter as atividades em funcionamento.

Administrar a saúde financeira empresarial não é uma das tarefas mais fáceis. Afinal, há muita coisa envolvida, como pagar fornecedores, receber de pacientes, comprar materiais e prestar conta de tudo isso. Entre todas as funções, uma delas é primordial no setor financeiro: o controle de orçamentos.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Por que você deve se preocupar com a questão do controle de orçamentos?

Controlar os orçamentos significa administrar os gastos do consultório e melhorar a saúde financeira empresarial. Por meio deles (orçamentos), você irá monitorar valores a serem pagos por determinados produtos ou serviços. Isso garante uma visão geral sobre os preços praticados pelo mercado para buscar a melhor opção.

Nem sempre o que é mais barato é mais vantajoso, mas com orçamentos em mãos, é possível analisar o custo-benefício de cada serviço que precisa ser terceirizado pelo consultório. A atividade pode parecer irrelevante, mas garante mais eficiência e economia.

Como melhorar a saúde financeira da sua clínica médica?

Em muitas clínicas, a prática de solicitar orçamentos é deixada de lado com o passar do tempo. Encontrar um fornecedor de qualidade e confiança, que lhe atenda todos os meses é uma boa alternativa, mas ter a certeza de que você não está pagando nada a mais por isso é fundamental.

Dessa forma, sempre que precisar realizar algum tipo de compra ou contratação de serviço, busque conhecer as opções e os preços oferecidos por cada empresa. Depois, repasse ao médico e, se for possível, discutam juntos a melhor alternativa.

Outra dica importante é solicitar o orçamento por um documento que possa ser arquivado por você. Isso ajuda no controle de gastos internos e evita transtornos desnecessários na hora de pagar pelos valores, por exemplo.

Software para clínicas

O Clínica nas Nuvens ajuda a saúde financeira da sua clínica e o controle de orçamentos

O Clínica nas Nuvens é um software de gestão para clínicas com um grande número de funcionalidades destinadas a gerir a clínica por completo, desde a entrada do paciente até a chamada pós-consulta.

Por se tratar de um sistema baseado em nuvem, no qual as informações ficam retidas ou armazenadas em servidores, você trabalha com dados digitais, sem o transtorno de perder documentos, lidar com papelada, arquivos físicos e burocracia. É a evolução do financeiro da clínica

Conte com funcionalidades como agenda médica online, prontuário eletrônico, telemedicina, business intelligence, cartão de benefícios, controle financeiro, faturamento TISS, integração contábil, controle de estoque, sistema de cobranças e outros.

Além disso, o sistema organiza o ambiente de trabalho, otimiza o tempo dos profissionais e acelera os processos rotineiros na clínica. Ele ainda é extremamente seguro, pois trabalha com o mesmo patamar de segurança utilizado pelas grandes instituições bancárias do país. 

Auxiliando no controle de orçamentos da clínica médica

Quanto à questão dos orçamentos, o Clínica nas Nuvens tem uma funcionalidade que vai ajudar você na saúde financeira empresarial: o Controle Financeiro. Com ele, você tem recursos e ferramentas para organizar e controlar os orçamentos de forma segura, prática e assertiva.

Além disso, utilizando o Clínica nas Nuvens, você cria orçamentos e pode enviá-los para os seus pacientes em pouco tempo. Você também pode enviar diversas opções para eles escolherem o melhor procedimento e as melhores condições de pagamento, por exemplo.

Também é possível que você acompanhe se o orçamento foi aprovado ou não. Sendo aprovado, você pode conectá-lo à agenda médica online e integrá-lo automaticamente com o “contas a pagar e a receber”. A saúde financeira da sua clínica vai melhorar muito com nosso sistema.

Assine a newsletter do Clínica nas Nuvens

Gostou deste post sobre finanças e orçamento? Então, siga-nos nas redes sociais, leia e comente outros conteúdos que criamos no nosso blog. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo materiais. 
Se preferir, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você estará sempre informado sobre novos textos e ficará por dentro de tudo que postamos sobre o universo da saúde.

guia gestão financeira para médicos
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se