Você sabe o que seus pacientes falam sobre seu consultório?

Você sabe o que seus pacientes falam sobre seu consultório?

Você tem um paciente há anos. Ele conhece o seu trabalho. Sabe do seu potencial e confia a própria saúde e a vida de sua família nas suas mãos, de olhos fechados. Mas, você sabe o que esse paciente – e tantos outros – falam sobre o seu serviço?

O ser humano, infelizmente, não sabe lidar com críticas. Sabemos agradecer um elogio, mas, no momento que as pessoas falam sobre nossos pontos que precisam ser melhorados, muitas vezes, fechamos os olhos ou procuramos justificativas.

Assim, enfrentar a realidade sobre o que os pacientes falam sobre sua clínica, seu atendimento e seus processos não é algo fácil; entretanto, é necessário. Manter um contato com os pacientes para que possam expor suas insatisfações acerca das experiências que tiveram auxilia a melhorar a gestão do consultório.

Como descobrir o que os pacientes pensam

Para saber o que seus pacientes andam falando sobre sua clínica, é preciso, primeiramente, estreitar a relação com eles. Afinal, ninguém oferece uma informação tão preciosa como essa de forma fria. O paciente precisa confiar em você a ponto de confessar o que realmente pensa.

Além de criar esse laço de confiança, você precisa oferecer ferramentas eficazes para que ele exponha seus pensamentos. Canais de contato que realmente estejam ativos são essenciais nessa etapa do processo. E-mails, telefones, páginas em redes sociais são alguns exemplos que podem ser utilizados.

A importância do retorno

Assim como você contou com seus pacientes para saber suas opiniões, eles também querem saber que você se importa com o que eles expressaram. Dessa maneira, um retorno agradecendo a contribuição e dizendo que a participação dele é essencial para o aprimoramento da clínica/consultório é o mínimo a ser feito.

O que fazer com a informação?

Você criou um ambiente de confiança, ofereceu as ferramentas corretas e o seu paciente veio ao encontro da sua necessidade, expondo suas opiniões e sugestões; agora, é hora de utilizar essas informações para promover mudanças significativas nos processos, no atendimento, no ambiente.

É válido lembrar que não é de uma hora pra outra que esse processo ganha forma. Como todo empreendimento, é preciso dedicação e atualização constante para aumentar a satisfação dos pacientes e, por fim, fidelizá-los.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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