Saiba como declarar a DMED de forma simples

Saiba como declarar a DMED de forma simples

Com o início do ano, os profissionais que prestam serviços para a área da saúde devem ficar atentos para não perderem o prazo da DMED 2024 (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde). 

Desde sua implementação em dezembro de 2009 pela Instrução Normativa RFB N 985 até 2017, o prazo para a entrega era até o final de março. A partir desta data, a Receita Federal exige que a declaração da DMED seja realizada até o último dia útil do mês de fevereiro. 

A DMED foi criada com o objetivo de cruzar dados. Ou seja, os valores declarados pelo paciente no Imposto de Renda de Pessoa Física devem ser os mesmos que os profissionais de saúde informaram no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. 

Em novembro de 2020 as regras da DMED foram alteradas. Foram incluídos novos profissionais da saúde na obrigatoriedade de enviarem as informações sobre os valores recebidos pelos atendimentos à Receita Federal. 

Desenvolvemos este blog post para ajudar você a saber se está dentro da obrigatoriedade da DMED 2024. Continue a leitura para tirar suas dúvidas e como fazer a declaração de um jeito descomplicado, com agilidade, sem perder o prazo.

entrega da DMED

Porque a DMED é tão importante?

A DMED serve para que o Governo consiga cruzar os valores declarados pelo paciente no seu IRPF com os valores declarados pelas clínicas e profissionais de saúde.

É necessário declarar com muito cuidado todos os valores recebidos de pacientes (Pessoas Físicas) provindos de atendimentos, consultas e/ou procedimentos. 

Assim como a Declaração do IRPF, caso seja encontrado alguma irregularidade na DMED, os profissionais que prestam serviços para a área da saúde também podem pagar multas e receber penalidades. 

Por isso, é de extrema importância que os valores dos recibos e notas fiscais estejam de acordo com os declarados para a Receita Federal pelo paciente. 

Outro ponto que é identificado como irregular, são recibos ou documentos que estão fora do padrão legal. Neste caso, podem ser considerados como uma falsa declaração e abrem precedentes para crimes tributários. 

Além das regularidades nos recibos e valores declarados para a Receita Federal, o prazo para a realização da declaração da DMED também precisa de atenção extra. É necessário que o envio das informações seja realizado dentro do prazo legal, o último dia útil de fevereiro.

Evite fraude na clínica médica

Mas afinal, quem precisa enviar a DMED?

Os profissionais e estabelecimentos da saúde que entram na obrigatoriedade de enviar suas informações ao Governo, segundo a Receita Federal, são: 

  • Prestadores de serviços do setor de medicina e da área da saúde;
  • Operadoras de plano privado que trabalham com assistência à saúde; 
  • Operadora de plano privado de assistência à saúde e prestadora de serviços de saúde.

Você pode conferir com mais detalhes o que é, quem precisa enviar e como preencher a DMED no nosso Guia completo sobre a declaração de serviços médicos.

Mas fique tranquilo, hoje já existem diversas soluções que auxiliam na gestão de clínicas e consultórios. Com isso, este processo é muito mais simples e você estará preparado quando o prazo da DMED chegar.

Como um software médico vai te ajudar na declaração da DMED

Nos últimos anos a área da saúde vem utilizando cada vez mais a tecnologia para simplificar e acelerar processos. Dessa forma, consegue focar no que é mais importante: o cuidado com a saúde do paciente. 

Uma pesquisa realizada pela Accenture mostrou que 91% dos hospitais no Brasil estão conectados à Internet. De acordo com o estudo, 61% dos médicos utilizam tecnologia no atendimento a pacientes e 38% já utilizam ferramentas de gestão online.

Neste cenário, os softwares médicos para gestão de clínicas e consultórios vêm conquistando seu espaço, levando a digitalização e transformação às rotinas que envolvem a gestão do negócio. 

Os sistemas online para profissionais da saúde automatizam e auxiliam nas mais diversas tarefas, por isso, trazem mais simplicidade, agilidade e clareza das operações financeiras. 

Com um software médico de gestão, você tem nas suas mãos um sistema intuitivo, que deixa as transações financeiras claras e preparadas na hora de realizar a declaração da DMED. 

Assim, quando chegar o momento de enviar as informações à Receita Federal, você terá tudo centralizado em um único espaço. Basta acessar o sistema e coletar os dados necessários (nome e CPF do paciente, valor que foi pago). Incrível, não é mesmo? 

Clínica nas Nuvens tem uma funcionalidade especialmente pensada para facilitar e agilizar a declaração da DMED. De forma automatizada, os clientes conseguirão exportar do sistema online e importar na Receita Federal. 

Porque escolher o Clínica nas Nuvens

O Clínica nas Nuvens é um software médico que simplifica a gestão de clínicas e consultórios. Já são mais de 17 mil profissionais em todo o Brasil com total clareza em seus processos financeiros e facilidades de um clique para a entrega da DMED.

Emissão de guias TISS

Confira algumas funcionalidades:

Controle financeiro

Muito além de facilitar a declaração da DMED, com o sistema online da Clínica nas Nuvens você tem total controle do seu financeiro, contas a pagar e receber, e o faturamento TISS. 

Agenda médica

Com a agenda médica online você consegue visualizar com facilidade os horários e ainda envia automaticamente lembretes por WhatsApp e SMS para os pacientes, reduzindo as faltas. 

Telemedicina

Você ainda tem acesso a uma plataforma intuitiva de telemedicina, onde é possível realizar atendimentos online de qualquer lugar e receber com simplicidade. A plataforma é integrada com cartão de crédito ou emissão de boleto. 

Prontuário médico

No prontuário médico você tem espaço infinito para colocar informações sobre seus pacientes com alto nível de segurança. Você ainda pode acessá-las de qualquer lugar. 

Viu só como o Clínica nas Nuvens tem funcionalidades para melhorar o dia a dia e a gestão da sua clínica?

Chega de se perder em tantas abas abertas, formulários intermináveis e planilhas difíceis de lidar. Aqui você resolve tudo de forma ágil e descomplicada.

Chega de perder tempo e dinheiro. Solicite uma demonstração.

Software médico
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se