Entenda a importância de fazer um bom atendimento em clínica

Entenda a importância de fazer um bom atendimento em clínica

Atender bem ao paciente é um dever essencial de qualquer pessoa que trabalha com a saúde. A qualidade do atendimento em clínica garante a satisfação dos indivíduos com relação aos serviços prestados e aumenta a procura de novos clientes pelo trabalho oferecido. 

Entretanto, garantir um bom atendimento não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Se você deseja alcançar um diferencial no seu atendimento ao paciente, continue acompanhando este conteúdo e confira algumas dicas de como atender com qualidade. Boa leitura!

Por que um bom atendimento faz a diferença? 

Ninguém gosta de ser mal atendido em um ambiente. Rosto fechado, falta de vontade de responder a possíveis dúvidas, mau-humor, entre outros aspectos negativos por parte do atendente podem prejudicar a forma como o cliente enxerga aquele negócio, fazendo com que, em muitos casos, ele não retorne ao local. 

Por outro lado, quando o atendimento em clínica acontece com qualidade, o paciente se sente bem acolhido, confortável e deixa de considerar outros locais como opção. Em resumo, fidelizar o paciente começa por um bom atendimento. 

Dicas de como realizar um bom atendimento na clínica

Para ajudar a oferecer um bom atendimento ao cliente, preparamos algumas dicas que podem ser essenciais para você aplicar na sua clínica. Continue a leitura e confira. 

Educação e cortesia sempre

Um bom atendimento clínico é pautado na educação e na cordialidade. A satisfação do paciente está diretamente ligada à forma como ele é tratado. Quando a educação e a cortesia são prioridades, os serviços são lembrados não só pela excelência, mas pelo atendimento diferenciado.

Portanto, garanta que sua equipe sorria sempre e trate os outros com cordialidade, usando palavras como “senhor” ou “senhora” e jamais se exaltando quando estiver enfrentando alguma dificuldade no relacionamento com o paciente.

Boa vontade ao realizar tarefas

Nada é mais desagradável que contar com uma pessoa de muita má vontade para realizar uma tarefa. O desprezo e o descaso para ajudar o paciente o deixam inibido e desconfortável, o que pode resultar em uma situação desagradável e até na perda daquele paciente.

Por isso, ao trabalhar diretamente com os pacientes de uma clínica, é importante que a equipe demonstre boa vontade na hora de atender ao público e tire todas as dúvidas que surgirem por parte dos clientes, por mais simples que sejam. 

Equipe eficiente e bem informada faz toda a diferença

Um profissional despreparado, que não sabe passar informações básicas sobre o ambiente de trabalho, terá mais dificuldade de oferecer um bom atendimento na clínica

Por isso, é importante que todos conheçam bem os detalhes que podem ser solicitados no momento do atendimento em clínica e estejam prontos para solucionar as requisições de maneira rápida e eficiente, sem nunca perder a qualidade.

Uma boa prática é utilizar as informações disponíveis no software de gestão que a clínica utiliza no dia a dia de trabalho. Lá, é possível visualizar tanto as informações do paciente quanto dos profissionais da clínica. Dessa forma, muitas dúvidas podem ser respondidas apenas conferindo o sistema. 

Escuta de reclamações

Uma das principais queixas de clientes mal atendidos é a falta de atenção às reclamações sobre o serviço prestado. Assim, uma das regras de ouro para garantir um bom atendimento em clínica é saber gerenciar e receber bem as reclamações, mesmo que essa situação seja desconfortável.

Ao ouvir as críticas negativas, a equipe de atendimento pode entender quais são os pontos que devem ser melhorados de forma geral, evitando que novas reclamações sobre o mesmo problema voltem a acontecer. 

Mentiras para o paciente

Quantas vezes você já viu profissionais mentindo somente para o cliente parar de reclamar? Essa atitude é extremamente prejudicial para um bom atendimento, já que a mentira nunca é sustentada por muito tempo. 

Dessa maneira, além de não solucionar o que foi requisitado, quando a equipe mente para o paciente, cria-se um problema muito maior para ser resolvido no futuro.

Atendimento humanizado

Além dos cuidados já citados ao longo do texto, outro detalhe que não pode ser deixado de lado é a humanização do atendimento. Isso porque clínicas lidam com a saúde de pessoas, algo delicado e que pode ocasionar diversos sentimentos, dependendo da gravidade do caso. 

Portanto, atender de forma humanizada é fundamental. Olhar no olho, conversar para tentar amenizar um possível nervosismo pré-consulta, demonstrar compaixão, entre outros aspectos, fazem toda a diferença, já que ajudam o paciente a se sentir mais confiante no tratamento e mais confortável para frequentar o ambiente. 

Acompanhe outros conteúdos

Ao longo do texto, você conferiu algumas dicas que ajudam a entregar um bom atendimento em clínica. Se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto, é só continuar acompanhando o blog e conferir outros conteúdos com a mesma temática.

Para começar, que tal dar uma olhada em Atendimento Médico: Como Garantir A Satisfação Do Paciente e conferir outras dicas importantes para fidelizar seu paciente? Acesse e confira. 

sistema de gestão clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se