Como o overdelivering pode ajudar na relação com pacientes

Como o overdelivering pode ajudar na relação com pacientes

O conceito de overdelivering é traduzido pela superação das expectativas dos clientes. De forma resumida, significa entregar além daquilo que o cliente espera. Apesar de ser mais aplicado a empresas, ele também pode ser utilizado na relação de uma clínica com os pacientes.

Desenvolvemos este artigo para falar um pouco mais sobre esse conceito, os principais benefícios e a forma de aplicá-lo em uma clínica médica para melhorar o relacionamento com os pacientes e entregar mais qualidade. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando.

Por que praticar o overdelivering?

O mercado voltado para a área de saúde é bem competitivo. Os clientes estão cada vez mais exigentes na hora de escolher um médico. Portanto, satisfazer as necessidades já não é mais um diferencial.

Logo, o overdelivering é uma forma de melhorar o atendimento e o relacionamento com os clientes para ocupar uma posição melhor no mercado, entregar algo a mais, garantir cada vez mais público e, consequentemente, aumentar o faturamento do negócio.

atrair, captar e fidelizar pacientes

Como o overdelivering pode ser aplicado em clínicas?

Entre as práticas de overdelivering em clínicas hoje, uma das formas mais comuns é o oferecimento de amostras grátis de determinado medicamento. Isso faz com que os custos com o remédio sejam menores e os pacientes saiam mais satisfeitos.

Outra forma de praticar o overdelivering nas clínicas é pelo oferecimento de retornos gratuitos em consultas. Também é possível citar ligações ou envio de mensagens automatizadas nos dias anteriores à consulta para lembrar o paciente do horário marcado e até do prazo para retorno.

Evitar filas e facilitar o agendamento de consultas com uma agenda médica online também é uma ótima forma de colocar esse conceito em prática. Assim, o paciente tem uma ótima primeira impressão da clínica.

Envie um brinde aos pacientes em datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, entre outras datas que façam sentido para o público-alvo da clínica. Essa estratégia também ajuda a colocar o conceito em prática. 

Clínicas que vendem produtos e oferecem serviços também podem contar com e-commerce e frete grátis para algumas regiões do país, por exemplo. Enfim, qualquer ação que vá além do atendimento médico pode ser classificada como overdelivering em uma clínica médica.

agenda médica online

Quais são os principais benefícios dessa prática?

Implementar o overdelivering na clínica é uma atitude benéfica tanto para pacientes quanto para a própria instituição. A seguir, confira as principais vantagens que a prática oferece. 

Satisfação do paciente

O principal benefício é a satisfação dos pacientes com relação ao atendimento e ao relacionamento com a clínica. O aumento da satisfação contribui para a fidelização desses pacientes, que se tornam clientes regulares.

Além disso, esses pacientes tendem a indicar a clínica a outros possíveis clientes, oferecendo referências sobre o bom atendimento e atraindo novas oportunidades para a clínica.

Destaque no mercado

A prática do overdelivering em clínicas ainda não é algo muito comum. Por isso, ao oferecer diferenciais na forma de atender ao paciente, a empresa se destaca no mercado, pois entrega algo diferente da concorrência. 

Agenda sempre cheia

Quando a clínica opta pela prática do overdelivering e entrega algo a mais aos pacientes, aumenta-se a chance dos pacientes retornarem ou indicarem a clínica para outras pessoas. A consequência disso é a agenda da clínica sempre cheia, sem horários em branco. 

Sistema de controle financeiro para clínicas

Aumento no faturamento

O benefício principal que o overdelivering oferece é o aumento do faturamento, pois clientes satisfeitos resultam em maior ganho financeiro para a instituição.

Conte com a tecnologia para ajudar nisso

A tecnologia pode ser uma importante aliada na hora de colocar técnicas de overdelivering em prática na clínica: para auxiliar no envio de mensagens automatizadas aos pacientes ou agilizar o agendamento de consultas. 

Independente da estratégia utilizada pela clínica, ter a tecnologia como parceira é essencial para facilitar a implementação das ações. Por meio de um software médico, por exemplo, é possível ter acesso a ferramentas de marketing que otimizam o envio de possíveis descontos a determinados clientes.

Com o uso de um software para clínicas, também é possível acompanhar a jornada do paciente com mais facilidade e oferecer um diferencial para os clientes mais assíduos, como um procedimento gratuito ou brindes exclusivos. 

Enfim, ter a tecnologia presente no dia a dia da clínica pode ajudar muito na implementação de novas estratégias e na conquista de resultados positivos para o negócio. 

Software para clínicas

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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