CNES: o que é, como e por quê fazer o cadastro?

CNES: o que é, como e por quê fazer o cadastro?

Você sabe o que é CNES? Ao lado do Alvará de Funcionamento, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde é responsável por regulamentar a existência de qualquer estabelecimento de saúde público ou privado.

O Clínica nas Nuvens, software para clínicas, preparou um conteúdo completo para explicar os detalhes sobre isso, desde o que é Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) até como conseguir o seu. Confira!

O que é CNES?

Esta é a sigla para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, que representa um registro para as instituições privadas e públicas prestadoras de serviços de saúde. Esse registro foi normatizado pela Portaria do Ministério da Saúde, pela Secretaria de Atenção à Saúde MS/SAS número 511, de 29 de dezembro de 2000.

O cadastro tem o objetivo de auxiliar no mapeamento da rede assistencial do país. É uma ferramenta que contribui para gestores de saúde tomarem decisões com mais facilidade. 

Ele disponibiliza informações dos estabelecimentos de saúde para outros sistemas de informação, como Serviço Nacional de Saúde (SUS). Também serve como fonte de pesquisa para o planejamento estratégico, o monitoramento e o controle das instituições de saúde.

Outras finalidades importantes do cadastro CNES são: automação de processos, embasamento do planejamento e realização da integração da rede assistencial do país. 

Além disso, o cadastro fornece informações para pacientes conferirem a regularidade das instituições que frequentam, assim como a disponibilidade de serviços, força de trabalho e capacidade instalada dos estabelecimentos de saúde.

Por meio do cadastro, uma pessoa pode ter certeza de que uma clínica de cirurgia plástica é isenta de problemas, por exemplo. Isso é fundamental para dar mais segurança aos pacientes. Parafraseando César Mors, especialista em atendimento e palestrante: “conquiste clientes, e eles conquistarão mais clientes para você.” 

Software para clínicas

Qual é a importância do CNES?

Fazer o CNES profissional é muito importante para manter a regularidade do estabelecimento. O registro é obrigatório, sendo necessário para a instituição ser legalizada. 

Ele é exigido para a realização de parcerias e contratos, ou seja, para receber repasses e pagamentos tanto do SUS (Sistema Único de Saúde) quanto dos planos de saúde. O número gerado no registro é demandado na assinatura do contrato. Lembre-se de que é preciso atualizar o cadastro  sempre. 

No CNES para médico ou outros profissionais, você coloca informações do corpo de colaboradores que trabalham no local, indicando os tipos de serviços prestados, as instalações e os equipamentos disponíveis. 

Outro ponto importante é que, qualquer modificação na empresa deve ser notificada para as autoridades, por meio do sistema informatizado. É realmente um registro bem detalhado sobre a empresa de saúde.

Quem precisa ter cadastro no CNES?

O CNES dos estabelecimentos é exigido nos seguintes locais: 

  •      clínicas; 
  •      consultórios; 
  •      policlínicas; 
  •      hospitais; 
  •      ambulatórios; 
  •      serviços de fisioterapia; 
  •      ambulatórios que ficam em empresas.

Como descobrir o CNES?

É muito simples descobrir seus dados de cadastro. Basta acessar a página oficial do CNES e informar seu estado, seu município e seu CPF.

Como obter o CNES? Veja o passo a passo completo! 

Para obter o CNES, é necessário procurar o órgão gestor de saúde municipal ou estadual, como a Secretaria de Saúde da cidade. A entrada no pedido demanda que a instituição esteja regularizada junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária e tenha o Alvará de Funcionamento emitido pela prefeitura.

O cadastro profissional deve ser completado e entregue em duas vias. Ele contém 15 fichas para serem preenchidas. Após conseguir as autorizações, você deve realizar o cadastro no site oficial.

Como consultar o CNES de um estabelecimento de saúde?

Assim como a consulta do profissional, a do estabelecimento de saúde também deve ser feita no DataSUS, site oficial do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Para ver a lista de locais cadastrados, é só preencher o seu estado e a sua cidade. 

Quais informações estão disponíveis no CNES?

As informações disponíveis no CNES vão desde as mais básicas, como nome, endereço e telefone, até dados de estrutura, como equipamentos, recursos físicos e serviços oferecidos. 

Todas as informações relevantes sobre o estabelecimento constam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, disponíveis para todos que desejarem saber mais.

Outro dado interessante diz respeito aos profissionais que atuam no estabelecimento, como o registro na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e a carga horária cumprida. 

agenda médica online

Quem atualiza o CNES?

É responsabilidade do estabelecimento de saúde manter os dados atualizados do sistema. Por tanto, fique por dentro do que diz a portaria Nº 1.646, do Ministério da Saúde: 

“Art. 4º: o cadastramento e a manutenção dos dados cadastrais no Cadastro Nacional são obrigatórios para todo e qualquer estabelecimento de saúde funcionar em território nacional, devendo preceder aos licenciamentos necessários ao exercício das atividades, bem como às renovações”.

Outras dicas para fazer uma gestão de clínica ou consultório eficiente

É claro que não basta saber o que é o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e aplicá-lo para ter uma clínica ou um consultório de sucesso. O dia a dia profissional também envolve gestão de recursos e pessoas, contato eficiente com os pacientes, controle financeiro e muito mais. 

As tarefas e as responsabilidades realmente são inúmeras. Apesar disso, você não precisa ter problemas. Com um software para gestão de clínica ou consultório, tudo fica mais fácil. 

A ferramenta oferece armazenamento na nuvem, agenda online para consultas e exames de pacientes, sistema para atendimento por telemedicina e muito mais. Ou seja, é um “braço direito” para a sua rotina de trabalho. 

Quem já utiliza esse recurso percebe a redução de 50% da falta de pacientes, economia de 40% do tempo das secretárias e aumento de 25% da receita por meio dos agendamentos online. Excelente, não é mesmo? 

Por isso, o Clínica nas Nuvens possui essa ferramenta para o seu negócio! Não custa pedir uma demonstração gratuita e ver de perto todo o potencial do software para clínicas. 

Você também pode gostar destes conteúdos:

Prontuário eletrônico
Compartilhe
Clínica nas Nuvens

Clínica nas Nuvens

Compartilhar Inscreva-se