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Saiba como adotar o atendimento preferencial na sua clínica

Saiba como adotar o atendimento preferencial na sua clínica

O atendimento preferencial é uma regra bastante difundida nos locais onde se presta atendimento ao público. Na clínica ou no consultório médico, isso não deve ser negligenciado. Trata-se, afinal, de um direito das pessoas beneficiadas pela prioridade, bem como de um dever de todo cidadão de respeitar as preferências.

Quer saber mais sobre o atendimento preferencial e sobre como ele deve ser organizado na clínica? Acompanhe este artigo e descubra mais informações sobre o tema!

O que é atendimento preferencial?

O atendimento preferencial é a prioridade dada a pessoas cuja condição implica maiores dificuldades para aguardar pelo atendimento. Quem conta com atendimento preferencial tem direito à redução no tempo de espera em relação às pessoas sem prioridade.

Na realidade da clínica médica, isso quer dizer que os atendimentos preferenciais “passam na frente” dos atendimentos sem prioridade. Para que isso funcione de maneira adequada, é importante treinar os funcionários e organizar o setor de atendimento para que as prioridades sejam respeitadas.

Quem tem direito ao atendimento preferencial?

Segundo a Lei nº 10.048/2000, as pessoas para as quais o atendimento preferencial é obrigatório são as seguintes:

  • gestantes e lactantes;
  • pessoas com 60 anos de idade ou mais;
  • pessoas com crianças de colo;
  • pessoas com deficiência;
  • obesos.

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Como implementar o atendimento preferencial na clínica?

Existem duas questões diferentes na organização do atendimento preferencial: o comparecimento de pacientes sem hora marcada, para pronto atendimento e os atendimentos com hora marcada. Para o pronto atendimento, a clínica deve criar duas filas de atendimento diferentes, fornecendo senhas distintas para os pacientes prioritários.

No caso da organização do atendimento preferencial com hora marcada, o controle é mais fácil. As consultas com horários muito próximos devem ser evitadas para facilitar o atendimento da recepção e reduzir atrasos.

Além disso, mesmo quem lida com pacientes de perfil predominantemente preferencial pode criar escalas de prioridade não previstas em lei. Para isso, o setor responsável por organizar a agenda pode fazer perguntas para aumentar a prioridade no atendimento.

É possível priorizar gestantes no final da gestação e lactantes em relação às gestantes em fase inicial. Também é possível priorizar os idosos com deficiência física ou dificuldades de locomoção em relação aos idosos em melhor condição física.

Por fim, cumpre lembrar que o tempo de espera no consultório interfere muito na satisfação dos pacientes. O atendimento da equipe médica pode ser maravilhoso, mas se a espera for grande demais, os pacientes procuram outro lugar para atendimento.

Por isso mesmo, ninguém deve esperar por muito tempo. Mesmo os pacientes que não tenham prioridade devem ser atendidos com rapidez, cabendo aos gestores da clínica a tarefa de equilibrar o sistema de atendimento para um baixo tempo de espera.

Observar as regras de atendimento preferencial é importante para que a clínica cumpra a lei, mas também para preservar os interesses dos pacientes para quem a espera é mais difícil. Um atendimento de qualidade leva em consideração as particularidades de cada pessoa atendida, visando a harmonizar os interesses de todos.

Agora que você sabe mais sobre o atendimento preferencial, aproveite para ficar sempre por perto! Siga-nos nas redes sociais. Temos páginas no Facebook, no Instagram e também no YouTube!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.