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5 dicas de como usar o Instagram como estratégia para clínicas

5 dicas de como usar o Instagram como estratégia para clínicas

Atualmente, mais que um aplicativo, o Instagram se tornou uma ferramenta de divulgação bastante eficiente. Afinal, além de apresentar usuários a negócios, ela permite a divulgação de informações simples, atraentes e que geram muito engajamento. Dessa forma, se você quer aumentar a visibilidade da sua clínica, é bom começar a investir nessa rede.

Entretanto, para que essa estratégia funcione adequadamente, é essencial aprender a trabalhar bem o conteúdo oferecido online. Por isso, neste post vamos dar 5 dicas de como usar o Instagram para clínicas. Leia mais e descubra!

1. Atualize-se constantemente

O Instagram precisa ser atualizado constantemente. Por ser uma rede social dinâmica e muito visual, você precisa investir em boas imagens, informações objetivas, diretas e sempre atuais.

O ideal é que você publique diariamente ou quase todos os dias. Não precisa ser nada muito elaborado: simplesmente mostre o dia a dia da clínica, os procedimentos realizados e as promoções vigentes. Isso já cria um bom movimento online. Cuide, no entanto, para que seu perfil seja acessível, claro e bem cuidado. Ele será a vitrine do seu trabalho!

2. Tenha um planejamento de postagens

Planejar o que você vai postar no Instagram da sua clínica evita que o perfil fique repetitivo ou oscile entre períodos de muita atividade e outros de pouco desempenho. Procure variar o conteúdo entre a rotina da clínica e informações sobre temas relevantes ao seu público, por exemplo.

No caso da área de estética, você pode gravar vídeos com informações sobre procedimentos e indicações, realizar a cobertura de eventos, congressos e muitas outras ações. O importante é que você mantenha a diversidade e a frequência das postagens.

3. Produza conteúdo relevante para os clientes

Para criar uma estratégia eficiente, é importante ter um objetivo em mente. Se o seu foco é aumentar o número de atendimentos ou ganhar autoridade no assunto, por exemplo, uma ótima dica é investir na produção de conteúdo que responda dúvidas frequentes dos seus seguidores.

Aposte na interação com eles por meio de ferramentas como as perguntas ou enquetes dos Stories, selecione temas e questões recorrentes e crie um conteúdo interessante para o feed com a resposta dessa dúvida. Isso vai gerar engajamento e aumentar sua autoridade no assunto!

4. Capriche nos Stories do seu Instagram para clínica

A ferramenta de postagem de Stories do seu Instagram permite que você crie vídeos curtos que duram 24 horas no seu perfil. Por isso, não há necessidade de fazer nada muito produzido. Ao contrário, o legal é exatamente ver a realidade do negócio, como se o seguidor estivesse participando do seu dia a dia.

Assim, pode ser interessante mostrar a rotina e os “bastidores” da clínica. Que tal deixar a conta cada dia com um profissional diferente? Assim, é possível que os seguidores conheçam vários serviços e se sintam mais familiarizados com toda a equipe.

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5. Preste atenção nas estratégias de SEO

O SEO (Seach Engine Optimization) é um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento da sua página nas ferramentas de busca. No Instagram, uma boa maneira de ganhar maior visibilidade é apostar nas hashtags. Escolha palavras relacionadas à sua publicação e capriche. Nesse caso, quanto mais hashtags adequadas, melhor — mas é recomendável não colocar mais de 30 por post.

Adicione ainda a localização, tanto nos Stories quanto nas publicações, ainda que você esteja almoçando em um restaurante ou participando de um evento fora da clínica. Isso ajuda as pessoas a encontrarem o seu negócio. Por fim, não se esqueça de marcar as pessoas e compartilhar os Stories dos seus pacientes. Isso gera maior visibilidade e atrai novos seguidores.

O Instagram para clínicas é uma excelente ferramenta para melhorar a sua visibilidade, garantir a autoridade no assunto e ainda ganhar novos clientes. Para tanto, capriche no conteúdo. Ele deve ser simples, visualmente bonito e de qualidade. Aposte nos recursos como enquetes, perguntas e localizadores. Use os Stories para mostrar o dia a dia da clínica e responder a dúvidas recorrentes. Assim, com o tempo o seu negócio ficará cada vez mais conhecido!

Como anda o movimento do seu Instagram? Aproveite que acabou de ver dicas sobre rede social e descubra 4 estratégias de marketing para clínicas médicas.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.