Compartilhar Inscreva-se

O que faz um gestor de saúde? Entenda aqui!

O que faz um gestor de saúde? Entenda aqui!

O grande diferencial de qualquer empreendimento é a boa gestão. Nos estabelecimentos de saúde isso pode ser altamente significativo. Não importa se estamos falando de clínicas e hospitais privados ou de entidades sem fins lucrativos que trabalham com recursos do SUS. Saber gerir adequadamente bens e pessoas é o que realmente mantém uma organização.

Primeiramente, para entender o que faz o gestor de saúde, é necessário saber que algumas características são fundamentais. Quer saber quais são? Basta continuar lendo este artigo para descobrir como aprimorar suas habilidades. Confira!

Entenda o que faz o gestor de saúde

Trata-se de um profissional que pode ser da área médica ou não, responsável por orientar pessoas e administrar bens e serviços de uma unidade hospitalar ou clínica. Ele atua com base nos princípios de organização e planejamento, a fim de controlar e dirigir a entidade com a máxima eficiência.

Isso inclui a administração financeira e a gestão de pessoas, ou seja, bens e serviços sempre na busca por otimizar processos e melhorar a logística do trabalho. Ainda, visa garantir uma prestação de serviços com qualidade e custo reduzido para a entidade.

Descubra como ser um bom gestor

Para ser um bom profissional da área é necessário mais do que apenas entender muito sobre administração. O gestor deve conhecer as peculiaridades do sistema de saúde, aprender a lidar com pessoas, entidades públicas e com os pontos fortes e fracos do seu estabelecimento.

Além disso, deve ser capaz de tomar decisões com celeridade, trabalhar as crises e solucionar problemas de maneira efetiva. Por isso, se você busca a excelência como gestor de saúde, confira alguns pontos que precisam, continuamente, ser aprimorados.

Guia completo: Entenda como transformar a sua clínica em franquia. E-book gratuito.

Perfil analítico

O profissional responsável por fazer a gestão de uma unidade de saúde precisa ser bastante analítico. Isso quer dizer que deve ter o hábito de implantar sistemas de coleta e processamento de dados e usar essas informações para fundamentar suas decisões.

De posse de relatórios detalhados e cuidadosamente analisados, ele será capaz de atuar de maneira assertiva e no tempo certo. Dessa forma, obterá sucesso nas suas ações e economizará recursos humanos e financeiros.

Flexibilidade

Um bom gestor entende que, quando o negócio envolve a prestação de serviços em saúde, saber lidar bem com as pessoas é algo primordial. Funcionários satisfeitos e bem alinhados com as diretrizes da empresa fornecem um atendimento melhor e mais humanizado aos pacientes.

Por isso, o gestor deve saber ouvir e tentar sempre conciliar as necessidades da entidade com seus colaboradores e pacientes. Desta forma, quando um problema vem à tona, ele pensa em todos os envolvidos antes de tomar uma decisão.

Liderança

O gestor é a referência que os funcionários têm dentro da instituição. Por isso, ele deve estar pronto para apontar a direção que pretende seguir e transmitir confiança aos colaboradores. Dessa forma, será capaz de atuar em conjunto com a equipe para solucionar conflitos e impasses dentro da unidade.

Ainda, ele precisa ter uma visão global do empreendimento, saber ouvir, avaliar as condições do mercado e a atuação do grupo. Assim, consegue criar um ambiente de trabalho seguro para que todos possam desenvolver seu potencial.

Usando características de liderança, proatividade, flexibilidade etc., ele consegue guiar o empreendimento por meio das oscilações do mercado, mudanças de governos e demais circunstâncias que possam causar turbulências e afetar o desenvolvimento do negócio.

Afinal, o que faz o gestor de saúde? Após a leitura, descobrimos que ele é o responsável por manter a unidade funcionando. Para tanto, ele deve coordenar o local e criar estratégias de atuação no mercado. Além disso, precisa fornecer subsídios e diretrizes para que a equipe possa realizar suas atividades.

Pronto para aprimorar suas habilidades? Continue navegando e aprenda a superar desafios para uma gestão de sucesso.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.