Problemas com gestão? Conheça ferramentas para manter a sua clínica saudável e lucrativa!

Baixar
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
jul 25
Saiba tudo sobre credenciamento médico a planos de saúde

Saiba tudo sobre credenciamento médico a planos de saúde

O credenciamento médico aos planos de saúde é uma espécie de cadastro autorizado na rede conveniada de uma operadora. Ao realizar a tarefa com sucesso, a clínica se torna um local que oferece atendimento pela empresa do plano, e isso é uma excelente alternativa para atrair mais pacientes.

O processo também é vantajoso porque aumenta a exposição dos serviços profissionais e pode elevar o faturamento. A desvantagem principal fica por conta do valor de repasse e pela demora em obter os ganhos. No entanto, uma boa estratégia permite contornar as dificuldades e equilibrar o atendimento.

Ao decidir realizar o credenciamento médico, é preciso seguir etapas específicas. Então, veja algumas dicas para ter sucesso na tarefa.

Avalie o seu público-alvo

O primeiro passo consiste em entender quais são as necessidades e características do seu público-alvo. Se o consultório fica próximo a uma empresa que oferece certo convênio, o melhor é se credenciar a ela para se tornar uma opção.

Descubra, ainda, qual é a preferência de quem já foi à clínica ou demonstrou interesse. Entenda que em vez de apenas recorrer às maiores operadoras, o credenciamento médico aos planos de saúde precisa fazer sentido para o seu público.

Pesquise bem as operadoras desejadas

Depois de ter alguns nomes em mente, é hora de pesquisar as características das operadoras. Veja, primeiramente, se há cobertura para a sua especialidade. Uma clínica odontológica ou uma oftalmológica, por exemplo, só deve se credenciar caso o convênio disponibilize essa possibilidade para os pacientes.

Ainda, confira qual é a área de cobertura. A clínica tem que estar dentro da região da rede conveniada ou o processo não será efetivo.

Além disso, pesquise quais são os valores repassados, o apoio aos profissionais e possíveis benefícios. Conhecer tudo isso antecipadamente ajuda a evitar problemas futuros e também é um jeito de não desperdiçar tempo.

Reúna e envie os documentos do credenciamento médico

Depois desses passos, é hora de fazer o cadastro. Cada empresa tem o próprio processo de credenciamento médico, o que exige documentação específica. No geral, entretanto, alguns elementos são comuns:

  • CNPJ ou CPF;
  • ISS e comprovante de pagamento;
  • CRM;
  • contrato social e ata de reunião, no caso de Pessoa Jurídica;
  • alvará da Vigilância Sanitária e de funcionamento, expedido pela Prefeitura;
  • currículos completos de todos os profissionais;
  • comprovante de conta bancária;
  • informações sobre o lugar e sobre o corpo clínico;
  • relação de todos os profissionais que atuam no local.

Antes de enviar, confira as exigências específicas de cada credenciamento. Saiba que nenhuma empresa pode negar seu cadastro por exigir exclusividade.

Depois de despachar a documentação, basta acompanhar o processo. Somente ocorrerá uma negativa diante da falta ou da inconsistência de informações.

Prepare-se para o atendimento

Embora o credenciamento médico seja importante, também é preciso pensar no que vem após a aprovação. Com as consultas e procedimentos acontecendo, será necessário enviar todos os dados por meio do TISS (Troca de Informação de Saúde Suplementar).

Além de reconhecer o protocolo, é importante ter ferramentas que ajudem. Um sistema completo de gestão, por exemplo, garante o envio padronizado e descomplicado.

Ainda, caso ocorra a alteração de qualquer informação previamente apresentada, não se esqueça de comunicar. Todos os dados precisam estar atualizados, sob pena de suspensão do cadastro.

O credenciamento médico aos planos de saúde é uma opção versátil e que permite aumentar o seu número de atendimentos. Ao seguir os passos, o cadastro será feito corretamente e a clínica poderá atuar como parte da rede conveniada.

Gostou do conteúdo? Não perca nenhuma novidade! Curta nossa página no Facebook e cuide da sua clínica da melhor maneira!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.