Problemas com gestão? Conheça ferramentas para manter a sua clínica saudável e lucrativa!

Baixar
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
jun 27
Quando terceirizar os serviços da clínica? Quais serviços escolher?

Quando terceirizar os serviços da clínica? Quais serviços escolher?

O sucesso de uma clínica está ligado às pessoas que nela atuam. Além de ter bons processos de gestão e equipamentos de qualidade, é fundamental contar com os colaboradores certos. Ao mesmo tempo, algumas contratações podem ser otimizadas ao terceirizar serviços.

Nessa modalidade, há atividades que são desempenhadas por profissionais capacitados, mas que não fazem parte do negócio. Ou seja, não são contratados pela clínica, mas atendem completamente às necessidades da empresa.

Você sabe quando ou por que apostar na terceirização? Veja como terceirizar serviços e quais escolher dentro da sua empresa.

Quais serviços podem ser terceirizados?

De acordo com a Lei da Terceirização, aprovada em 2017, qualquer empresa pode terceirizar qualquer atividade. Em uma clínica, entretanto, é preciso tomar cuidado com etapas como a recepção e o atendimento. Ter recepcionistas capacitados e profissionais qualificados nos consultórios permite criar uma equipe vencedora.

Então, o ideal é terceirizar serviços que não fazem parte da sua abordagem principal — ou core business. A seguir, veja quais são as possibilidades.

Limpeza

A atenção com a limpeza é essencial para a segurança e para o bom posicionamento da clínica. Com a terceirização, é possível ter acesso a profissionais capacitados e que têm os materiais e equipamentos necessários.

Isso gera uma limpeza dentro de níveis adequados ao ambiente, o que melhora a satisfação dos pacientes.

Manutenção de equipamento

O cuidado preventivo com os equipamentos garante que eles durem mais tempo. No entanto, não é tão interessante manter um time interno só para isso.

O ideal é contratar uma equipe de manutenção preventiva e corretiva. Assim, o processo é feito periodicamente, de acordo com as exigências.

Contabilidade

Cuidar da parte burocrática da clínica também é importante, mas alguém da área da saúde, normalmente, não tem os conhecimentos necessários. Contratar internamente, por outro lado, pode sair muito caro.

Terceirizar a contabilidade permite contratar uma equipe profissional e que dá todo o suporte exigido. Assim, é possível manter tudo em dia e regularizado.

Quando e como realizar o processo?

Para terceirizar serviços do jeito certo é preciso identificar o momento de agir. Diante do crescimento da clínica, por exemplo, a decisão permite atender às novas demandas. Também vale a pena quando há uma oferta interessante, quando a equipe interna não atinge os resultados especificados ou diante da dificuldade de contratar.

Para ter sucesso, é fundamental escolher uma empresa que cumpra suas obrigações. Solicite o comprovante de pagamento de todos os direitos, de modo a evitar uma corresponsabilização em ações trabalhistas.

Antes de assinar o contrato, negocie condições, como número de funcionários, horário de operação e tarefas que devem ser desempenhadas. Assim, você consegue manter o controle e ter as necessidades atendidas.

E-book - Ferramentas para gestão de clínicas, o guia completo.

Quais são as vantagens de terceirizar serviços?

Mas, afinal, por que vale a pena recorrer a essa alternativa? O primeiro ponto tem a ver com a economia. A contratação, como manda a lei, custa mais caro que a terceirização. Assim, é possível economizar com o que não é totalmente fundamental para a clínica e ter um nível maior de competitividade.

Também é um jeito de ter profissionais qualificados e já treinados. Não é preciso passar pelo período de adaptação e isso traz dinamismo e produtividade.

Além disso, a terceirização oferece flexibilidade e escalabilidade. Se alguém do time contratado faltar, a empresa se responsabiliza pela substituição. Se a clínica crescer e precisar de mais mão-de-obra, é só mudar o contrato de maneira fácil. Portanto, é uma escolha conveniente para tornar as atividades produtivas.

Terceirizar serviços da clínica é uma excelente possibilidade, desde que tudo seja selecionado de forma adequada. Ao saber quando, como e por que fazer, a sua gestão poderá aproveitar todos os benefícios desse tipo de contrato.

Quer ficar sempre por dentro das novidades para o seu estabelecimento? Assine a nossa newsletter e receba dicas em sua caixa de entrada.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.