Problemas com gestão? Conheça ferramentas para manter a sua clínica saudável e lucrativa!

Baixar
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
jun 10
Integração com WhatsApp: conheça a nova funcionalidade do Clínica nas Nuvens

Integração com WhatsApp: conheça a nova funcionalidade do Clínica nas Nuvens

Não seria novidade dizer que a tecnologia apresenta papel crucial em estreitar distâncias nos dias atuais. Por meio de seus diferentes recursos, a comunicação é beneficiada e facilitada, de forma prática e eficiente, inclusive na área da saúde.

A abrangência disso vai muito além de utilizar o telefone apenas para ligações, por exemplo. Pensando em clínicas, já é possível utilizar o WhatsApp associado ao software de gestão, com o intuito de levar uma série de benefícios no contato com os usuários.

Mas, afinal, como isso é feito? A comunicação deve se limitar apenas à confirmação de consultas? Neste artigo, vamos esclarecer dúvidas sobre este tema e apresentar a novidade do Clínicas nas Nuvens, que é uso do WhatsApp na troca de informações com seus pacientes. Confira!

A tecnologia e a possibilidade de comunicação

Tecnologia e comunicação são áreas que caminham juntas e é possível verificar essa aliança na assistência em saúde. De fato, têm crescido o uso de ferramentas para que o profissional se comunique diretamente com o paciente, a fim de monitorar condições e esclarecer dúvidas.

Porém, os benefícios vão além dessa finalidade. A equipe da clínica responsável pela comunicação com os pacientes tem a tecnologia como grande aliada nesse processo. O que antes era feito apenas via ligação telefônica, SMS e e-mail, o Clínica nas Nuvens viabilizou para que também pudesse ser feito por meio do WhatsApp!

O WhatsApp e o Clínica nas Nuvens

Utilizar o WhatsApp para se comunicar com os usuários representa uma inovação para a saúde. Diversos processos que antes eram manuais e exigiam tempo da equipe responsável, se tornaram automatizados e mais práticos por meio da novidade do Clínica nas Nuvens.

O primeiro deles é a confirmação de consultas e o envio de lembretes para os pacientes. É interessante ressaltar que essa nova integração permite o envio de um link que, ao ser acessado, possibilita ao usuário confirmar seu horário sem a necessidade de um colaborador mediando a ação.

Além de confirmar e enviar lembretes, a mensagem emitida pelo software pode também notificar sobre a mudança de horários ou do status da consulta.

Vale ressaltar que o envio de mensagens não está associado somente às consultas, visto que é possível, ainda, emitir felicitações em datas comemorativas, como no aniversário do paciente.

Por fim, é preciso deixar claro que o texto que compõe as mensagens é totalmente configurável, resgatando o nome do paciente, as particularidades da consulta e o nome da clínica. Assim, é possível tornar essa comunicação exclusiva e personalizada para cada usuário.

Vantagens e otimizações para a sua clínica

Agora, vamos conhecer algumas vantagens da funcionalidade do WhatsApp associado ao software Clínica nas Nuvens. Veja a seguir!

Maior número de pacientes comunicados

O número de pessoas com acesso ao SMS é maior que aquelas com acesso ao WhatsApp. Isso acontece porque o aplicativo requer um aparelho smartphone para funcionamento.

Porém, os dados retratam que 76% das pessoas com acesso ao WhatsApp visualizam a mensagem de fato, sendo que apenas 37% dos usuários lêem SMS. As estatísticas mostram, ainda, que a confirmação por meio do aplicativo diminuiu em 2x o número de faltas.

Maior uso de recursos e multimídias

Quando se trata de SMS voltados para o marketing, as mensagens são limitadas a 140 caracteres de texto. Por outro lado, ao ser utilizado o WhatsApp, é possível enviar links, vídeos e até mesmo áudios, enriquecendo o conteúdo das informações e sem limitação de caracteres.

Equipe responsável menos sobrecarregada

Analisando exclusivamente o funcionamento da clínica, a equipe responsável para confirmação das consultas fica menos sobrecarregada de tarefas com a automatização do processo. Isso deixa os colaboradores livres para resolução de problemas que necessitam, de fato, do raciocínio humano.

Implementar o WhatsApp no dia a dia da clínica é uma vantagem para a área. Seja para confirmação de consultas, seja para felicitações, o envio de mensagens assegura uma melhor experiência para o paciente e a consequente fidelização com o estabelecimento.

Faz parte da essência do Clínica nas Nuvens buscar e aprimorar recursos que otimizem e agreguem benefícios para o cotidiano de seus clientes. Aumentando cada vez mais a gama de processos e funções.

Quer saber mais como esse recurso funciona? Assista o vídeo:

Tem interesse em inovar a comunicação com seus pacientes?

Solicite uma demonstração

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.