Guia sobre como conquistar e fidelizar clientes na sua clínica

Baixar o e-book
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
mar 13
Veja 4 melhores práticas da gestão de contas a pagar de uma clínica!

Veja 4 melhores práticas da gestão de contas a pagar de uma clínica!

Um dos pilares para o sucesso de um empreendimento é o setor financeiro corresponder ou superar às expectativas da gestão. Contudo, para que isso seja possível, são necessários o planejamento e a elaboração de uma série de estratégias.

Essa premissa é válida para as clínicas de saúde, as quais devem se organizar para gerir os gastos internos e controlar a entrada de valores. Devemos considerar, ainda, que a formação médica não aborda questões administrativas, o que leva muitos profissionais a se tornarem empreendedores a partir da prática.

Pensando nisso, viemos facilitar essa missão! Neste artigo, abordamos algumas boas práticas destinadas a uma excelente gestão de contas a pagar. Quer saber qual a importância disso e seus resultados? Continue a leitura!

A importância da gestão de contas a pagar

Quando você participa da gestão de um estabelecimento, seu desejo é acompanhar e possibilitar o sucesso e crescimento do local. Atingir uma estabilidade financeira é fundamental para isso, o que pode ser possível por meio do gerenciamento eficiente de contas.

Antes de tudo, é preciso distinguir as contas pessoais e profissionais. Ao misturar os valores, o controle financeiro é prejudicado, visto que são diversos aspectos e partes envolvidas. Assim, o olhar fica direcionado para o que de fato é da clínica e o que é particular.

Embora seja uma tarefa desafiadora e laboriosa, é de suma importância saber os valores que entram e que saem da clínica. Muitos profissionais optam por terceirizar a gestão, mas estamos aqui para te dar dicas de como tornar o processo mais bem-sucedido.

O caminho para o sucesso na gestão financeira

Agora que você já sabe a importância de uma boa administração econômica, veja a seguir 4 medidas essenciais para permanecer longe da falência!

1. Invista em um software especializado

Já ouviu falar de software para gestão de clínicas? Saiba que esse recurso é indispensável para o dia a dia de uma clínica. Dentre as suas mais diversas funcionalidades, o âmbito financeiro é um dos mais beneficiados pela automação de funções operacionais.

Quando se utiliza um sistema, você pode se despedir das extensas e confusas planilhas. Além disso, pode dar adeus às metodologias arcaicas de controle, como anotações em papéis.

2. Registre as entradas e saídas

Como dito anteriormente, você pode abrir mão do uso de planilhas, porém, não pode deixar de registrar os valores que entram e saem do seu fundo financeiro. O próprio software armazena essas informações: ele identifica o gasto com produtos, fornecedores e salários, além de contabilizar o que é recebido pelos clientes e operadoras de saúde.

3. Reduza a inadimplência

Seguindo o raciocínio do que será recebido dos pacientes, é necessária muita atenção com a inadimplência. Para evitar esse tipo de situação, disponibilize diferentes formas de pagamentos e condições para tal. Uma vez com inadimplentes, elabore estratégias de cobrança eficientes para que não deixe de receber pelos serviços prestados.

4. Faça uma análise de resultados

Por fim, utilize o software para gerir relatórios de desempenho. Nesses documentos, é possível obter gráficos e tabelas que retratam a vida financeira da clínica. Mais importante que obter os resultados detalhados, é analisar os aspectos envolvidos em cada um.

Identificando os pontos de sucesso e de carência, é possível definir com maior assertividade como destinar os próximos investimentos. Além disso, trace metas e caminhos para suas conclusões, assegurando resultados positivos e uma gestão de qualidade.

Concluímos, portanto, que a gestão de contas a pagar exige a implementação de medidas, as quais proporcionam benefícios em diferentes setores da clínica, não apenas no financeiro. O sucesso do empreendimento depende de uma boa administração, vislumbrando um futuro de sucesso e trabalhando no presente para alcançá-lo

Achou essas dicas importantes? Compartilhe agora mesmo o post em suas redes e ajude a disseminar esses conhecimentos!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.