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fev 20
Quer saber como fazer um encaixe de consulta sem estresse?

Quer saber como fazer um encaixe de consulta sem estresse?

Muitas clínicas ainda usam sistemas ineficientes para montar a agenda médica. As informações descentralizadas e a falta de padronização tornam o encaixe de consulta bem difícil.

O problema é que é comum a necessidade de um atendimento com esse nível de urgência. Não ser capaz de fazer isso significa perder potenciais pacientes e afetar o desenvolvimento da clínica.

Na sequência, veja como realizar o encaixe de consulta da melhor forma e otimize o seu atendimento.

Defina prioridades e urgências

Quando existe a possibilidade de atrasar a agenda ou de elaborar modificações, é possível oferecer preferência em alguns casos. Os mais debilitados ou que fazem acompanhamentos específicos, por exemplo, podem ser incluídos imediatamente, por exemplo.

Além disso, é importante verificar se trata-se de uma emergência ou urgência. No primeiro caso, oriente o paciente a procurar um polo específico, como um pronto-socorro. Já nas urgências, dá para tentar encaixar a pessoa, de acordo com a intensidade dos sintomas ou das queixas.

No entanto, é importante saber dizer não. Definir prioridades também significa entender que existem casos em que a agenda está realmente lotada. Nesse caso, é preciso buscar alternativas em outros dias.

Monte uma agência flexível

Desde a primeira marcação, é interessante trabalhar a flexibilidade. Ao abrir espaço para possíveis “imprevistos”, é possível aumentar as chances de realizar um encaixe de consulta sem dificuldades.

Quando for agendar um paciente, busque deixá-lo para horários menos tumultuados, se possível. Em comparação, deixe relativamente livres os momentos que mais pedem mudanças, pois isso oferece flexibilidade.

Também vale incluir algum nível de atraso entre uma consulta e outra. Caso uma se estenda ou alguém demore um pouco a chegar, a programação do dia não é tão afetada.

Envie confirmações para os pacientes

Outro mecanismo que ajuda a fazer um encaixe de consulta eficiente é enviar a confirmação para quem já está agendado. Ao realizar ligações ou mandar mensagens, é possível diminuir o risco de faltas e buracos na agenda. Além disso, dá para ter visibilidade sobre quais já estão confirmadas.

Entre quem não der certeza ou não responder, é viável deixar o horário relativamente em aberto. Diante da necessidade de fazer um encaixe, é possível saber que esses períodos são os mais indicados.

Tenha a tecnologia como aliada

O ajuste para incluir pacientes que não estavam marcados é bem fino. É preciso ter estratégia e planejamento para acomodar essas mudanças na rotina, o que pode demandar muito tempo.

Para simplificar a etapa, o melhor é recorrer à tecnologia. Ao utilizar uma plataforma completa para clínicas, a maioria das atividades passa a ser automática. É possível, por exemplo, ter multiagendas e reunir as informações em um só lugar.

Também dá para enviar confirmação de consulta por SMS ou e-mail, bem como estimar o tempo de espera. Tudo isso agiliza processos, melhora o relacionamento com o paciente e fortalece o gerenciamento da agenda. Na hora de incluir uma nova pessoa, é fácil encontrar a vaga ideal.

Fazer o encaixe de consulta sem estresse é possível ao adotar a flexibilidade e a automação. Com o suporte da tecnologia, fica mais simples executar essas adaptações e garantir a satisfação de todo mundo.

Para ter todos os recursos necessários, entre em contato com o Clínica nas Nuvens e veja como podemos ajudar!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.