Saúde 4.0: qual o impacto da tecnologia na melhoria da saúde?

Baixar o e-book
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
fev 18
Conheça maneiras de otimizar a agenda do médico!

Conheça maneiras de otimizar a agenda do médico!

Os pacientes são a alma de um negócio médico, seja ele um consultório ou clínica. Dessa forma é imprescindível que eles estejam satisfeitos com todos os processos do atendimento, o que engloba a marcação de consulta, o tempo de espera e o contato com o especialista. Do contrário, pode não haver uma consulta de retorno.

É por esse motivo que cuidar da agenda do médico é tão importante. Uma boa organização evita que aconteçam erros na marcação das datas de consultas e tempos de espera muito longos, o que gera desconforto e insatisfação do paciente.

Neste post apresentaremos uma ótima maneira de otimizar a agenda do médico e evitar que problemas aconteçam, acarretando uma má reputação para o consultório ou clínica. Confira!

Como otimizar a agenda do médico?

A tecnologia é responsável pela mudança dos padrões nos mais variados empreendimentos. Na área médica isso não é diferente. Afinal, em uma clínica ou consultório existem vários processos que precisam ser administrados ao mesmo tempo, como o cadastro de pacientes, a marcação de consultas, a gestão de estoque, os recursos financeiros e o próprio atendimento — o que significa a confecção de prontuário.

A fim de tornar todas as ações simples e integradas foi criada uma tecnologia para clínicas: o software médico. O interessante é que todas essas funções estão presentes em um só lugar, o que facilita o trabalho de todos os funcionários.

Uma das vantagens dessa praticidade é a otimização da agenda médica. Mas afinal, por que a agenda em um software é mais eficiente?

Possibilidade de marcação online

Algumas agendas médicas virtuais possibilitam que o próprio paciente marque seu horário, no conforto de sua casa. Para ele há a vantagem de praticidade, visto que não é preciso ligar em horário comercial para agendar a consulta e ter que esperar no telefone enquanto a secretária olha quais estão disponíveis.

Para a secretária existe o benefício de ter menos uma função, o que permite que ela foque em outros pontos, como a recepção do paciente.

Lembrete de consultas

A falta de muitos pacientes pode criar um grande prejuízo para a clínica, não é mesmo? Uma das formas de reduzir esse quadro é enviar lembrete de consultas por SMS ou e-mail. Algumas agendas virtuais têm esse recurso e o enviam de forma automática, o que otimiza a agenda e o tempo do médico.

Assim, se o paciente não puder comparecer é possível colocar outra pessoa que está na lista de espera.

Visualização de várias agendas simultaneamente

Controlar a agenda de vários profissionais que trabalham em uma mesma clínica pode ser uma tarefa difícil, principalmente se elas forem físicas. Para facilitar esse processo existem agendas virtuais que permitem a visualização de várias agendas ao mesmo tempo, de forma centralizada.

Assim a equipe tem uma visão geral sobre quais horários estão disponíveis, quais foram desmarcados e também os pacientes que estão na lista de espera.

Integração com o sistema

A agenda do software está integrada com todo o sistema. Dessa forma há grande facilidade para puxar o cadastro de um paciente, seu prontuário eletrônico, os dados de pagamento e outras informações que são importantes em todos os processos do atendimento.

Essa dinâmica permite que o tempo de espera seja menor, otimizando a agenda do médico e ainda aumentando a satisfação do paciente com a clínica ou consultório.

E então, ficou interessado em experimentar essa tecnologia na sua clínica? Entre em contato e veja todas as outras vantagens que um software desse tipo oferece e que vão além de otimizar a agenda do médico!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.