Problemas com gestão? Conheça ferramentas para manter a sua clínica saudável e lucrativa!

Baixar
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
jan 28
Veja dicas de planejamento tributário para 2019!

Veja dicas de planejamento tributário para 2019!

Dirigir um empreendimento na área de saúde é um verdadeiro desafio, não é mesmo? É fundamental contar com conhecimentos em gestão e também sobre os trâmites financeiros. Afinal, um setor que preocupa os administradores de clínicas é o controle dos impostos. Para obter vantagens e pagar o que é necessário, é fundamental entender sobre planejamento tributário.

Preparamos este conteúdo especial para você compreender melhor esse conceito e facilitar os seus negócios. Ficou interessado? Confira o nosso post e entenda mais sobre o tema!

O que é o planejamento tributário e qual a sua importância?

O planejamento tributário é a gestão dos impostos a serem pagos pelo empreendimento e o estudo das finanças para obter redução legal da carga tributária que incide sobre a companhia. Ele envolve os processos necessários para cumprir as exigências da legislação e também uma parte estratégica, no sentido de planejar de forma a minimizar os impactos dos encargos no orçamento.

Em um país com alta carga fiscal como o nosso, o planejamento tributário é fundamental para manter a saúde financeira da empresa. Com estudos, análises e conhecimento sobre a lei, é possível obter condições mais vantajosas de pagamento das despesas, o que ajuda a manter mais dinheiro em caixa para as outras operações ou para armazenar na poupança da corporação.

Como fazer o planejamento tributário para o próximo ano?

Veja, a seguir, dicas valiosas de como fazer o planejamento tributário.

Tenha um contador de confiança

Por mais que você conheça sobre números e sobre a legislação, ter o apoio de um contador de confiança é fundamental para fazer um bom planejamento tributário. Esse profissional tem conhecimentos sólidos em economia, além da experiência na profissão. Assim, ele pode dar contribuições valiosas para o pagamento de impostos.

O contador vai ajudar na determinação de regime fiscal e no aproveitamento das facilidades e oportunidades que a lei oferece. Isso contribui para que você tenha melhores resultados, além de garantir que a corporação se mantenha regular perante as autoridades estatais.

Mantenha as informações do negócio bem organizadas

Manter as informações do negócio bem organizadas auxilia na realização de análises e a fazer o planejamento tributário. Com os dados reunidos de forma coerente, é muito mais fácil encontrar os números necessários para a efetivação de cálculos e previsões.

Uma prática importante de planejamento tributário é fazer simulações do cenário por meio de cálculos, mas, para isso, é preciso ter os indicadores, números e finanças muito claros.

Conheça os tributos fiscais

Há uma série de tributos fiscais distintos e é importante conhecê-los para realizar um bom planejamento tributário. Ao ter expertise no assunto, você tem mais facilidade nas reuniões com a equipe de finanças, com o contador e no desenvolvimento dos cálculos e planos para o dinheiro da empresa. Esse conhecimento também torna mais simples a elaboração de estratégias e o encontro de alternativas viáveis e que estejam dentro da lei.

Conte com o apoio da tecnologia

A tecnologia pode otimizar a realização dos cálculos, integrando as diferentes variáveis e trazendo soluções que agilizam e facilitam a realização do planejamento tributário. Os softwares de gestão para clínicas tornam a conexão de dados e o compartilhamento de informação mais ágeis e coerentes. Essas ferramentas fazem a conexão entre os procedimentos burocráticos da clínica com o financeiro, tornando a contabilidade mais prática e eficiente.

Quais são os benefícios do planejamento tributário?

O planejamento tributário ajuda a diminuir as despesas da corporação, o que possibilita estabelecer um preço mais competitivo para os produtos e serviços oferecidos. A prática também contribui para que a organização opere na legalidade e mantenha a saúde financeira a longo prazo. Esse escopo permite que o negócio tenha mais sustentabilidade e durabilidade.

O planejamento tributário é fundamental para as corporações. Na clínica, ele pode contribuir para a manutenção de um padrão de preços mais atrativo, o que é um diferencial para o estabelecimento. Com o apoio dos profissionais certos e contando com os conhecimentos e ferramentas adequados, é possível se planejar de maneira sólida e garantir mais estabilidade para o negócio.

E então? Gostou de aprender mais sobre o planejamento tributário? Assine a nossa newsletter e receba mais informações!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.