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jan 10
Conheça 4 lições de Inbound Marketing para clínicas médicas ou consultórios

Conheça 4 lições de Inbound Marketing para clínicas médicas ou consultórios

Algumas práticas de Inbound Marketing são fundamentais para que as clínicas médicas continuem atraindo e fidelizando clientes. O termo Inbound Marketing significa “marketing de atração”, e suas técnicas são muito eficazes porque visam atrair os clientes por meio de práticas relacionadas ao novo comportamento do consumidor.

Ao invés de interromper a atenção com algum tipo de anúncio sem aviso (o que, nos dias de hoje, é considerado um incômodo), o Inbound Marketing atrai a atenção do seu público por meio de conteúdos relevantes. Esses conteúdos podem até mesmo ajudá-lo a resolver um problema ou passar instruções úteis para a pessoa.

Quer saber mais? Conheça algumas lições de Inbound Marketing para clínicas médicas a partir da leitura deste post!

1. Defina os seus objetivos

O primeiro passo é a definição de objetivos. O que você pretende conquistar com o uso do Inbound Marketing? Aumentar o número de pacientes? Fidelizar os pacientes que já se relacionam com você? Aumentar a divulgação do seu local? Elevar os índices de satisfação dos clientes?

Todas essas ações exigem estratégias direcionadas e que podem ser bem diferentes. As ferramentas para realizá-las também podem ser muitas. Por isso, com os objetivos bem definidos, fica mais fácil acertar ao invés de “atirar para todos os lados”.

2. Determine também o seu “paciente ideal”

No marketing, chamamos esse “paciente ideal” de persona. É muito importante demarcar suas características para deixar claro com quem você pretende lidar. Essa definição é mais detalhada que o seu público-alvo. A persona tem medos, desejos e problemas específicos a serem solucionados.

O perfil é traçado com pontos que abordam o universo pessoal e profissional desse “paciente ideal”. Essa determinação ainda facilita as estratégias de comunicação que você deve usar para que o conteúdo atinja perfeitamente aqueles clientes em potencial.

3. Tenha uma boa estrutura no universo digital

O acesso à internet só aumenta com o passar dos anos. Por isso, esse deve ser um dos principais canais de informação de qualidade. É bastante comum fazer uma pesquisa na internet quando se pretende descobrir o que está sentindo, antes mesmo de buscar um profissional da saúde.

Com uma boa estrutura digital, essas informações chegam ao seu público. O mais importante é que os usuários deem preferência às publicações do seu site (ou blog), ao invés dos concorrentes. Isso pode ser alcançado fazendo um bom uso das técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) e de palavras-chave.

4. Acompanhe periodicamente os resultados

Para saber se a estratégias escolhidas estão surtindo efeito, ou seja, estão entregando os resultados de que sua clínica precisa, é fundamental mensurar os resultados. Isso pode ser feito com a ajuda de ações como a pesquisa de satisfação ou o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI).

Procure saber se os pacientes estão satisfeitos com o serviço prestados pela sua clínica (desde o atendimento até o pós-consulta) e verifique se os investimentos em marketing têm trazido de fato retorno financeiro. Caso o resultado não seja o esperado, é sinal de que você precisa fazer ajustes nas suas estratégias. Colocando essas lições de Inbound Marketing em prática, fica bem mais fácil alcançar sucesso para a sua clínica médica.

O que achou de saber algumas informações sobre o Inbound Marketing? Que tal saber agora como o marketing pode salvar a sua clínica em tempos difíceis?

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.