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jan 17
Como fazer um bom marketing digital para clínica de cirurgia plástica?

Como fazer um bom marketing digital para clínica de cirurgia plástica?

O marketing é uma forma de comunicação em que o propósito é mostrar o valor do produto ou serviço para o consumidor. Atualmente, para que a venda seja fechada, é imprescindível que a marca interaja com os consumidores. Isso deve ser feito de forma positiva e natural para que a empresa não seja desprezada no mercado.

Por esse motivo, o marketing na área de saúde merece uma atenção especial. Afinal, nesse caso não existem clientes, somente pacientes. Além de divulgar o trabalho do profissional de saúde, esse tipo de marketing visa estabelecer um contato com os antigos e futuros pacientes, assim como demonstrar o diferencial e o valor do trabalho do médico em questão. O mesmo é válido para a reputação de uma clínica.

Uma boa alternativa para alcançar esse objetivo é usar o marketing digital. Afinal, a internet é o meio de comunicação mais prevalente nos dias atuais. Neste post, abordamos as principais estratégias que podem ser usadas para realizar o marketing digital para clínica de cirurgia plástica.

Produza conteúdo relevante

Sem dúvidas, a maior fonte de pesquisa atualmente é a internet. Dessa forma, é natural que as pessoas procurem sobre suas dúvidas sobre cirurgia plástica online. Pensando nisso, uma boa estratégia para que a clínica fique em evidência é produzir conteúdo relevante e educativo.

O objetivo é atrair visitantes para o site ou blog. Assim, conquista-se novos possíveis pacientes e o médico ainda ajuda as pessoas a se informarem sobre o assunto. Outra vantagem dessa estratégia é gerar autoridade sobre o tema, o que mostra ao paciente que a clínica e, consequentemente, os cirurgiões plásticos que trabalham nela, são competentes e dominam a técnica.

As redes sociais

As redes sociais são outra forma interessante de conquistar pacientes. Através delas estreita-se a relação com o médico e ainda é possível divulgar o trabalho. No entanto, existem algumas restrições impostas pelo CRM para marketing médico. Postar fotos de pacientes, mesmo que com autorização, não é permitido, por exemplo.

Uma das estratégias é criar uma página no Facebook, rede social em que é possível postar artigos mais longos. Já o Instagram é uma ferramenta para vídeos e fotos com chamadas curtas, porém muito atrativas. Além disso, existem o Twitter e o Linkedin, que também podem ser incluídos na estratégia de redes sociais.

Tenha um site

Para que a estratégia digital seja bem-sucedida, é essencial criar um site. Ele é um espaço próprio e permite que as pessoas encontrem facilmente a clínica. Para tanto, é importante que ele tenha um layout adequado, seja fácil de navegar e carregue rapidamente. Não se esqueça de incluir dados como telefone, localização e outras formas de contato.

Nesse endereço, ainda é viável criar um blog. Essa subdivisão ajuda a esclarecer dúvidas das pessoas e a manter um relacionamento. Com o uso correto, é possível construir autoridade sobre o tema e atrair mais interessados.

Envie e-mail marketing

No marketing, os e-mails ainda têm um papel ativo. A partir do momento que o internauta se transforma em lead, ou seja, dá seu contato e permite que e-mails sejam enviados para ele, essa estratégia se torna uma das principais ferramentas para transformá-lo em paciente.

Para que a estratégia estabelecida de marketing digital funcione corretamente e de forma inteligente é preciso automatizar alguns processos. Através do programa RD Station, por exemplo, é possível enviar e-mails de forma automática por meio do agendamento de horário. Essa prática evita que o mesmo contato não receba um número exagerado de e-mails e, assim, desista da assinatura.

Use boas imagens

Por causa do grande apelo visual da especialidade, o marketing digital para clínica de cirurgia plástica também deve incluir imagens atraentes. Sempre opte por fotografias em ótima qualidade e que transmitam toda a harmonia que a clínica deseja passar.

Nas redes sociais, aposte em criar elementos compartilháveis e com uma linguagem adequada ao público. Se for mostrar os resultados de uma operação, por exemplo, cuide para que não seja apelativo. Com uma comunicação visual correta, o interesse das pessoas fica maior.

Invista em SEO

Tão importante quanto criar um bom conteúdo é fazer com que ele seja encontrado. Nas redes sociais, é possível impulsionar a publicação. No site, também dá para recorrer aos links patrocinados.

Mas se a intenção for atrair tráfego orgânico, as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) são ideais. Essa otimização para mecanismos de busca torna o conteúdo mais fácil de ser achado nas pesquisas dos usuários.

São mais de 200 fatores de impacto, mas entre os importantes, estão:

  • emprego de palavra-chave relevante e variações ao longo do artigo;
  • adoção de parágrafos curtos, com espaço e com listas;
  • uso de imagens otimizadas;
  • inclusão de links para páginas internas e externas.

Não se esqueça do Código de Ética

Todas essas ações são muito eficientes, mas elas não devem ferir o Manual de Publicidade Médica, instituído pela Resolução CFM nº 1.974/11. Ele proíbe o emprego de algumas expressões, como “o melhor” ou “resultado garantido”. A ideia é não enganar ou induzir o possível paciente ao erro.

Também não é permitido explorar o uso de imagens “antes e depois” de um jeito abusivo ou sedutor. Deve ter, no máximo, um caráter informativo para demonstrar a assistência. Os tratamentos e indicações só podem ser dados após a consulta e todas as informações devem ter validade científica.

Em relação às obrigações, é preciso apresentar a identificação médica (como o registro no CRM) em todas as peças divulgadas. Conhecer essas e outras regras é fundamental para evitar falhas.

Como falado, é preciso que o marketing médico seja tratado com muita atenção e sensibilidade, visto que existem restrições do CRM. Sendo assim, não deixe de se informar sobre quais práticas são permitidas. No entanto, existem diversas maneiras de alcançar os pacientes e atraí-los com o marketing digital. Basta saber usá-lo com ética, responsabilidade e criatividade.

Realizar o marketing digital para clínica de cirurgia plástica é fundamental para a boa saúde do negócio. Além disso, existem outras estratégias que podem ser usadas fora do mundo online. Continue com a gente e saiba como o marketing pode reerguer a sua clínica ou consultório!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.