Saúde 4.0: qual o impacto da tecnologia na melhoria da saúde?

Baixar o e-book
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
dez 21
Vale a pena investir em um software na nuvem para a clínica?

Vale a pena investir em um software na nuvem para a clínica?

Atualmente, já é possível acessar softwares por meio da computação em nuvem. Isso significa que não é preciso instalar o sistema em uma máquina local nem se preocupar com antivírus e backups, pois esses serviços são prestados pelo fornecedor do produto.

Muitos ainda ficam em dúvida sobre a real funcionalidade e segurança das ferramentas hospedadas na nuvem. Eles consideram que, pelo fato de serem executados diretamente na web, eles não são suficientemente seguros e os dados da empresa podem ficar vulneráveis a ataques.

Neste post, mostramos se vale a pena investir em um software para clínica na nuvem, bem como as opções disponíveis. Leia e aprenda mais sobre o tema!

Os tipos de serviço da computação em nuvem

A computação em nuvem oferece diferentes opções de serviço: infraestrutura como serviço (Infrastructure as a Service – IaaS), plataforma como serviço (Platform as a Service – PaaS) e software como serviço (Software as a Service – SaaS).

A IaaS funciona como uma infraestrutura de computação instantânea, que recebe provisão e gerenciamento pela internet. Ela envolve a construção do banco de dados (data center), os servidores e o armazenamento, bem como a segurança de rede.

Já a PaaS é um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem. Além dos elementos da IaaS, ela tem sistemas operacionais e algumas ferramentas de desenvolvimento, gestão de banco de dados e análise de negócios.

O mais completo é o SaaS, que inclui tanto a IaaS como a PaaS. Com ele, o usuário pode, pela internet, utilizar aplicativos em nuvem. Assim, além dos elementos que compõem a IaaS e a PaaS, o SaaS tem aplicativos hospedados.

Os benefícios de usar um software na nuvem

Mobilidade e flexibilidade

Uma das vantagens mais relevantes é o fato de todos os profissionais poderem acessar os dados do paciente e outras informações de qualquer local e a qualquer horário. Para isso, basta ter um dispositivo com acesso à internet.

Essa mobilidade é muito útil para a gestão do negócio: o gestor não fica limitado à clínica. Os dados em tempo real também permitem que ele acompanhe os processos com mais eficiência e possa intervir no momento exato em que for necessária uma tomada de decisão.

A mobilidade traz consigo a flexibilidade. Afinal, permite que determinadas atividades e consultas sejam efetivadas até em outros horários, fora da clínica.

Segurança

Outro benefício é a segurança oferecida pela nuvem: seus servidores de recuperação garantem que cada informação inserida no sistema seja recuperável, mesmo que tenha sido excluída. Assim, tanto os dados da clínica quanto os dos pacientes ficam bem armazenados, sob proteção constante contra perdas e invasões.

Economia

Essa solução é bastante econômica. A clínica paga apenas pelos serviços que usar: ou seja, não precisa comprar licenças de uso nem investir em equipamentos físicos para hospedar as aplicações.

Integração e escalabilidade

É possível integrar o software na nuvem e outras soluções que já existam na clínica. Isso significa que ele não interfere nos processos que já são executados conforme determinados padrões. A solução na nuvem é plenamente escalável. À medida que a clínica necessite de outros serviços, pode contratá-los.

O software na nuvem é um investimento que vale a pena para qualquer clínica. É só lembrar que ele envolve menos custos, mais mobilidade, além de rapidez e aumento na produtividade.

Gostaria de conhecer um produto desse tipo? Entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos ajudá-lo nessa trajetória.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.