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dez 10
6 melhores práticas para uma boa gestão de fornecedores

6 melhores práticas para uma boa gestão de fornecedores

A otimização da gestão de fornecedores é uma meta bastante importante. Essa postura garante aspectos fundamentais do negócio, como a negociação de prazos de pagamentos, a possibilidade de rediscutir preços e outras pequenas ações que, em conjunto, podem reduzir os custos da empresa.

Você sabe quais são as principais práticas para garantir uma boa gestão de fornecedores? Então, fique atento aos tópicos abordados neste post. Boa leitura!

1. Conheça bem os fornecedores

A primeira dica é conhecer os fornecedores a fundo. Avalie não só a reputação deles, mas também o tempo que têm mercado, o histórico dos serviços e outros fatores. E lembre-se de que a comparação entre as opções disponíveis deve ser criteriosa.

Com mais segurança e confiança nos fornecedores, a qualidade dos serviços oferecidos pelo estabelecimento pode ser aprimorada. É preciso que o parceiro tenha comprometimento e sintonia com seu negócio, a fim de evitar atrasos e prejuízos.

2. Negocie preços, prazos e formas de pagamento

Toda negociação deve buscar um equilíbrio para os envolvidos. Isso porque a redução de preço pode ser muito vantajosa para você, mas não para o fornecedor. O equilíbrio transforma a relação em uma verdadeira parceria, que pode ser promissora no futuro.

Para que essa etapa seja bem-sucedida, a empresa deve conhecer bem suas próprias demandas, bem como é essencial que ouça as necessidades do fornecedor. Assim, é possível chegar aos melhores preços e às condições de pagamento mais vantajosas.

3. Teste processos e produtos

Os processos devem estar alinhados às atividades. Por isso, é importante testá-los. O acordo deve ser fechado com fornecedores que atendam às necessidades do cliente. Caso isso não aconteça, e o ritmo dos processos seja diferente, é interessante interromper as parcerias e procurar outras.

Outro aspecto importante a ser considerado é a proximidade dos fornecedores. Prefira os que estejam mais próximos e que, preferencialmente, tenham uma unidade ou um representante localizado perto da clínica, por exemplo.

4. Avalie a logística do fornecedor

Os processos logísticos do fornecedor podem não ser ideais para o cumprimento das demandas. É importante saber um pouco sobre o funcionamento de aspectos como o armazenamento, a distribuição, o transporte e outros fatores ligados à logística e à movimentação dos produtos.

Esse conhecimento garante melhor organização dos estoques e correto planejamento de compras. A avaliação e a comunicação constantes evitam imprevistos e circunstâncias em que haja escassez ou excesso de itens.

5. Mantenha um registro de cotações

As cotações são essenciais para todo tipo de empreendimento e não devem ser consideradas uma medida banal dentro da clínica. O descarte de dados sem os devidos registros pode trazer erros e perda de informações importantes.

Quando você tem o registro das cotações dos fornecedores, tem mais chances de obter melhores oportunidades de negociações. Dessa forma, preços e prazos se tornam mais interessantes e em acordo com suas preferências.

6. Adote uma estratégia de compliance

Compliance é o conjunto de estratégias adotadas para o cumprimento de regras (normas legais e regulamentares). O termo vem da expressão “estar em conformidade com”, ou seja, obedecer ao que é imposto. Tanto seus funcionários quanto seus fornecedores devem ter conhecimento dessa estratégia.

Ao adotar essas medidas como boas práticas para a gestão de fornecedores da sua clínica, seus negócios serão otimizados. Como isso, vai ficar mais fácil usufruir das vantagens trazidas por elas.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.