Jornada do paciente: tudo o que você precisa saber para atrair e fidelizar clientes.

Baixar o e-book
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
nov 23
Planejamento de compras de clínica médica: confira 4 melhores práticas

Planejamento de compras de clínica médica: confira 4 melhores práticas

Um dos segredos para garantir um excelente atendimento na clínica é contar com todos os elementos necessários. Se faltam materiais descartáveis bem no meio de uma consulta, por exemplo, a avaliação do profissional sai prejudicada. Ao mesmo tempo, é fundamental equilibrar custos e não exagerar. Portanto, o planejamento de compras é essencial.

Esse processo consiste em definir o que deve ser adquirido e quando tem que ser feito. Desse jeito fica mais fácil garantir um bom nível de abastecimento sem comprometer as finanças ou a qualidade de atuação.

Continue a leitura deste artigo, descubra como elaborar um excelente planejamento de compras para clínicas e tire as suas dúvidas sobre o assunto.

1. Realize uma boa gestão de estoque

Em primeiro lugar, é indispensável fazer um acompanhamento dos elementos disponíveis, de quais têm sido usados e de quais estão prestes a acabar. Para tanto, o ideal é elaborar um bom gerenciamento de estoque.

Com frequência diária ou semanal, faça um levantamento de inventário para saber quais são os itens disponíveis. Faça uma comparação com a previsão de uso, como ao considerar a agenda para os próximos dias. Assim, fica mais simples definir o que e quando comprar.

2. Padronize os cadastros

O planejamento de compras será facilitado se a gestão puder contar com dados padronizados. Isso ajuda na conferência e evita informações duplicadas ou que não apontam a real situação.

Nesse sentido, é muito importante ter uma estrutura de dados. Faça com que todos os documentos e materiais tenham os mesmos nomes, de modo a garantir uma avaliação completa. Na hora de inserir as patologias e os procedimentos, também é importante que a nomenclatura seja padronizada.

Esse cuidado possibilita ter a certeza de que algo está em falta ou de que ainda não é hora de adquirir. Como resultado, a tomada de decisão da gestão e a satisfação do paciente são favorecidas.

3. Evite aquisições de emergência

O planejamento de compras deve ser feito com antecipação e com previsões com grande eficiência. Do contrário, ele perde a capacidade de ser um plano robusto e que facilita a previsibilidade sobre o uso de recursos.

Para obter os melhores efeitos, portanto, o ideal é evitar as aquisições de emergência. Muitas vezes os pedidos desse tipo abrem mão de critérios como preço e até qualidade. Além de tudo, compras fora do planejado atrapalham o plano inicial.

O melhor jeito de evitar essas ocorrências é fazer um acompanhamento frequente dos itens disponíveis. Se houver a possibilidade de mais elementos serem necessários, a aquisição deve ser concluída de modo antecipado.

4. Conte com um bom fornecedor

Esse planejamento também depende da disponibilidade de poder fazer as compras. Se a clínica não pode contar com certo produto ou marca para o mês seguinte, fica difícil prever pedidos e custos.

O melhor caminho é dispor de um bom fornecedor — ou um conjunto deles, desde que sejam qualificados. Faça uma análise da disponibilidade de elementos, bem como do cumprimento de prazos, dos valores e da qualidade da oferta. Assim, é melhor concentrar os pedidos em empresas que são confiáveis — pois isso diminui o risco de imprevistos e amplia a disponibilidade de elementos.

Cuidar do planejamento de compras é essencial para o bom funcionamento da clínica. Ao seguir essas dicas, é possível garantir que os profissionais tenham à sua disposição tudo o que é necessário para realizar um excelente atendimento.

Já que essa é apenas uma das várias missões de uma boa gestão, assine a nossa newsletter e fique por dentro do assunto para agregar valor à sua clínica!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *