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7 sinais de que a sua clínica precisa de um treinamento de equipe

7 sinais de que a sua clínica precisa de um treinamento de equipe

Para conquistar a excelência no atendimento e no desempenho dos serviços oferecidos pela sua clínica, nada melhor do que investir no treinamento de equipe. Essa disposição pode gerar mais reconhecimento pela atividade desempenhada e satisfação para quem busca o seu estabelecimento.

Quer saber quais são os sinais de que a sua clínica precisa de treinamento de equipe? Vale a pena ver os indícios que seguem neste post. Caso você os identifique na sua clínica, pode haver tempo o suficiente para fazer mudanças e conquistar melhores resultados. Acompanhe!

1. Observe se os funcionários estão desmotivados

Problemas com falta de motivação influenciam diretamente na qualidade de todo o trabalho desenvolvido pela equipe. Isso complica pontos cruciais, como a comunicação e a atenção adequada às tarefas.

É missão do líder identificar se existe esse tipo de dificuldade para, então, aumentar a autoestima dos colaboradores, engajando-os positivamente com a empresa e oferecendo melhores benefícios.

2. Perceba se existe falta de integração e colaboração entre a equipe

A falta de integração também pode ser um grande problema. Trabalhar em equipe é um desafio para muita gente, e é essencial que exista boa colaboração entre os funcionários, de modo que suas competências e tarefas sejam exercidas com qualidade.

Os conflitos, internos ou externos, podem surgir a qualquer momento. No entanto, eles não podem comprometer o apropriado funcionamento da clínica. Um treinamento de equipe pode funcionar como a solução para lidar com esse tipo de problema.

3. Verifique a falta de produtividade

Os relatórios de performance podem ajudar nessa etapa, acompanhando o desempenho dos funcionários e identificando as fragilidades que podem estar comprometendo a produtividade. A performance geral pode ser melhorada por meio de um treinamento de reciclagem, por exemplo.

4. Atente-se para o aumento de reclamações dos clientes

As reclamações dos clientes são verdadeiros termômetros para medir os serviços, o atendimento e os demais pontos que sustentam uma clínica. O treinamento de equipe fornece informações aos colaboradores, a fim de provocar uma mudança positiva na sua postura profissional e na execução das tarefas.

Identificar que ações não estão funcionando bem é muito importante para contornar as reclamações dos clientes e melhorar a imagem da clínica.

5. Observe se existem muitos descumprimentos de prazos e aumento no número de erros

Quando os prazos sofrem constantes descumprimentos e o número de erros aumenta, é sinal de que há algum problema com os seus colaboradores. É essencial prestar atenção a esses pontos e fornecer um treinamento para a equipe, com o objetivo de relembrar os processos ou como uma forma de reciclar a aprendizagem. Os resultados serão muito positivos.

6. Entenda que a chegada de novos funcionários requer treinamento de equipe

Quando novos funcionários chegam à sua empresa, eles precisam receber um treinamento para se harmonizar à cultura e aos processos do negócio. É claro que a experiência trará boas noções a partir da prática, mas para que os dias e as semanas não sejam tão travados e os resultados saiam prejudicados, é fundamental investir em um bom treinamento de equipe.

Vale a pena envolver os funcionários mais antigos, que podem precisar se adaptar às possíveis novas formas de trabalho — seja pelas atualizações tecnológicas de momento, seja para lidar melhor com os novatos. Assim, todos estarão bem alinhados.

7. Compreenda as mudanças da tecnologia e as alterações nos processos da empresa

Diante da nossa vivência com as constantes mudanças e inovações da era digital, uma clínica precisa se reciclar para acompanhar o ritmo frenético da tecnologia. Isso pode resultar em uma mudança na cultura da corporação e também nos processos tecnológicos e internos da empresa.

Todas essas mudanças requerem um treinamento de equipe. Afinal, somente com esse tipo de orientação os colaboradores e gestores poderão usufruir dos benefícios na sua forma mais eficaz.

Algum desses sinais está acontecendo na sua clínica? Se a resposta foi “sim”, então é hora de resolver a questão para que todos os colaboradores estejam bem treinados e alinhados com a proposta de negócio, gerando lucro e sucesso para a clínica.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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