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set 11
Os principais erros no atendimento em clínicas e consultórios

Os principais erros no atendimento em clínicas e consultórios

Todo profissional deseja oferecer o melhor serviço possível aos seus clientes, no entanto, nem sempre esse desejo corresponde à realidade. Há erros comuns no atendimento em clínicas e consultórios que podem ser evitados.

Muitos deles se dão devido a uma má gestão, a qual acaba prejudicando o andamento da clínica e afetando direta ou indiretamente o atendimento prestado aos pacientes.

Diante desse problema, criamos um pequeno guia apontando os principais erros do atendimento em clínicas e consultórios a fim de auxiliar profissionais de saúde que gerenciam espaços.

Problemas com atendimento telefônico

O atendimento telefônico insatisfatório é um problema de diferentes setores do mercado, não só em serviços privados de saúde.

A sobrecarga de profissionais da recepção com outras funções pode influenciar diretamente na sua capacidade de atender pacientes pelo telefone. É preciso então organizar essa função a fim de evitar que a linha fique ocupada tempo demais, que ninguém atenda ou que o próprio atendimento em si seja realizado em meio a um caos.

É preciso criar um padrão de atendimento contendo:

  • informações objetivas;
  • cordialidade;
  • rapidez.

Agenda desorganizada

Outro ponto crucial para um bom atendimento em clínicas e consultórios é a capacidade de organização da agenda dos profissionais. Aqui, é uma falta grave agendar horários que o(a) médico(a) já tenha compromisso, bem como desmarcar consultas importantes devido a erros na marcação.

Para resolver, toda clínica que deseja oferecer o melhor deve adotar o agendamento médico online, no qual fica visível para todos os horários vagos e ocupados.

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Longa espera de pacientes

Um problema ligado à desorganização da agenda é o tempo de espera longo de pacientes na recepção. A partir de 20 minutos já podemos considerar um período bastante prejudicial para o cliente e a reputação do local.

Dificuldade de comunicação

Pacientes precisam ter mais de um meio de comunicação com a clínica, visto que muitas vezes há problemas graves de saúde envolvidos com seus quadros clínicos, assim como uso de medicamentos.

Dos comunicados mais simples aos mais urgentes, a comunicação é uma grande aliada do ótimo atendimento. Hoje, bons consultórios usam o WhatsApp Business para fazer contato com pacientes, bem como redes sociais e site institucional.

Perda de informações de pacientes

Se tem uma falha que pega super mal e ainda atrapalha a rotina da clínica e pacientes, sem dúvida, essa falha é a perda de exames, documentos e informações.

Para não enfrentar esse tipo de problema, além de priorizar a organização, é preciso automatizar e buscar ao máximo o auxílio da tecnologia. Um sistema em nuvem, por exemplo, é a grande aliada desse objetivo.

Além de cada um desses problemas de gestão, há ainda um que afeta a relação médico-paciente. Esse problema é a falta de humanização na abordagem ao paciente.

Tomando todas essas medidas e garantindo um atendimento humanizado, seu consultório ou clínica vai oferecer um ótimo atendimento.

Navegue em nosso blog para encontrar outras soluções para os problemas de atendimento na sua clínica!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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