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Como melhorar o atendimento ao paciente em clínicas e consultórios

Como melhorar o atendimento ao paciente em clínicas e consultórios

Se há uma coisa que nenhuma gestão de clínicas pode deixar piorar, podemos dizer com toda certeza que é o atendimento ao paciente.

Não importa o quanto um profissional seja reconhecido, o atendimento ao paciente em clínicas e consultórios deve seguir um padrão de qualidade satisfatório. Porém, acontece que muitas vezes, problemas de diferentes naturezas influenciam nesse quesito, deixando a relação com pacientes a desejar.

Podem ser problemas financeiros, administrativos, pessoais ou qualquer outro fator que tenha relação com o estabelecimento. Por isso, criamos este material para destacar maneiras de melhorar o atendimento ao paciente, direta e indiretamente.

Seja na base dos problemas, seja em soluções imediatas, há sempre um jeito de melhorar. Veja como nos tópicos seguintes!

Vá direto ao ponto

Onde é a porta de entrada de pacientes para a sua clínica? A recepção! Então comece por lá. Assim, antes de tomar qualquer decisão para o seu consultório, saiba das pessoas que trabalham na recepção.

Ninguém melhor que esses profissionais para sinalizar os problemas e mudanças necessárias para superá-los. Mantenha uma ótima comunicação com recepcionistas, invista em treinamentos e ferramentas eficazes para que possam prestar um atendimento de qualidade.

Muitas vezes, a ausência de um sistema de atendimento é o que atrapalha o andamento da clínica.

Traga novidades na infraestrutura

A estrutura oferecida ao paciente é um dos critérios utilizados para a escolha de um profissional de saúde em meio a outras opções. Conforto, limpeza e uma boa decoração são importantes para atrair clientes e fidelizá-los.

Mudar a cor do ambiente, trocar as cadeiras e os móveis, tudo isso é sinal de que você se importa com o bem-estar do paciente.

Além disso, é importante nos dias de hoje que o seu local de atendimento passe uma imagem mais moderna, com equipamentos de ponta.

Use as pesquisas de satisfação para melhorar o atendimento ao paciente

Não é preciso muito para saber a opinião dos seus pacientes, basta oferecer um canal de comunicação anônimo e direto, sem que lhes tome muito tempo.

O consultório pode usar um pequeno questionário que pode ser preenchido no mesmo dia ou enviado por e-mail ou SMS. Além disso, pode utilizar uma escala de nota para avaliar diferentes aspectos do atendimento.

Por exemplo:

  • De 0 a 10, que nota você dá para o atendimento na recepção?
  • De 0 a 10, que nota você dá para o atendimento do profissional de saúde?
  • De 0 a 10, quais as chances de você recomendar a clínica para um amigo?

A partir dessas simples perguntas você já consegue compreender se o seu paciente está satisfeito ou não com o atendimento prestado.

Para melhorar o atendimento ao paciente, é preciso enxergar o consultório como um todo, cada um dos processos e etapas de interação entre profissionais e clientes.

Quer mais dicas para saber sobre a satisfação dos pacientes? Leia o post que preparamos sobre como aumentar a satisfação dos pacientes!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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