Guia sobre como conquistar e fidelizar clientes na sua clínica

Baixar o e-book
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
jul 12
10 dicas para uma carreira médica de sucesso

10 dicas para uma carreira médica de sucesso

Nem só de estudo se faz uma carreira médica de sucesso. Manter-se estudando faz parte sim de ser médico, porém, existem outros fatores decisivos para se manter bem-sucedido na profissão.

Aqui neste post trouxemos onze dicas especiais para profissionais da medicina que querem atingir o sucesso e mantê-lo por um longo tempo em suas carreiras.

Vale lembrar que a profissão por si já é bastante promissora, mas o que faz um profissional da área se destacar além do esperado está relacionado ao esforço de cada um em relação ao seu objetivo, assim como postura ética e valores humanos.

Veja a seguir cada uma das 10 dicas que coletamos em nossa pesquisa!

1. Aproveite o período da residência

A residência é um período de extrema importância para a carreira de Medicina. Logo, é necessário valorizar essa fase e ter paciência para adquirir toda uma bagagem que será levada adiante durante toda a carreira.

2. Tenha uma boa comunicação com seus pacientes

A linguagem de um profissional da Medicina é diferente em cada contexto que ele estiver. Em um ambiente acadêmico, ela será mais rebuscada. No hospital, com a equipe da recepção, simples e objetiva. Com profissionais da mesma área, pode e deve se utilizar uma linguagem técnica.

E, logicamente, com os pacientes, ela terá que ser o mais clara possível. A comunicação é uma das principais ferramentas do médico e pode ser decisiva para o sucesso de tratamentos.

3. Invista em atualizações

Como se sabe, atualizar-se é uma tarefa constante de quem é da área médica. Portanto, parte do dinheiro e do tempo do profissional deve sempre ser investido em atualizações, cursos, congressos, livros, etc.

4. Desfrute de uma vida pessoal equilibrada

A vida pessoal equilibrada é essencial para dar conta de longas horas de trabalho. Além disso, para ter atenção plena no trabalho e evitar erros que possam custar a integridade de alguém e da própria carreira, é preciso estar também saudável.

5. Tenha uma rotina organizada

Nos dias de hoje, atrasos constantes não são mais sinônimo de “agenda lotada”, mas de desrespeito e falta de organização. Portanto, é essencial ter uma rotina organizada e cumprir os horários para se ter uma carreira de sucesso que dure bastante tempo.

6. Adquira outros tipos de conhecimento

É muito comum que profissionais que precisam estar sempre atentos à literatura de sua área não tenham tempo para se dedicar a outros tipos de conhecimento.

Porém, quanto mais bagagem intelectual, cultural e social um profissional tiver, principalmente aquele que lida com pessoas, melhor ele se torna.

7. Conserve um olhar integral sobre o paciente

É comum que ao longo do tempo profissionais da área de Saúde perderem um pouco da sua sensibilidade em relação ao sofrimento de pacientes. Até porque a frequência com a qual lidam com essa situação impossibilita um envolvimento maior com cada caso.

No entanto, é importante conservar uma postura respeitosa em relação ao sofrimento físico ou psíquico que um enfermo passa. Primeiro, porque ser médico está muito além de medicar. Segundo, porque a empatia facilita essa interação e, até mesmo, potencializa a melhora de quadros e da relação médico-paciente.

8. Mantenha bom relacionamento com a equipe de trabalho

Além de serem pessoas com as quais se convive bastante tempo, a equipe de trabalho traz um enriquecimento à profissão que não se aprende em nenhum livro.

Normalmente, se tem profissionais de diferentes áreas, as famosas equipes multidisciplinares, o que é um aspecto positivo tanto do ponto de vista do conhecimento partilhado quanto do olhar de quem precisa dos cuidados, no caso, o paciente.

9. Conheça mais sobre gestão de clínicas e consultórios

Médicos quase sempre acabam abrindo consultórios ou gerenciando clínicas. Por isso, conhecer sobre a gestão desses estabelecimentos é de extrema relevância para a sua atuação.

10. Invista em tecnologia para focar nos pacientes

Desde a marcação da agenda até a maneira pela qual você acessa os dados de seus pacientes, todas as etapas de atendimento podem ser beneficiadas por novos recursos e ferramentas tecnológicas.

Estar em dia com a tecnologia não é só prezar pela eficiência, mas transmitir uma imagem mais moderna para o paciente, o qual observa atentamente o seu modo de trabalhar e o seu conhecimento.

Com softwares que desempenham a maior parte das tarefas da rotina do consultório, o atendimento ao paciente ganha muito mais qualidade e se torna um diferencial para construir uma carreira médica de sucesso.

Conheça o nosso site e veja como a tecnologia pode transformar o trabalho em clínicas e consultórios para melhor!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.