Guia sobre como conquistar e fidelizar clientes na sua clínica

Baixar o e-book
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
maio 17
Saiba como lidar com inadimplência no consultório médico

Saiba como lidar com inadimplência no consultório médico

Um dos problemas mais complexos de lidar quando se tem um negócio é a inadimplência. Nesse caso, a inadimplência no consultório médico.

Como se trata de um serviço de saúde, em que as pessoas muitas vezes se encontram em situações delicadas, alguns profissionais têm dificuldade de resolver a parte financeira do consultório, principalmente a cobrança dos inadimplentes.

Além disso, não faz parte da formação tradicional de médicos assuntos relacionados à administração de um consultório. Com isso, somente a necessidade é que torna importante aprender como lidar com esse aspecto que é essencial para a prática clínica.

Diante disso, preparamos um material com dicas que te ajudam a lidar com a inadimplência no consultório médico, trazendo alternativas para prevenir e corrigir esse problema.

Registre todos as informações dos pacientes em um mesmo local

A primeira medida que o profissional precisa ter para controlar a inadimplência no consultório é a mais importante de todas: manter um cadastro de cada paciente.

Quando se tem tudo registrado, é possível entrar em contato com a pessoa sem perder tempo. Para isso funcionar, é preciso ter esse hábito internalizado nas práticas diárias, sempre atualizando cada consulta e seus devidos pagamentos.

Lembre-se de ter também dados referentes ao contato atualizados.

Automatize o controle dos pagamentos

Manter a organização quando todos os processos são manuais é muito difícil, principalmente quando o número de paciente é razoável.

E nos dias de hoje não há mais motivos para resistir às tecnologias. Além de acessíveis, são facilmente encontradas nos mais variados formatos.

No caso de um software de gestão, o profissional tem a vantagem de ter não só o controle do pagamento, mas de todos os dados referentes ao paciente em um só lugar. Além disso, muitas dessas plataformas têm esquemas de controle e sinalizam quando há alguma inadimplência.

Dessa forma. é possível ter uma visão geral, mostrando os pacientes que possuem as dificuldade de pagar em dia. Assim, é possível buscar entender o porquê desses atrasos e propor alternativas para evitá-los.

Invista em uma excelente comunicação com o seu público

Explore todos os seus canais de contato com o cliente (e-mail, redes sociais, WhatsApp Business…) e não deixe para se comunicar com ele apenas quando estiver devendo alguma consulta.

Quanto mais próximo estiver de seu público, mais fácil será resolver esse problema.

Mas lembre-se de que essa comunicação deve ser de uma forma profissional, sempre mostrando a importância de manter o rigor no pagamento para o funcionamento do consultório.

A inadimplência no consultório médico precisa ser resolvida antes que comece a interferir no funcionamento do local.

Portanto, em vez de aguardar casos isolados acontecerem e resolver cada um de uma forma, crie um sistema de processos para isso e dentro dele busque alternativas ao seu alcance. O grande segredo para uma gestão eficiente é estar preparado para esse tipo de “imprevisto” que faz parte das relações comerciais e precisam ser solucionados antes que se tornem crônicos.

Quer saber o que mais influencia na relação entre médicos e pacientes? Leia o conteúdo que preparamos sobre os critérios que o público tem na hora de escolher o seu médico!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.