Jornada do paciente: tudo o que você precisa saber para atrair e fidelizar clientes.

Baixar o e-book
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
mar 09
04 livros para melhorar a gestão do seu consultório

04 livros para melhorar a gestão do seu consultório

Para melhorar a gestão de consultórios, é preciso buscar informações relevantes. Conhecendo técnicas e ferramentas eficazes fica bem mais fácil gerenciar o seu negócio de maneira satisfatória.

Além de conhecimento prático do dia a dia, um gestor precisa de uma boa base teórica para se apoiar. Esse aparato é o que vai dar segurança para suas decisões, as quais muitas vezes são um pouco mais complexas do que se está acostumado.

Diante disso, a leitura de materiais e livros de qualidade é indispensável para gerenciar clínicas e consultórios sem perder o foco na prestação de um serviço de excelência.

Separamos aqui 4 livros que prometem melhorar a gestão do seu consultório. Dos clássicos aos mais recentes, saiba quais são!

1. Emotional Intelligence (1995) | David Goleman

Antes de tudo, para gerenciar qualquer tipo de negócio, é preciso ter inteligência emocional. Dentre as características que fazem parte desse aspecto, podemos destacar a persistência, o autocontrole e a motivação.

Neste livro, Goleman mostra que a falta desse atributo pode atrapalhar carreiras promissoras e, até mesmo, destruí-las. Porém, a obra mostra através de ideias persuasivas que é possível desenvolver a inteligência emocional por meio de treinamento comportamental.

Vale lembrar que o objetivo por trás de consultórios e clínicas é de levar bem-estar e saúde para os pacientes. Dessa forma, seus gestores e gestoras precisam se perguntar se estão preparados emocionalmente para transmitir esses valores em sua gestão.

2. Gestão de Clínicas Médicas ou Consultórios | Antônio Ribeiro

Com uma visão mais específica para o contexto médico e clínico, esse livro pode se tornar um grande aliado em todos os momentos.

Com textos, estudos de caso, gráficos, tabelas e até passo a passo, o autor aborda os principais assuntos envolvidos com a rotina de clínicas e consultórios. Alguns desses assuntos são:

 

3. Gerenciando o Lado Humano da Empresa (1960) | Douglas Mc Gregor

Um dos principais desafios em negócios é gerenciar pessoas de forma eficiente sem negligenciar o aspecto humano.

O clássico de Douglas Mc Gregor, um dos principais teóricos da Administração, prova que o aspecto humano no trabalho é o principal fator envolvido no sucesso.

Esse olhar vai de encontro com muitas das visões clássicas de gestão de pessoas que encontra no capital humano um problema a ser resolvido em vez de um potencial a ser explorado.

4. Perspectivas da Relação Médico Paciente | Cyro Martins

Cyro Martins, um conceituado psicanalista, aborda nesse livro sobre diferentes concepções filosóficas e humanísticas da relação estabelecida no atendimento ao paciente.

Indicado para profissionais de saúde como um todo, o autor apresenta técnicas modernas de abordagem ao paciente em diferentes situações, das mais simples às mais conflituosas.  

Com essas leituras, o olhar para o seu consultório não será mais o mesmo, o que vai ajudar a desmistificar muitos dos desafios encontrados e, dessa forma, melhorar a gestão constantemente.

Muitas vezes, o que falta para um gestor é a leitura certa para esclarecer questões intrínsecas da prática clínica.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *