Jornada do paciente: tudo o que você precisa saber para atrair e fidelizar clientes.

Baixar o e-book
Sistema online completo
para clínicas e consultórios
mar 15
04 dicas para modernizar um consultório médico

04 dicas para modernizar um consultório médico

Em uma era digital, em que dispositivos modernos fazem parte do dia a dia das pessoas, o perfil de clientes mudou. Com isso, negócios de todas as áreas precisam se adaptar a esses novos comportamentos e exigências, incluindo os consultórios médicos.

Modernizar um consultório médico se tornou uma necessidade de mercado, visto que há uma concorrência cada vez mais preparada nesse segmento.

Portanto, separamos 4 dicas para quem quer abrir as portas para o futuro e obter consideráveis vantagens competitivas.

1. Repense a experiência do paciente no seu consultório

Pode parecer óbvio falar que o paciente deve estar em primeiro lugar, mas nem sempre eles se sentem o foco principal de negócios. E como eles medem isso? Bom, pela sua experiência no local e com os profissionais.

O conceito de experiência do cliente é uma tendência atual e que vem moldando todas as estratégias de negócios em diferentes setores.

Repensar a experiência dos pacientes no seu consultório requer se colocar no lugar deles e escutar suas demandas para oferecer de fato bem-estar, conforto e satisfação. Essa prática traz uma consciência antes de cada ação para melhorar o consultório. Basta se perguntar como ela vai impactar a vida do paciente ou, melhor ainda, perguntá-lo.

Essa preocupação vai desde a decoração da sala de espera até a marcação de consultas, avisos, remarcações, a qualidade do atendimento em si, controle de dados dos pacientes, dentre outros cuidados que geram valor para a rotina do consultório.

2. Ofereça um atendimento de excelência

Embora o termo remete a ideias futuristas, modernizar não é só fazer uma decoração clean e substituir a interação humana por tecnologias e ferramentas. Uma questão presente na sociedade moderna é a busca por serviços personalizados, que prestem um atendimento humano e eficiente.

Modernizar é desburocratizar esses ambientes e utilizar os avanços para diminuir barreiras entre pacientes e profissionais. Nesse aspecto, a tecnologia tem um papel importante, pois otimiza o tempo e traz mais qualidade ao trabalho.

Vale ressaltar que profissionais que trabalhem motivados, com ferramentas que funcionem realmente, tendem a prestar um atendimento melhor, com empatia e atenção, elementos tão necessários nesse tipo de ambiente.

3. Garanta a presença do consultório na internet

Além de criar um canal de comunicação onde as pessoas mais estão presentes no seu dia a dia, fazer site, blog com conteúdos atualizados e fanpages em redes sociais ajuda a demonstrar a autoridade da clínica e suas capacitações na área em que atua.

Essas ferramentas têm um alto poder de engajamento e se tornam uma espécie de vitrine virtual para os profissionais de saúde que precisam promover seu trabalho, mas que possuem limitações éticas nas formas de divulgar serviços e abordar clientes.

Dicas sobre saúde, novidades da clínica, lembretes para manter os exames de rotina em dia, divulgação de programas de prevenção, dentre outros assuntos que fazem parte da área, são alguns exemplos de conteúdos que devem ser produzidos nesses canais.

4. Modernize processos investindo em um software médico

Todas essas questões acima são essenciais para que a interação do paciente com o consultório seja satisfatória.

Porém, não podemos esquecer que o que mais prejudica a imagem de qualquer negócio é uma gestão ineficiente, a qual muitas vezes se materializa em erros, falhas, atrasos e desorganização.

Por isso, adotar um software médico é a solução para profissionais que desejam de verdade prestar um serviço de alto nível sem se preocupar com pequenos e grandes processos que fazem parte da rotina.

Sem dúvida, modernizar um consultório sem um software médico é uma missão incompleta, pois é justamente ele que vai viabilizar a organização e o tempo necessários para todas as outras ações acontecerem conforme o planejado.

Além de integrar todos os processos, ele simplifica tarefas diárias e gera dados importantes para um aperfeiçoamento constante.

Facilite a gestão do seu consultório com o Clínica nas Nuvens

Um software online com todos os recursos que você precisa para aumentar seus resultados: do prontuário eletrônico à administração financeira completa. Agende uma demonstração!

Obrigado por seu interesse!
Em breve nossa equipe entrará em contato.
Por favor, preencha todos os campos.
Agendar demonstração
Agendar demonstração

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *